segunda-feira, 31 de março de 2014

...a GATA que veio do espaço...


Vocês são, certamente, demasiado jovens para conhecer – e muito menos recordar! – um filme da Walt Disney chamado "O GATO QUE VEIO DO ESPAÇO" (no original, “The cat from outter space”, de 1978). 

[Um Objecto Voador Não Identificado (aka, OVNI) aterra de emergência na Terra e é levado sob custódia pelo governo dos Estados Unidos. O ocupante do 'disco voador' é um alienígena felino chamado Zunar -J- 5/9 dórico -4- 7, ou Jake. Ele usa um colar especial e é capaz de comunicar com os humanos, e precisa de ajuda para escapar das autoridades e conseguir reparar a sua nave e, assim, poder voltar para sua casa. Mas...] Adiante!

Vocês são, certamente, demasiado jovens, mas... tcharam!!!... eu sou a GATA que veio do espaço!!!

Apenas assim se explica – e se justifica!!! – que eu sinta que não seja deste (maldito) mundo...

sexta-feira, 28 de março de 2014

“Cá vou eu no meu Trabi / De bar em bar a aviar / Sempre a abrir a noite toda / Sempre a rock & rollar”

Hoje tenho uma reunião com o meu ilustre advogado. Hoje sonhei com o Adolfo Luxúria Canibal.

Uma vénia para o meu sub(in)consciente!!!

Nota de Rodapata: o Adolfo Luxúria Canibal é advogado, mas não é o meu advogado, nem o meu advogado é, minimamente, parecido com o Adolfo Luxúria Canibal.

quinta-feira, 27 de março de 2014

O desapoio ao cliente - PT/MEO (adenda)

E a saga continua... 

Na ausência de resposta ao pedido de cancelamento, e como contactei a Linha de Desapoio ao Cliente demasiadas vezes para o meu gosto, na segunda-feira decidi ir a uma loja MEO e tentar obter informações. 

O que aconteceu é digno de um sketch de stand-up comedy! 

Então o pedido, enviado por carta em 24/2, tinha sido recepcionado em 26/2, e em 5/3 o serviço tinha sido desligado e em 7/3 eu tinha sido contactada e informada. ALTO E PÁRA TUDO!!! Eu tinha sido contactada e informada??? "O quê? Quem? Quando? Onde? Como?" [apenas faltou "por quê?" e seria o 'lead' jornalístico!] 

A simpática funcionária virou o monitor do computador e mostrou a informação no sistema... Se eu não tivesse visto [com os meus olhos míopes que o forno crematório há-de incinerar!], eu não acreditava! Obviamente eu fiz imediatamente uma reclamação. 

E... umas horas depois eu sou, efectivamente, contactada e informada! 

Para começar, a funcionária era [all together now:] antipática! Bem, confirmou a recepção do pedido de cancelamento do serviço, em 26/2, e informou que o mesmo era efectuado até 15 dias depois da data da recepção do pedido de cancelamento, portanto o cliente pagaria ainda 15 dias de serviço desde a data da recepção do pedido até à data do cancelamento do serviço! Atenção: em algum dos 321 contactos com a (maldita) Linha de Desapoio ao Cliente nenhum - nenhum! - funcionário se dignou e me informou sobre tal facto! 

Para terminar, quando perguntei então porque é que não tinha recebido a confirmação do cancelamento do serviço por escrito, a antipática funcionária respondeu que a mesma tinha sido enviada em 6/3 (?!) Eu informei que, a 24/3, ainda não tinha recebido nada. Ela grunhiu: "Então reclame com os CTT!" Errr... DESCULPE??? 1-2-3, diga outra vez!!! Et prontus... Obviamente eu fiz imediatamente (mais) uma reclamação!!! 

Ontem, milagrosamente, recebi a confirmação do cancelamento do serviço por escrito e, curiosamente, não é a segunda via - que eu exigi! - mas o original (?!) Mas... se a carta foi mesmo enviada em 6/3 e eu somente recebi em 26/3, então os CTT demoraram 20 dias numa simples entrega em Portugal Continental...

ZEINAL BAVA - tal qual ANTÓNIO MEXIA - então você é bom em quê MESMO??? É que a administrar a PT/MEO não acho que seja…!!! 

quarta-feira, 26 de março de 2014

Live without prejudice *

* trocadilho com o nome do album "Listen without prejudice" (1990) do George Michae

A propósito de um post do Homem Sem Blogue...

Há uns tempos, numa conversa informal num evento (pseudo) formal, e a propósito da minha vivência em Madrid, uma criatura perguntou em que zona vivi e eu respondi que uma das zonas em que vivi foi em Chueca, que – para quem não sabe – é o bairro gay de Madrid. 

