segunda-feira, 4 de novembro de 2013

“...it’s all ‘bout the money (…) and I think we got it all wrong anyway”

No seguimento deste post

A primeira opção – um lar – está fora de questão, porque não há dinheiro, é a verdade pura e dura. A segunda opção – uma senhora 8 horas/dia e 5 dias/semana – até estava em consideração, mas já não está!

Finalmente encontrei uma senhora e entrevistei a dita… MAS…

Primeiro, “não trabalho por menos de 750 euros/mês!” Errr… Mas a senhora tem uma licenciatura em geriatria? Não… Ah, mas eu tenho uma amiga com uma licenciatura que ganha 500 euros/mês – e sujeitos a descontos – e trabalha cerca de 10 horas/ dia e com contratos mensais!

Segundo: “trabalho de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 14:00 horas, horas extra são pagas à parte.” Pois, na teoria o meu horário é das 9:00 às 17:00 horas mas... na prática o meu trabalho é das 8:00 às 18:00 ou 19:00 horas, e nunca recebi horas extra!

Terceiro, “não sou mulher da limpeza!” Bem, não é vergonha ser mulher nem fazer limpeza, portanto não percebo a afirmação... Mas, então, a senhora faz O QUÊ durante o período de trabalho??? É que para a senhora fazer companhia e eu fazer a limpeza, então a velhota paga os 750 euros a mim!

Resumindo & Baralhando: fica tudo na mesma – o Serviço de Apoio Domiciliário, que inclui uma refeição diária de segunda a sexta-feira, e também cuidados básicos de higiene pessoal e habitacional. [no último caso, uma vez por mês, a mulher-a-dias da velhota faz a limpeza geral habitacional, é um custo extra mas é um valor aceitável e a casa fica apresentável.]

Ai a mentalidade tuga, o pobre que acha que é rico – e fino!, com tantos licenciados que estão no desemprego, ou que trabalham em call-center ou centros comerciais, é uma estupidez que alguém que tem o ensino básico e que iria cuidar de uma pessoa idosa, autónoma para a idade, e iria cuidar também de uma casa, fosse de uma altivez...

16 comentários:

Smelly Cat disse...

É muito complicado arranjar alguém para esse tipo de trabalho. E normalmente há sempre problemas com as pessoas que se vão arranjando... Definitivamente, este país não é para velhos!

Logan disse...

essas devem achar-se as damas de companhia das cortes, só lá estão para enfeitar xD

L'Enfant Terrible disse...

Pergunto-me se tentaste contratar alguém para cuidar de uma pessoa ou um mercenário!

A Bomboca Mais Gostosa disse...

Que chatice... Realmente é um trabalho muito específico em que não é qualquer pessoa que serve para o lugar :\

Anónimo disse...

Tenho Licenciatura e Pós Graduação, e se me pagares 600€ por mês, cuido da senhora, limpo a casa e até passo a ferro, tudo sem altivez e sem parentes na lama. Feito?! ;))


bjs

Jade disse...

O que mais há é gente dessa :)

Gaja Maria disse...

Essa devia viver em Downtown Abbey e vestir e pentear uma das madames, só pode...

GATA disse...

SMELLY CAT: ...este país não é para velhos nem para novos!!!

GATA disse...

LOGAN: mas para 'enfeitar', então estou eu, que até sou gira! :-)

GATA disse...

L'ENFANT TERRIBLE: uma típica tuga chica-esperta!

GATA disse...

A BOMBOCA MAIS GOSTOSA: a maioria das pessoas apenas pensa nos direitos, não pensa nos deveres, exigir é fácil, fazer - sobretudo saber fazer! - é difícil...

GATA disse...

MARIA: eu fiz, até agora, tudo (e mais alguma coisa) a custo zero! :-)

Bjinhauuu!!!

GATA disse...

HIERRA: a pequenez da gente com a mania da grandeza...

GATA disse...

GAJA MARIA: mas em Downtown Abbey... life ain't easy! :-)

Helena Magalhães disse...

Ai Gata estou a passar exactamente pela mesma situação. Num país de reformas de 400€, um lar decente custa para lá de 1200€. Não faz qualquer sentido. E eu que (antes de exercer a minha "nova" profissão de jornalista) trabalhei na Segurança Social e sei a vergonha que isto é. Quando à SCM, eles não têm forma de dar resposta aos pedidos de ajuda que recebem por dia às dezenas. É muito complicado. Mas neste exacto momento, vejo-me exactamente com o mesmo problema. A velhota não está em condições de ficar sozinha, neste momento está em minha casa, eu durmo no sofá para ela ficar com o meu quarto, e durante o dia está no Centro de Dia. Mas está a tornar-se insustentável viver assim... E com uma reforma de 400€, a Segurança Social diz-me que tenho de ser eu a colocar o resto para o lar, ou seja, mais 1000€. Teria de receber uns 2000€ para poder pagar a minha vida e pagar mais um lar. É totalmente irreal mas o que se pode fazer?

GATA disse...

HELEN BERRY: ...há muitos anos eu tive um director que, um dia, disse para a sua secretária - "não me arranje problemas, arranje soluções!" Eu estava no meu gabinete e não era tida nem achada no assunto, mas a frase ficou marcada a ferro e fogo na pele da minha alma!

Perante certas situações apetece-me gritar aos sete ventos e aos sete mares - "NÃO ME ARRANJEM PROBLEMAS, ARRANJEM-ME SOLUÇÕES!" A burocracia é uma doença crónica da e na nossa sociedade, que ninguém quer tratar e muito menos erradicar!