segunda-feira, 17 de maio de 2010

...when I'm sixty-four... *

* nome de uma canção dos Beatles do album "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967)

"Will you still need me,
Will you still feed me,
When I'm sixty-four?"

Segundo o site do Diário de Notícias, "a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai lançar no final do mês uma campanha de acolhimento familiar para pessoas idosas ou adultos com deficiência que vivam sós." (notícia completa aqui)

É uma iniciativa louvável, especialmente na actual sociedade onde, para os novos, os velhos são um fardo, muitas vezes abandonados em hospitais ou em lares.

Mas o meu receio é o aproveitamento da situação, porque as famílias acolhedoras recebem, no mínimo, cerca de
620 euros/mês (447 euros/base + 70% da pensão da pessoa acolhida, cujo valor mínimo nacional é de 246 euros). Em tempo de crise, as pessoas sem escrúpulos são -infelizmente- mais que muitas!

Mas, segundo a Santa Casa da Misericórdia,
as famílias candidatas têm de cumprir requisitos rígidos. E, para evitar casos de aproveitamento financeiro, não será permitido qualquer grau de parentesco entre a família acolhedora e a pessoa acolhida, e só as famílias com boas condições económicas serão consideradas candidatas.

Eu, há já vários anos que 'adoptei' uma senhora idosa, porque é triste ser velho e estar só. Não recebo dinheiro, recebo apenas amizade e amor.

8 comentários:

Dudu disse...

Se os critérios forem rigorosamente cumpridos, acho uma boa iniciativa.
Parabéns pelo teu altruísmo.

C*inderela disse...

Muito bonita a tua atitude. Realmente os nossos 'velhotes' são deixados ao sabor do vento e não há um minimo de respeito.

Bjokas ****

Abobrinha disse...

Nunca duvidei que fosses uma gata generosa. Beijinho!

Anónimo disse...

:)

Muito bonito!

Muito bonito MESMO.

Eu n preciso de adoptar... graças a deus, alá e todas as outras entidades.

Vivi quase toda a minha vida com a minha avó e bizavó. A última faleceu no dia do cortejo da Queima das Fitas da minha licenciatura... :'( Tinha 98 anos. Ainda me rasgou a capa e assinou a fita!... :(

A minha avó é uma das "coisas" + "sagradas" q tenho neste mundo! (S n for A mais...)

Quando ela m faltar... morrerei tb. Pelo menos grande parte de mim. Com toda a certeza.

E mais n digo pq já tenho um nó na garganta...

BeijOoOoooOO

GATA disse...

DUDU: eu espero que os critérios sejam rigorosamente cumpridos!

PS: eu faço o que posso, não faço mais e melhor porque não tenho tempo...

GATA disse...

*C*INDERELA: muito obrigada! sabes, os novos 'esquecem-se' que -um dia- serão velhos...

Bjinhauuu!

GATA disse...

ABOBRINHA: eu tenho mau feitio mas bom coração! :-)

Turrinhas!

GATA disse...

*PÉROLA*: que bom ainda teres avó!

Eu, infelizmente, já não tenho avós... a minha avó paterna faleceu quando eu tinha 6 meses, o meu avô paterno casou-se outra vez e esqueceu-se que tinha uma neta; a minha avó materna faleceu quando eu tinha 10 anos, o meu avô materno faleceu quando eu tinha 19 anos (3 dias depois de eu entrar para a universidade)...

Bjinhauuu!