A criatura fez uma piada sobre o facto, o que eu achei de mau tom, mas eu limitei-me a olhar (com o 33, o fatal!) e a dizer que “não era contagioso”. Posteriormente ignorei e depois a eliminei a criatura da minha lista de contactos. A criatura ainda tentou, tentou, e tentou… mas eu tenho mau-feitio! 

As pessoas não são o local em que vivem ou o carro que conduzem, não são as roupas que vestem ou as festas que frequentam. Os meus pais ensinaram-me a respeitar tudo e todos, pelo que tenho amigos pobres (do bairro da lata) e amigos ricos (do condomínio fechado), amigos de várias raças e religiões. E não gosto de pessoas preconceituosas! 

Eu sou o que sou, com defeitos (muitooos!) e virtudes (algumas...), quem não tentar ver 'más allá' do exterior, nunca conhecerá o interior - porque eu não quero, porque eu não deixo!

E porque, cada vez mais, eu tenho menos paciência para as pessoas e para a sociedade. E citando o João de Melo... "o meu mundo não é deste reino"!

terça-feira, 25 de março de 2014

Sobre a EDP e o seu mau funcionamento interno - Versão 2014

No ano anterior eu fiz um post sobre o atrasooo da EDP no envio da declaração para o funcionário poder fazer a declaração anual de rendimentos... [aqui e aqui

No ano actual eu faço um post sobre o atrasooo da EDP no envio da declaração para o funcionário poder fazer a declaração anual de rendimentos... mas com uma variante! 

Na passada segunda-feira (17 de Março), Progenitora recebeu a declaração da entidade patronal! Uma vez mais, com data de Janeiro, mas... adiante! [a culpa é dos CTT! cof! cof! cof!]

Progenitora faz a declaração de rendimentos por via electrónica mas [há sempre um!] se fizesse por via tradicional (=papel!) e tivesse feito na passada semana… tinha feito MERDA!!! 

Porquê??? Porque ontem – uma semana depois – Progenitora recebeu uma declaração que A-NU-LA a declaração anterior, porque a declaração anterior estava E-RRA-DA!!!

Eu recordo que o Presidente do Conselho de Administração da EDP é um tal de ANTÓNIO MEXIA, quem em tempos afirmou que merecia ganhar bem porque era bom no que fazia… 

Eu sou gata, logo sou curiosa… Então, ANTÓNIO MEXIA, você é bom em quê MESMO??? É que a administrar a EDP não acho que seja…!!!

segunda-feira, 24 de março de 2014

ADOLFO SUÁREZ: 1932/2014


ADOLFO SUÁREZ, o primeiro presidente do governo democrático espanhol, depois da ditadura, faleceu ontem, com 81 anos, numa clínica madrilena, na consequência da doença de Alzheimer.

Mariano Rajoy, actual presidente do governo espanhol, declarou que ele foi "o homem que tornou possível a democracia em Espanha e abriu as portas da Europa". ADOLFO SUÁREZ vinha do anterior regime (pertenceu ao secretariado-geral do Partido Nacionalista do General Francisco Franco) mas sabia que tinha que avançar e, sobretudo, conhecia a estrutura que queria desmontar.

Em 1976, com 'apenas' 43 anos [na época, foi considerado um político muito jovem e pouco experiente] foi a pessoa escolhida pelo Rei Juan Carlos para o período de transição. Em 1977, venceu as primeiras eleições livres realizadas em Espanha.

Em 29 Janeiro de 1981, depois de cinco intensos anos de governação, ADOLFO SUÁREZ apresentou a sua demissão ao Rei; mas em 23 de Fevereiro, data escolhida para a sucessão, deu-se uma tentativa de golpe de estado, quando o tenente-coronel Antonio Tejero entrou nas 'Cortes'. Com gritos e tiros, ordenou "¡al suelo!", mas ADOLFO SUÁREZ, juntamente com o seu vice-presidente e o secretário-geral do Partido Comunista, o icónico Santiago Carrillo, ignorou a ordem.

Entretanto foi deputado e presidente do CDS, mas em 1991 demitiu-se da presidência do partido que fundara e afastou definitivamente da vida política e dedicou-se à advocacia e à família. Em 2001, a sua esposa faleceu vítima de cancro da mama; em 2003, também a sua filha mais velha faleceu vítima de cancro da mama; em 2005, o filho, Adolfo Suárez Illana, anunciou publicamente que o pai padecia da doença de Alzheimer - "el presidente que no recuerda que lo fue".

