terça-feira, 20 de março de 2012

...faith in none of the BELOW... *

* original: "faith in none of the ABOVE", canção dos Duran Duran.

Homens, Deus e Médicos.

Ontem fui com uma das minhas velhotas ao médico, no centro de saúde, porque há já 3 dias que ela estava com a tensão alta. 

Para começar, não consegui consulta, nem de urgência (mas se eu fosse romena e desatasse ao gritos, conseguia, mas adiante!). Não desisti e pedi para falar com a enfermeira de serviço, quem - perante uma tensão de 200/150 numa pessoa de 91 anos - contactou a médica da velhota. A médica disse que atendia a velhota MAS apenas no fim das consultas. OK... Entretanto a enfermeira deu-lhe um comprimido e passada uma hora mediu-lhe a tensão novamente: 180/120 - estava mais baixa mas continuava alta.

Às 20:55 horas, a médica atende a velhota, finalmente. Mas como a velhota não tinha consulta marcada, a médica media-lhe apenas a tensão e depois a velhota teria que marcar consulta para o dia seguinte para ser atendida e medicada. Ah, e a tensão alta era devido à... ansiedade! Que tomasse um ansiolítico! EU PASSEI-ME!

Então disse à "Sô Dótora" que há três dias que a velhota tinha a tensão alta, com tonturas e dores de cabeça, ela precisava de medicação para a tensão e não de drogas para a ansiedade (hey doc, stop that shit, 'cause benzodiazepine is my middle name, ok???), e que se a velhota tivesse um AVC, a médica teria noticias minhas, através do meu advogado!

Às 21:15 horas, com um post-it com o nome de um medicamento, saímos do centro de saúde, a velhota foi para casa e eu fui para a farmácia de serviço da área. Depois fui para casa da velhota, fiz-lhe umas 'sopas de leite' e dei-lhe o medicamente. E às 22:35 horas, de rastos, cheguei ao 'lar doce lar'.

Para terminar, quem tomou um ansiolítico fui eu. E quando me deitei, perguntei ao escuro: porque é que prologam a vida das pessoas se depois as tratam como merda?!

Nota de Rodapata: com excepção da dentista, que é minha amiga, os restantes profissionais da medicina que me assistem são homens, inclusive o ginecologista - porque eu não confio em mulheres, muito menos médicas, e tenho as minhas razões.

12 comentários:

Conto de Fadas disse...

Isso dá-me uns nervos... que merda de tratamento!

L'Enfant Terrible disse...

O ideal mesmo tu te mascarares e à velhota de ciganas! Logo vias, era mesmo um ápice!!!

Gaja Maria disse...

Mais uma episódio da novela que é o nosso sistema de saúde.... e esta novela, não tem fim. É ridículo... somos tratados abaixo de cão.

Mnemósine disse...

O pior é haver pessoas que não têm acompanhamento e que perante esse atendimento tomariam o tal ansiolitico e pronto, esperavam por nada.

C*inderela disse...

estou de queixo caido ... a coitada da mulher podia ter morrido com tensão alta, avc ... e a médica só atende ao final das consultas e diz que é da ansiedade e vá para casa e volta cá amanhã?! a enfermeira deu-lhe um comprimido para por debaixo da lingua?
coitada da senhora.

Bjokas

S* disse...

Ai mulher, que stress, que nervos.

GATA disse...

CONTO DE FADAS: que merda de sociedade e de serviços sociais!

GATA disse...

L'ENFANT TERRIBLE: ciganas portuguesas ou romenas? :-)

GATA disse...

GAJA MARIA: ninguém trata a GATA abaixo de CÃO, porque primeiro ponho as unhas de fora e depois... bem, é arranhar até me cansar!

GATA disse...

MNEMÓSINE: o pior é haver médicos assim! M-E-D-O, muito medo!!!

GATA disse...

*C*INDERELA: cuidado com o queixo, não deixes cair, podes partir, e depois tens que tomar um ansiolítico! :-)

Bjinhauuu!!!

GATA disse...

S*: que vontade de arranhar a médica ao ponto de ela precisar de, não uma mas várias, operações plásticas!!!