sexta-feira, 23 de maio de 2014

QUINO vence Prémio Príncipe de Astúrias


Joaquín Salvador Lavado, mundialmente conhecido como QUINO, venceu [anteontem] o Prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades. O prémio coincide com o cinquentenário da criação de MAFALDA, a menina filósofa que não gosta de sopa e é fã dos Beatles.

QUINO nasceu em Julho 1932 em Mendoza, Argentina, filho de imigrantes andaluzes, mas presentemente vive entre Buenos Aires e Madrid. Em 1976, depois do golpe militar que destituiu e deteve Isabel Perón e ‘elegeu’ Jorge Videla -falecido em Maio de 2013- como Presidente da Argentina, mudou-se para Milão. Em 1990 mudou-se para Madrid e adoptou a nacionalidade espanhola.

MAFALDA publicou-se na imprensa argentina e mundial entre 1964 e 1973 e era, na época, «el espejo de la clase media latinoamericana y de la juventud progresista, que se muestra preocupada por la humanidad y la paz mundial, y se rebela contra el mundo legado por sus mayores.» 

No entanto, 40 anos depois da publicação da última tira, por decisão do próprio QUINO, MAFALDA continua actual e intemporal.

14 comentários:

Flor Guerreira disse...

Sou louca pela Mafalda! Mais que merecido!

Ana Ricardo disse...

Mas é que continua mesmo! A Mafaldinha é intemporal :)

Bigodes de Nata disse...

Oh que giro! Adoro a Mafaldinha! :)

Katy Single disse...

Ahhhhh a Mafalda!!! Quando era miúda, só queria só cadernos, a mochila, o estojo, etc....tudo da Mafaldaaaaa! Mas isso já passou ok????

miauuff

CAP CRÉUS disse...

A Mafalda é a maior!
E bem dado, o prémio!

S disse...

Adooooro!
Bj S

Gata disse...

Tenho um livro da Mafalda, que os meus irmãos me deram em miúda! Adorava!

GATA disse...

FLOR GUERREIRA: muito merecido e... ainda vivo!

GATA disse...

ANA RICARDO: a Mafalda é intemporal e será imortal! :-)

GATA disse...

BIGODES DE NATA: a Mafalda, sendo uma pessoa, teria actualmente 56 anos... mas, sendo um personagem, terá eternamente 6 anos!!!

GATA disse...

KATY SINGLE: a infância passa mas as memórias ficam!

Miauuufff para ti também! :-)

GATA disse...

CAP CRÉUS: a Mafalda é pequena mas é grande, enorme!!!

GATA disse...

S: hummm... mas há/haverá quem NÃO goste??? :-)

GATA disse...

GATA: eu tenhos dois livros da Mafalda - "Toda Mafalda" (compliação da primeira à última tira publicada) e "Mafalda Inédita" (compilação das tiras nunca publicadas).