Nota de Rodapata: eu, felina ibérica, cresci com a figura de ADOLFO SUÁREZ mas, apenas anos depois, percebi a importância do seu papel na história contemporânea de Espanha.

sexta-feira, 21 de março de 2014

...


"All along it was a fever
A cold sweat hot-headed believer
I threw my hands in the air, said show me something
She said, if you dare come a little closer

Round and around and around and around we go
Ohh now tell me now tell me now tell me now you know

Not really sure how to feel about it
Something in the way you move
Makes me feel like I can't live without you
It takes me all the way
I want you to stay

It's not much of a life you're living
It's not just something you take, it's given
Round and around and around and around we go
Ohh now tell me now tell me now tell me now you know

Not really sure how to feel about it
Something in the way you move
Makes me feel like I can't live without you
It takes me all the way
I want you to stay

Ohh the reason I hold on
Ohh 'cause I need this hole gone
Funny you're the broken one
But I'm the only one who needed saving
'Cause when you never see the light
It's hard to know which one of us is caving

Not really sure how to feel about it
Something in the way you move
Makes me feel like I can't live without you
It takes me all the way
I want you to stay, stay
I want you to stay, stay
I want you to stay"

(30 SECONDS TO MARS - "stay")

quarta-feira, 19 de março de 2014

...

segunda-feira, 17 de março de 2014

...

...diz-que-diz que, na vida, quando se fecha uma porta, se abre uma janela; no entanto, na minha vida, quando se fecha uma porta, não se abre uma janela... (...e eu sinto-me demasiado cansada e sufocada...)

sexta-feira, 14 de março de 2014

...


"I've been out on that open road
You can be my full time daddy
White and gold
Singing blues has been getting old
You can be my full time baby
Hot or cold

Don't break me down
I've been travelin' too long
I've been trying too hard
With one pretty song

I hear the birds on the summer breeze
I drive fast, I am alone in the night
Been tryin' hard not to get into trouble
But I, I've got a war in my mind
So, I just ride, just ride
I just ride, just ride

Dying young and I'm playing hard
That's the way my father made his life an art
Drink all day and we talk 'til dark
That's the way the road dogs do it – ride 'til dark

Don't leave me now
Don't say good bye
Don't turn around
Leave me high and dry

I hear the birds on the summer breeze
I drive fast, I am alone in the night
Been tryin' hard not to get into trouble
But I, I've got a war in my mind
I just ride, just ride
I just ride, just ride

I'm tired of feeling like I'm fucking crazy
I'm tired of driving 'til I see stars in my eyes
It's all I've got to keep myself sane, baby
So I just ride, I just ride

I hear the birds on the summer breeze,
I drive fast, I am alone in the night
Been tryin' hard not to get into trouble
But I, I've got a war in my mind
I just ride, just ride
I just ride, I just ride"

(LANA DEL REY - "ride")

quinta-feira, 13 de março de 2014

JOSÉ DA CRUZ POLICARPO: 1936/2014


Eu nasci e cresci numa família católica da parte materna e agnóstica da parte paterna. Eu fui baptizada e frequentei a catequese mas rapidamente percebi (a única situação em que fui precoce…) que não era uma pessoa religiosa e muito menos uma pessoa de fé. No entanto, eu gosto de igrejas e de arte sacra (eu sou uma criatura cheia de contradições, mas faz parte do charme!). E, sobretudo, respeito - mesmo quando não aceito - a religião.

Ora, não sendo conhecedora do percurso pessoal e profissional de JOSÉ DA CRUZ POLICARPO, eu era admiradora da sua personalidade – citando o Presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, Soares Loja, “ele era um homem corajoso, que não pedia licença para dizer o que pensava”.

E recordarei sempre um episódio engraçado que retrata o homem e não o padre: em Abril de 2005, no Conclave que elegeu Bento XVI como Papa, JOSÉ DA CRUZ POLICARPO, foi caricaturado pela imprensa internacional envolto numa nuvem de fumo, por causa dos cerca de três maços de cigarros que fumava por dia!

quarta-feira, 12 de março de 2014

London: then and now

Convent Garden
Quuen Victoria Street (Blackfriars Station)
Oxford Street
Piccadilly Circus
Byward Steet (Tower Hill)
Tower Bridge
Palace Theatre

No início do mês de Março, o Museu de Londres [Museum of London] lançou a aplicação Streetmuseum 2.0 para iPhone, e revelou algumas foto-montagens de ruas / zonas da capital britânica entre o passado e o presente.

['roubado' à VESPINHA]

terça-feira, 11 de março de 2014

SCORPIONS no Meo Arena

Ontem, por volta das 15 horas, estava eu imersa (e quase submersa) em papéis, quando recebi uma mensagem de um amigo: "GATA, tenho convites para os SCORPIONS, 'bora?" 

