quarta-feira, 27 de março de 2013

Campanha de Incentivo à Leitura

[desafio ‘roubado’ ao HOMEM SEM BLOGUE]

Eu gosto de ler. Eu gosto de livros. Eu gosto de livrarias. Ultimamente compro muito menos livros, por falta de dinheiro, claro, mas também por falta de espaço em casa. Mas, por vezes, entro numa livraria somente para poder sentir os livros. [dificilmente me renderei aos e-books!]

Eu cresci numa casa com livros, livros com histórias, histórias com livros. Para mim, os livros, juntamente com os discos, são como os homens - não partilho! [ahhh, tenho dois fetiches: só gosto de edições ímpar e sou menina para desarrumar (e depois arrumar, ok?) uma pilha de livros para, de entre vários exemplares, escolher o que será o meu!]

Depois desta introdução, é fácil perceber que será difícil eu escolher um livro, um livro de que eu tenha gostado e que cuja leitura eu recomende.

Mas a minha escolha é "EL INVIERNO EN LISBOA" de Antonio Muñoz Molina.

Originalmente publicado em 1987, eu li o livro em 1993, no ‘meu’ Inverno em Madrid.

O livro conta a história de (des)amor entre SANTIAGO, um pianista boémio, e LUCRECIA, uma mulher bonita mas fatal, e casada com um traficante de obras de artes. Entre a luz de Lisboa e a bruma de San Sebastián, pass(e)ando por Madrid. Entre cigarros e álcool, embalados pelo jazz. A melancolia do livro envolve-nos desde a primeira página!

6 comentários:

homem sem blogue disse...

Obrigado pela dica. Gostei.

homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt

R. del Piño disse...

Amo livros e também sou como tu, com pouca predisposilão para os substituir pelas novas tecnologias. É que eu gosto do cheiro de livros. Tenho 1.500 cá em casa (última contagem em Novembro 2011) e todos organizados alfabeticamente por sobrenome de autor. ;-)
Curiosamente, nunca li esse, mas já mo aconselharam. Meti sempre outras coisas pelo meio.

Gata disse...

Ai, fiquei com vontade de o ler!!!
Besitos

GATA disse...

HOMEM SEM BLOGUE: you're welcome! :-)

GATA disse...

R. DEL PIÑO: aiii, não sei quanto livros tenho, mas posso contar e contar-te! :-)

...do Antonio Muñoz Molina recomendo, também, "Ventanas de Manhattan", um diário sobre as suas experiências e vivências em Nova Iorque (foi Professor na City University of New York e Director do Instituto Cervantes).

GATA disse...

GATA: muy bien! na versão original, ok? :-)

Bjinhauuu!!!