segunda-feira, 11 de março de 2013

União Europeia proíbe comercialização de cosméticos testados em animais


A partir de hoje, a União Europeia proíbe a comercialização (entrada e venda) de cosméticos testados em animais. 

A proibição abrange todos os tipos de produtos, desde os de higiene aos de beleza, desde a pasta dos dentes ao creme do rosto, incluindo perfumes. 

Uma vitória para a Cruelty Free International e para a The Body Shop, depois de duas décadas de luta.

NOTA: em entrevista no Diário de Notícias (26.01.2011), Hélder Robalo, Presidente da Associação Animal, afirmou que "em Portugal todas as empresas testam os seus produtos em animais." - Então que, a partir de hoje, Portugal tenha alguma vantagem em ser Membro da União Europeia...!

20 comentários:

L'Enfant Terrible disse...

Esse tipo de leis são normalmente letra-morta, porque, também é proibido vender gato por lebre, ou melhor, cavalo por vaca e depois é o que se vê, fiscalização é Zero, a não ser que haja alguma denúncia. Por outro lado a maior parte dos produtos são provenientes de países do terceiro mundo e se na UE acha-se que há fiscalização, lá então é coisa que nem sabem o que é!

Jade disse...

Confesso que há muito tempo que a União Europeia não me dava alegrias e esta é óptima...sempre fui contra os produtos testados em animais...isso sim é crueldade e curiosamente muita gente que defende os direitos dos animais se esquece disto!

SuperSónica disse...

Aleluia...espero que seja mesmo verdade.

Filipa disse...

Esta noticia não podia ser melhor!!!!!!:)))

Http://styleloveandsushi.blogspot.com

Vespinha disse...

WEEEEEEEEEEE!

S* disse...

Fico MESMO feliz... só espero é que seja cumprido.

M. disse...

Só não fiquei mais contente, porque penso que os novos princípios activos poderão continuar a ser testados em animais, e também vai continuar a haver na indústria farmacêutica. De resto, é muito bom! Eu andei durante anos com a minha listinha de testados e não testados na carteira ;)
Beijinhos,
Madalena

C*inderela disse...

Haja uma boa noticia!

Bjokas

R. del Piño disse...

Foi preciso vir aqui para ler a melhor notícia do século?!?
Estou super contente, mas tenho algumas dúvidas da veracidade disto, até porque a U.E. está cheia de laboratórios de vivisecção... :-/ Será possível? Vão proibir a actuação dos que estão cá dentro, ou apenas evitar que entrem ainda mais coisas cá, vindas de outros continentes?

A Bomboca Mais Gostosa disse...

finalmente! Agora, que se cumpra!

GATA disse...

L'ENFANT TERRIBLE: há já uns anos que eu compro em Portugal cosméticos NÃO testados em animais, é uma questão de procurar e encontrar! Ah... com o meu mau feitio, não abdico de fazer cumprir a lei!!!

GATA disse...

HIERRA: eu não gosto da União Europeia - e odeio o Acordo de Schengen! - mas já que Portugal está na União Europeia (ex CEE, salvé GNR!) que valha a pena, porque a minha alma animal não é pequena!

GATA disse...

SUPERSÓNICA: é verdade, a justiça tardou mas não falhou! Aleluia! Amen! [whatever!] Salvé Bastet!!!

GATA disse...

FILIPA: o mérito é do novo comissário da Saúde e da Defesa do Consumidor, o maltês [não sei se toca piano mas sei que fala francês!] TONIO BORG.

GATA disse...

VESPINHA: miauuuuuuu!!! :-)

GATA disse...

S*: a União Europeia tem que cumprir, mas nós também temos que cumprir e não comprar produtos testados em animais!

GATA disse...

M. (de Madalena): o meu dilema é com a minha medicação crónica... não sei se foi testada em animais, mas se foi... que posso fazer se preciso tomar???

Bjinhauuu!!!

GATA disse...

*C*INDERELA: "what the world needs now is..." good news! (and love, always!)

Bjinhauuu!!!

GATA disse...

R. DEL PIÑO: a informação que eu tenho é que está proibida a importação e comercialização de cosméticos testados em animais na União Europeia... Bem, como diria a Whitney Houston - "it's not right but it's okay"...

GATA disse...

A BOMBOCA MAIS GOSTOSA: finalmente! mas não atempadamente... uma luta com duas décadas!