Primeiro disse "'bora!". Depois disse "mas antes tenho que ir a casa tirar as lentes e mudar de roupa!" Eu estava de saia e sabrinas… e para um concerto de rock’n’roll nada como calças de ganga, 'biker boots' e blusão de cabedal! [oh yeah!] 

Eu não sou fã dos SCORPIONS, ouço as canções MAS não compro os discos nem vou aos concertos. No entanto, não recuso um concerto! [bem... excepto se eu não puder ou se o artista for muitooo mauuu!]  

GATA e amigo chegaram ao Pavilhão Atlântico, perdão, ao Meo Arena, às 21:00 e as 21:15 a banda de Hannover entrou em palco e encontrou uma plateia cheia (esgotada). Com uma carreira de quase meio século (!!!), os SCORPIONS não brincam em serviço: ecrãs, luzes, som - forte! (ainda que a acústica do espaço seja sempre fraca!), e como diz o José Miguel Rodrigues da BLITZ: "um setlist [setlist? a-li-nha-men-to!] irrepreensível e uma máquina incrivelmente oleada!"

Uma vez mais, e citando a Kylie Minogue no dueto "Kids" com o Robbie Williams, "I like drummers, baby" – adorei a performance do baterista James Kottak [americano!, e que foi casado com a irmã mais nova do Tommy Lee, baterista dos Mötley Crüe, e ela própria baterista!] 

Eu não sou fã dos SCORPIONS, mas foi um bom concerto: cantei, não pulei (porque estou com uma 'p**a' crise nos tendões dos pés), e diverti-me muitooo!!!

…diz-que-diz que foi o último concerto dos SCORPIONS e que a banda irá retirar-se – o vocalista Klaus Mein e o guitarrista Rudolf Schenker, ambos com 65 anos, irão 'reformar-se' – mas eu fico sempre com a pata atrás… afinal já assisti a ‘últimos’ concertos (p.e., PIXES) e passados uns anos reúnem-se e ressuscitam!

segunda-feira, 10 de março de 2014

...


"Some hustle for respect. 
Some hustle for love. 
Others hustle for truth. 
But we all hustle to survive."
in "American Hustle"

quinta-feira, 6 de março de 2014

Pós OSCARS 2014


[all photos: © A.M.P.A.S.]

quarta-feira, 5 de março de 2014

"I want candy!"

"I know a guy who's tough but sweet 
He's so fine, he can't be beat 
He's got everything that I desire 
Sets the summer sun on fire"
(BOW WOW WOW - "I want candy")


JARED LETO
por Terry Richardson
para Candy Magazine

[produção para promoção do filme "Dallas Buyers Club"]

terça-feira, 4 de março de 2014

Pré OSCARS 2014


[all photos: © Terry Richardson]

segunda-feira, 3 de março de 2014

OSCARS 2014 (adenda)

Jared Leto, mãe Constance e irmão Shanon
Matthew McConaughey & Camila Alves
Christian Bale & Sibi Blazic 
Brad Pitt & Angelina Jolie
Chris Hemsworth & Elsa Pataki
John Legend & Chrissy Teigen
Pharrell Williams & Helen Lasichanh
Bradley Cooper
Jared Leto

OSCARS 2014

Melhor Filme: "12 Anos Escravo" 
Melhor Realizador: ALFONSO CUARÓN
("Gravidade")
Melhor Actor Principal: MATTHEW MCCONAUGHEY
("O Clube de Dallas")

Melhor Actriz Principal: CATE BLANCHETT

("Blue Jasmine") 
Melhor Actor Secundário: JARED LETO
("O Clube de Dallas")
Melhor Actriz Secundária: LUPITA NYONG'O
("12 Anos Escravo") 


E ainda... Melhor Filme Estrangeiro: "A Grande Beleza" (Itália) de Paolo Sorrentino e
Melhor Canção: "Let It Go" do filme "Frozen" pela voz da actriz Idina Menzel.

Ainda que em categorias 'secundárias', o grande vencedor foi "Gravity" e o grande derrotado (nem um prémiozito!) foi "Golpada Americana".

A lista completa no site oficial dos OSCAR.

...GATA com apenas 2 horas de sono, no entanto "happy" (salvé Pharrell Williams!), mas menos mal que amanhã é Carnaval...

domingo, 2 de março de 2014

...

JARED LETO 
por Kurt Iswarienko
para Variety Magazine 

"He said, «You better pray to Jesus» 
 She said, «I don't believe in God»" 
(30 SECONDS TO MARS - "Buddha for Mary") 

...but tonight I will pray, and I will try to believe in God!
Go, JARED LETO! Go!