quarta-feira, 30 de junho de 2010

...


...nos dias quentes de Estio lembro-me desta canção... e daquelas ruas ardentes... daquela cidade vibrante... daqueles tempos inconscientes... de mis veranos en Madrid...

"...arde la calle al sol de poniente
hay tribus ocultas cerca del río
esperando que caiga la noche
hace falta valor, hace falta valor
ven a la escuela de calor..."
(RADIO FUTURA - "escuela de calor")


A vedeta (outra vez!)


Ahhh... destroçados, completamente desolados, frustrados e com uma tristeza inimaginável sentem-se os portugueses que estão no desemprego; os que -ainda que tenham uma licenciatura, com pós-graduação, e afins- apenas conseguem trabalhos precários em call-centers; os que trabalham 12 horas por dia e (sobre)vivem com o ordenado mínimo; os estão doentes e que esperam dias, semanas, por vezes meses, de uma consulta... etc!

PORFA, perdeu-se um jogo (e um campeonato...), não se perdeu uma vida! CR, com 25 anos já tens idade para ser um homem e não um menino mimado!!!

PS: ah, e não venham com a treta do "Prestigio de Portugal"! Ora, vejam o exemplo da GRÉCIA: ganhou o Campeonato Europeu de Futebol em 2004 e agora tem o maior déficit orçamental e a maior dívida da UE, e um empréstimo do FMI de 100 biliões de euros!!!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

As intermitências da morte *

* nome de um livro, de 23005, de José Saramago.


Eu tenho a ideia que não morro velha e, desde há muito anos, tenho um sonho (recorrente) em que morro num acidente de carro.

Apenas tenho um familiar directo e as hipóteses de casar e procriar são (quase) nulas, pelo que escolhi uma pessoa especial a quem informei que, quando morrer, quero ser cremada e depois atirada ao mar.

Eu não gosto de dar trabalho enquanto viva, logo não gostarei de dar trabalho quando morta. Ademais não me agrada ser enterrada, e não há nada mais triste que uma campa abandonada.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

...

A versão felina de "O Grito" de Edvard Munchpor Eve Riser-Roberts

Stop *?!@#!in' with me
Make me wanna scream

(MICHAEL & JANET JACKSON - "scream")

quarta-feira, 23 de junho de 2010

...kill 'velha'... *

* trocadilho com o nome do filme "kill bill" Vol. 1 & 2 (2003) de Quentin Tarantino

Uma Thurman in "Kill Bill" (2003)

Depois de um dia de trabalho, em que nem almocei para poder estar na clínica na hora marcada, eu cheguei a casa de rastos... E eis que, apenas passados dois minutos, a put@ da velh@ (vide post) bateu à minha porta.

Hummm... "big brother in da building"?!

Com um ar desafiador, e a propósito da administração do condomínio, a put@ da velh@ ainda proferiu meia dúzia de parvoíces mas eu -que estou com tolerância abaixo de zero- passei-me e disse-lhe: "Já não tenho paciência para si nem para as suas merdices, portanto ou se cala e se vai embora ou eu vou buscar a espada do meu avô e degolo-a e depois corto-a em pedaços!!!"

E a put@ da velh@ virou as costas e eu bati com a porta...

Ó Deus, Alá, Buda, -whatever!!!- com tanta gente boa doente ou morta, porque é que a put@ da velh@ (má!) tem saúde e está vivinha da silva???

...

Renée Zellweger in "Bridget Jones's Diary" (2001)

"...you seem to go out of your way to make me feel like a COMPLETE IDIOT. And you really needn't bother: I already feel like an idiot most of the time anyway..." (in "Bridget Jones's Diary")

segunda-feira, 21 de junho de 2010

...

"La femme avec un chat" (c. 1875)
Pierre-Auguste Renoir


...quanto mais conheço as pessoas,
mais gosto dos animais...

sexta-feira, 18 de junho de 2010

JOSÉ SARAMAGO: 1922/2010


"Perguntar de que morreu alguém é estúpido,
com o tempo a causa esquece, só uma palavra fica, morreu." 
in "Ensaio sobre a Cegueira"(1995)

Em Outubro de 1998 eu tive a oportunidade de conhecer e conversar com José Saramago: um homem calmo com um espírito inquieto. E surpreendentemente simpático.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

...uma Gata num mundo de Cabras e de Cabrões!


