sexta-feira, 20 de agosto de 2010

...


"Os primeiros repatriamentos de ciganos da Europa de Leste expulsos dos seus acampamentos em França durante o último mês realizam-se hoje, no meio de uma chuva de críticas à política do Governo de Nicolas Sarkozy, por estar a pôr em prática uma política que recorda as décadas de 1930 e 1940 na Europa, os anos do nazismo e do estalinismo, dos movimentos forçados de populações e da sua perseguição.

"A França deve respeitar as regras de protecção dos cidadãos europeus", avisou Matthew Newman, porta-voz de Viviane Reding, comissária europeia da Justiça e Direitos Fundamentais.

Um primeiro voo com 79 roms - a designação dos ciganos desta zona da Europa - deve partir hoje para a Roménia, no quadro da ajuda humanitária ao regresso, esclareceu o ministro da Imigração, Éric Besson. Todos receberam 300 euros para regressar ao seu país - normalmente a Roménia, ou a Bulgária -, mais cem euros por criança.

O porta-voz de Viviane Reding avisou ainda o Governo francês de que não é possível expulsar cidadãos europeus, a não ser que sejam considerados uma ameaça para o país onde estão. (...)"
in
Público.

1. Se não trabalham, mas roubam e mendigam, então são uma ameaça para o país em que estão! Sejam romenos, sejam que nacionalidade sejam!

2. Sempre fui e serei contra a livre circulação de cidadãos do e no Espaço da União Europeia. Nunca tive problemas em mostrar o passaporte e em passar as fronteiras, porque "quem não deve não teme".

3. Sempre fui e serei contra a imigração descontrolada e desqualificada! Não contribuiu para a economia nacional e gera sentimentos racistas e xenófobos.

Apenas lamento que o Governo Português não tome medidas semelhantes. Porque -de um dia para outro- a minha terrinha parece um subúrbio de Bucareste...

6 comentários:

L'Enfant Terrible disse...

Se cá em Portugal uma qualquer etnia roubasse algum político de topo queria ver se não eram considerados um perigo para a sociedade. Agora como roubam aqueles que os políticos roubam, então pronto, já são espécies protegidas!

Mnemósine disse...

Ignoro se houve alguma política de integração no passado, especificamente dirigida a estas pessoas. Como houve cá e sempre fracassadas (embora não ache que tenham sido as melhores, é suficiente para mim que se recusem a que os filhos frequentem uma escola com outras crianças).
Para mim é muito simples, se não estão dispostos a integrar a sociedade do país onde vivem e a cumprir as regras vigentes então podem pôr-se na alheta. Sem passar na casa partida, que é como quem diz sem cheque no bolso.
Os que trabalhem são muito bem-vindos.

BUBBLES disse...

Concordo plenamente! Essa gente é um perigo para a sociedade: roubam, espancam, violam, matam se for necessário... Em Itália, um estudo comprovou que mais de metade dos homicídios foram levados a cabo por romenos... Já temos marginais que cheguem no nosso país. Não precisamos de mais nenhuns, ainda por cima emprestados.

GATA disse...

L'ENFANT TERRIBLE: Portugal será sempre o caixote do lixo da Europa!

GATA disse...

MNEMÓSINE: a situação em França é parecida com a situação em Portugal: os romenos não trabalham, roubam e mendigam, e ainda recebem subsídios!!!

GATA disse...

BUBBLES: quiseram abrir as portas da União Europeia??? pois, agora não conseguem (nem podem) fechar!!!