segunda-feira, 4 de abril de 2016

Sobre o E-Fa(c)tura, a Autoridade Tributária e a Declaração do IRS…

Não é preciso ser 'adivinho' para adivinhar que, este ano, a Declaração do IRS irá correr mal, muitooo mal. 

Eu tenho recibos de consultas no Centro de Saúde, no entanto quando quis registar os mesmos no Sector SAÚDE, o sistema 'obrigou-me' a registar no Sector OUTROS! (???) 

Eu fiz uma consulta através do Número Fiscal da Administração Regional de Saúde de Lisboa e deparei-me com a seguinte mensagem: «'Código de enquadramento aquisição actividades emitente' inválido (emitente não tem CAE na secção/classe indicada)." Ora, o CAE (Código de Actividade Económica) é uma classificação estatística que indica a área de actividade de uma entidade, então isto significa que a Administração Regional de Saúde de Lisboa NÃO está registada no Sector da Saúde!

A minha pergunta é: a a Administração Regional de Saúde de Lisboa está registada em que Sector? manutenção e reparação de veículos automóveis, ou motociclos? lares??? alojamento e restauração?! salões de cabeleireiro e institutos de beleza?!

Eu enviei três - TRÊS!!! - e-mails para a Autoridade Tributária e recebi zero - ZERO!!! respostas.  

Mas eu sou teimosa - e tenho mau feitio (e cada vez tenho mais!) -, portanto irei contabilizar os referidos recibos nas despesas de saúde da minha declaração anual de imposto! 

E se a Autoridade Tributária achar que eu estou a tentar burlar o Estado, então notifique-me para uma inspecção! E depois conversaremos sobre quem está a tentar bular quem!

4 comentários:

PEQUENOS DELITOS RENOVADOS disse...

Hummmmm.. perdão Madame Miau!!!
Pensei que os burros da administração fazendária estavam em Brasília.... ai também os há??

L'Enfant Terrible disse...

Já se estava a ver que isto das facturas virem todas por defeito, ia dar barraca!
A minha declaração tem supostamente as facturas por defeito, acontece que eu não sei se está tudo correcto porque não descobri como as ver!
Ao que parece é preciso um malabarismo qualquer para se conseguir ver tal coisa!
Gastaram 5 milhões para a malta do fisco não andar a coscuvilhar as finanças dos políticos porque parece mal, agora gastarem uns tostões a fazerem sistemas claros e transparentes, isso tá quieto!

The Crow disse...

L'Enfant, no Anexo H, Folha 6, Há um campo onde dizes se queres ou não introduzir despesas, ou assumir as que estão. Se dizes não, então não vês, nem acrescentas nada. Tens que clicar no sim, e aí aparecem as despesas em resumo, e podes acrescentar mais algumas.
De qualquer modo, nada está claro, e é preciso muita pesquisa para preencher tudo sem erros.
Sobre os sectores e actividade, no início do ano, as despesas do infantário iam para "Lares" (lol), mas entretanto foi rectificado para "Educação"... Mas sei que na saúde e na Educação estão muitos estabelecimentos classificados de forma errada.

The Crow disse...

Mais uma ajudinha, onde fala do que mencionei acima:
http://asdicasdaba.blogs.sapo.pt/5-cuidados-a-ter-antes-de-entregar-a-237884