Depois da cena, ELE contactou-me e disse-me que ELA tinha ficado triste e que estava arrependida.

ELE, com voz de mel, também me disse que não gostava que estivéssemos zangadas e que queria que fizéssemos as pazes.

Primeiro ri-me. Mas depois disse-lhe que se é ELA quem está arrependida, é ELA quem tem que contactar-me, e não é ELE!

Eu tenho cara de parva mas não sou parva, eu sei muitooo bemmm porque é que ELE me contactou, portanto terminei a conversa mas assegurei o descanso de AMBOS: se um dia, o marido da criatura sabe do caso, não é por mim... que eu sou uma Senhora.

PS: ohhh, ELA está tãooo arrependidaaa, no entanto ainda não me contactou...

...uma Gata num mundo de Cabras...


Eu tenho (actualização: tinha!) uma amiga que é casada e que anda com um colega que também é casado mas que, dizem, está em processo de divórcio (o tal... bem, assim está provado que eu não ando com ele... mas eu estou desconfiada que foi ela quem lançou o boato!) e agora todas & todos falam do assunto.

Eu disse-lhe: "Eu avisei-te!..." e eis que ela desata com uma diarreia verbal! Eu fiquei em estado de choque! Mas quando ela (que até sabe da minha vida) disse: "Eu tenho muitooos problemaas!!!", com voz de cabra balindo, eu disse somente: "OK..."

Depois, com uma calma artificial, apaguei os contactos da criatura da minha base de dados. O 'busílis' não foram as palavras (ela disse impropérios que não interessam!), foi a atitude. Porque há atitudes que não se esquecem e não se perdoam!

PS: se todos os meus 'muitooos problemaaas' fossem coordenar as quecas que dou com o meu colega para que o meu marido não saiba nem sonhe, eu era uma mulher feliz!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

...

Elizabeth Taylor in "Cat on a hot tin roof" (1958)

Se me ponho a cismar em outras eras
Em que ri e cantei, em que era querida
Parece-me que foi noutras esferas
Parece-me que foi numa outra vida...

(FLORBELA ESPANCA - "lágrimas ocultas"
in "Livro de Mágoas" - 1919)

terça-feira, 15 de junho de 2010

Adenda ao post anterior


...o Tininho do Brinquinho N-U-N-C-A canta o hino. Porquê? Porque não sabe??? Até o Liédson da Silva sabe! (ok, canta em playback, mas canta!)

VÁ LÁ, CR, aqui está a versão simples (a primeira parte):

Heróis do mar, nobre povo
Nação valente, imortal
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!

Entre as brumas da memória
Ó Pátria sente-se a voz
Dos teus egrégios avós
Que há-de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!
Sobre a terra e sobre o mar.
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar!
Contra os canhões
marchar, marchar!

A vedeta *

* "Entourage" no original, série norte-americana da HBO

Eu não percebo nem gosto de futebol, mas segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, "SELECÇÃO é um grupo constituído por desportistas de uma determinada modalidade para representar uma região ou um país".

Então porque é que cada vez que uma televisão ou um jornal refere a Selecção Nacional apresenta uma imagem do Tininho do Brinquinho???

Com excepção da 'vedeta' (e do 'artista' que fez uma acrobacia e foi despachado para casa!) eu não conheço nenhum jogador... OK, admito que não é assunto do meu interesse, mas o facto de os media destacarem 1 jogador e esquecerem os restantes 22, também contribui para o meu desconhecimento!

Nota de Rodapata: sou fã da série "Entourage" e adorooo o Jeremy Piven!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

...Sam & Sab...

As 'sex-bombs' dos anos 80 juntaram-se e fizeram uma versão de uma canção dos Blondie.... eu gosto e a dita já está no meu 'eu-posso'... "call me / ooh, amore, chiamami chiamami / ooh, appelle-moi mon cherie, appelle-moi / anytime, anyplace, anywhere, anyway"...

(
a semana será difícil -para NÃO variar- e a música será sempre a minha 'salvação'...)

quinta-feira, 10 de junho de 2010

quarta-feira, 9 de junho de 2010

I'm so tired! *

* canção dos Beatles do album "The Beatles" (aka The White Album) de 1968.

Actualmente tenho imensos problemas, aliás a minha vida é um grande problema, portanto os meus níveis de paciência e tolerância estão abaixo de zero!

