quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Revolução de Veludo - 20º Aniversário


Ontem (17 de Novembro) celebrou-se o 20º aniversário da REVOLUÇÃO DE VELUDO.

Um facto grande que teve uma divulgação pequena nos media em Portugal. Eu apenas vi e ouvi referências no telejornal da RTP1...

A REVOLUÇÃO DE VELUDO (em checo, GENTIL em eslovaco) é um termo criado pelos media mundiais e usado para descrever a queda 'suave' do regime comunista na Checoslováquia.

A REVOLUÇÃO DE VELUDO teve início, em 17 de Novembro de 1989, com uma manifestação de estudantes em PRAGA, seguiram-se manifestações populares mas pacificas até ao fim do ano... E em 27 de Dezembro teve lugar uma greve geral e o Partido Comunista abandonou o poder; em 28 de Dezembro ALEXANDER DUBČEK assumiu a presidência do Parlamento e em 29 de Dezembro VÁCLAV HAVEL assumiu a presidência do Estado.

Em 1990 realizaram-se as primeiras eleições democráticas na Checoslováquia. Em 1993 o país separou-se e dividiu-se em República Checa, com Praga como capital, e a Eslováquia, com Bratislava como capital.

PS: eu conheço ambas cidades e, na minha opinião, com a separação quem ganhou foi quem ficou com Praga!...

6 comentários:

The New Black disse...

:) Um pouco de historia pela manha nunca fez mal a ninguem. N vi nem ouvi nenhuma noticia a relembrar esse acontecimento. Kiss :)

C*inderela disse...

p.s. desafio lá no meu blog :P

Dudu disse...

Também não vi nenhuma referência a esta comemoração...Praga é linda.

GATA disse...

SUNRISE: para mim, é História 24/7! :-)

Eu acho que as comemorações do 20º Aniversário da Queda do Muro de Berlim 'abafaram' as do 20º Aniversário da Revolução de Veludo...

GATA disse...

DUDU: a efeméride passou ao lado...

Praga é linda, Bratislava é... interessante! :-)

GATA disse...

*C*INDERELA: obrigada! :-)