Eu tenho três chefes -o Pequeno, o Médio e o Grande- e, ainda que seja a pata direita do Grande (¡por supuesto!), de vez em quando também sou a pata esquerda do Médio e do Pequeno.

Ontem o Pequeno pediu-me a lista de convidados do evento de Setembro. Mas, passados uns minutos, entrou no meu gabinete a criticar tudo e todos, incluindo a minha pessoa! Com uma calma artificial, fingi que ouvi as parvoíces da criatura, até que ele disse-me "Eu estou muito cansado!!!" e eu passei-me!

"Cansado??? Cansada estou eu, que ando a arrastar-me entre o estaminé e o hospital, que trabalho 2 a 3 horas diárias extra para compensar-vos e não prejudicar-me, que dou sempre o meu melhor mesmo quando estou no meu pior, blá blá blá... e são quase 19 horas, eu ainda estou cá quando já deveria estar lá, chez moi, portanto não me chateie com coisas de nada e sobretudo não me diga que está muito cansado ok???"

Ele deu meia volta e foi para o seu gabinete. Eu dei volta inteira e fui para a casa-de-banho... dar murros nas paredes para tentar não dar murros na cara da criatura! Depois dizem que tenho mau feitio...

PS: eu sei porque é que ele está cansado... ele está divorciado 'de fresco' e anda com as hormonas aos saltos... mas ele que descarregue a 'arma' com as amigas e não fornique com o meu cérebro!

terça-feira, 8 de junho de 2010

...este país não é para novos!


Portugal é o país mais envelhecido da União Europeia, segundo o Instituto de Política Familiar.

Ora, com tantos velhos inteligentes e amorosos no país, eu tinha que morar num prédio com velhos estúpidos e asquerosos! Primeiro foi o velho do lado, depois foi o velho do 6º piso, agora é a velha do 5º piso!

Eu já propus váriasss vezesss que a administração do condomínio fosse feita por uma empresa especializada, mas os velhos ou são burros ou são surdos! Actualmente, a administração é feita pela velha do 5º piso, que tem a mania que esperta mas faz merda atrás de merda. A história do elevador é o último exemplo.

Então a velha primeiro adjudicou o serviço (uma obra no valor de 6.500 euros!) e depois é que convocou a reunião e comunicou a decisão aos condóminos! Claro que ninguém gostou, mas T-O-D-O-S desculparam... excepto E-U!

O problema é que, quando pedi esclarecimentos sobre o assunto, percebi que o caso era grave... e denunciei a situação e impugnei a administração! Agora a velha do 5º piso odeia-me, aliás T-O-D-O-S odeiam-me, mas -mais uma vez!- ninguém quer entregar a administração a uma empresa especializada!

"Won't someone give me a gun?"
(frase da canção "The Drowners" dos Suede)

segunda-feira, 7 de junho de 2010

E viva a Tv Cabo!


Não que seja uma "coisa fantástica", até porque eu poderia "viver sem ela", mas no fim-de-semana foi a alternativa aos três canais públicos.

O Mundial de Futebol ainda não começou e eu já estou farta da Selecção Nacional.

E a histeria é tanta, mas tanta, que a RTP até chamou à "equipa das quinas"... heróis! Que eu saiba, HERÓI é alguém que sobressai pelos seus feitos dignos de louvor. E o que fizeram 23 jogadores e 1 treinador até à data??? Aparte de monopolizarem a comunicação social, NADA!!!

Por mim podem ir todos para a África do Sul e não voltar! A começar pelo parvo do preto (que uma marca de gasolina trouxe para Portugal) que, a cada cinco minutos, está na televisão a pular e a tocar a vuvu-coisa!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

...

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Anúncio ÁGUA DAS PEDRAS



Eu adoro água com gás (o que foi uma vantagem nas viagens pela Europa do Leste...) e sou fã da portuguesa Água da Pedras - da clássica 'forte' e não da moderna 'leve'.

A campanha publicitária de 2010 da "água com vida", tanto o video como os posters, é simplesmente fantástica - "arrojada e sofisticada" (palavras da marca).

terça-feira, 1 de junho de 2010

...like a child again... *

* canção dos The Mission do album "Masque" de 1992

(publicidade da Loja Verde do Sporting Clube de Portugal
para o Dia Internacional d
a Criança)