quarta-feira, 29 de julho de 2015

"Antes de morrer, quero…"


O Centro Comunitário da Gafanha do Carmo (freguesia do concelho de Ilhavo, distrito de Aveiro) inspirado e impulsionado pelo projecto norte-americano "Before I die" realizou os sonhos de alguns dos seus utentes. 

"Before I die" é um projecto da artista plástica Candy Chang que transformou uma parede de uma casa abandonada num gigante quadro preto e pediu que os vizinhos completassem, com giz, a frase: “Antes de morrer, quero...". [a história AQUI]

Eu, "antes de morrer", quero..." SER FELIZ. Parece fácil mas é difícil, muito difícil...

segunda-feira, 27 de julho de 2015

BOBBI KRISTINA BROWN: 1993/2015


BOBBI KRISTINA BROWN, famosa apenas por ser filha dos cantores Whitney Houston e Bobby Brown, faleceu ontem com 22 anos, num hospital do Estado da Georgia, Estados Unidos da América, no qual estava internada há já seis meses - em coma induzido - depois de ser encontrada inconsciente na banheira da sua casa. 

Uma vida rica materialmente mas pobre, muito pobre, espiritualmente, sobretudo devido aos problemas de drogas e violência doméstica dos pais. Uma morte "sin pena ni gloria" e em circunstâncias semelhantes à da sua mãe. 

Por vezes, a fama é uma herança demasiado pesada...

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos animais!


«Mais de 10 mil anos de domesticação levaram o Homem a explorar a relação com os animais em novas áreas: a educação e a saúde. Nos últimos anos, as Intervenções Assistidas por Animais deram passos de gigante em Portugal. A Grande Reportagem SIC mostra-lhe os resultados surpreendentes do trabalho destas equipas de terapeutas e animais. Com exemplos em áreas tão diversas como os comportamentos de risco na adolescência, as adições, a dislexia, o autismo, a esquizofrenia ou as demências. Um trabalho de Miriam Alves, Rodrigo Lobo e Ricardo Tenreiro.» 

A Grande Reportagem SIC - "Os Tratadores" - foi emitida ontem mas já está disponível no site da SIC. [AQUI

Em Portugal, em que a legislação de protecção de animais ainda está muito aquém da maioria dos países desenvolvidos, É OBRIGATÓRIO VER a reportagem!

quarta-feira, 22 de julho de 2015

O Nessie... um peixe-gato gigante?!

"Surgeon's Photograph", de 1934, a famosa fotografia do Nessie feita pelo médico britânico Robert Kenneth Wilson

Steve Feltham, um senhor que, em 1991, deixou tudo e todos e mudou-se para Dores Beach, Loch Ness, na Escócia, onde vive numa caravana e procura o Nessie, acha que o mais provável «é tratar-se de um peixe-gato gigante». 

ALTO E PÁRA O BAILE! 

Para começar, com tantos peixes, porquê um peixe... gato??? 

Para terminar, e contrariamente aos livros e filmes policiais, NÃO quero que o mistério seja resolvido! 

Portanto, parem com as teorias e deixem o Nessie em paz! 

Nota de Rodapa: o peixe-gato é uma espécie de água doce e alguns exemplares atingem 300 quilos e 3 metros, no entanto a maioria fica pela metade...

segunda-feira, 20 de julho de 2015

A fronteira entre porreira e parva...

...é ténue, muito ténue!

Quem me conhece pessoalmente, e quem me acompanha atravês do blog, sabe que eu, juntamente com a minha mãe, cuidei de uma senhora idosa, quem tive que colocar num lar por causa da demência

A velhota tem uma filha que vive, citando os Xutos e Pontapés, «na América» e cuja relação é distante e não apenas e somente por causa da distância. E a filha, 'agarrada' à distância, estava 'encostada' a mim!

Os últimos dois anos foram duros e não há agradecimentos (nem pagamentos, que nunca existiram, atenção!) suficientes pelo que eu e a minha mãe passamos e sofremos com a velhota, pelo que eu acho que chegou o momento de distanciar-me - mas não afastar-me - porque a minha mãe precisa, cada vez mais, de mim e eu não tenho uma amiga como eu para ajudar-me! 

Eu sei que, se fosse ao contrário, ninguém - ninguém! - fazia pela minha mãe o que eu fiz pela mãe de outrem. Mas eu tenho a consciência tranquila!

A filha da velhota não gostou, obviamente, mas eu estou cansada, muito cansada! Eu continuo disponível para ajudar... mas esporadicamente e não permanentemente.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Inglês, o idioma internacional... (or maybe not!)

A propósito de uma amiga inglesa que está num evento no cantão alemão da Suíça e está irritada pelos habitantes 'apenas' falarem Alemão... 

Para começar, os anglófonos pensam erradamente que o Inglês é o idioma mais falado no mundo! Ladies & Gentlemen: o idioma mais falado no mundo é o... Mandarim. O segundo é, então, o Inglês; o terceiro, o Espanhol; e o quarto, o Português! 

Para continuar, há mais de uma década, em Nova Iorque, ainda no aeroporto, eu dirigi-me ao balcão dos transfers e, obviamente, falei em Inglês, apesar de imediatamente reparar que a funcionária tinha aspecto hispânico e posteriormente confirmar a minha suspeita quando vi o seu nome no cartão de identificação. A funcionária falou comigo também em Inglês mas quando eu entreguei o voucher e ela viu o meu nome, imediatamente perguntou: «¿Usted habla español?». Eu respondi que sim e... era uma vez o Inglês! A funcionária confirmou a reserva e chamou o motorista. O motorista chegou e também falou comigo também em inglês, no entanto quando a funcionária entregou o voucher e ele viu o meu nome, imediatamente perguntou: «¿Usted habla español?». Eu respondi que sim e... era uma vez o Inglês!  Portanto, em NI, EUA, os primeiros diálogos com locais foram em Espanhol. 

Para terminar, também há mais de uma década, aventurei-me num périplo pelos chamados “países do leste”, na época recentemente abertos ao ocidente e alguns saídos de guerras. Apesar de eu falar cinco idiomas, os locais falavam 'apenas e somente' o seu idioma (...alguém arriscou e perguntou «Russkiy?» mas, lamentavelmente, eu ainda não sou fluente em Russo...), pelo que aprendi as palavras básicas e safei-me e, claro, sobrevivi. 

Resumindo e Baralhando: a necessidade aguça o engenho! Ou... quem não tem cão, caça com GATA!

quinta-feira, 16 de julho de 2015

...


CHARLIE HUNNAN
por John Balson 
para "Man of the World" Magazine

quarta-feira, 15 de julho de 2015

...pelo sim, pelo não...

GATA foi à inspecção e passou com distinção!

Mas GATA prevenida vale por duas e caso eu fique em 'casa'... [se o Zé não sai, eu não entro!]... pelo sim, pelo não, eu quero ESTA pulseira, ok?


Panthère de Cartier 
(ouro branco, laca negra, ónix, esmeraldas, e diamantes)

terça-feira, 14 de julho de 2015

...

«Everybody, at some point in their life, 
has fallen down and not felt like 
getting back up, but you have to, 
no matter how difficult it is.» 
- Charlie Hunnam - 

segunda-feira, 13 de julho de 2015

OMAR SHARIF: 1932/2015

O actor egípcio OMAR SHARIF faleceu na passada sexta-feira com 83 anos, no Cairo, Egipto, vítima de ataque cardíaco. 

Nascido Michel Demitri Shalhoub numa família católica de origem libanesa, começou a carreira no seu país natal mas conheceu a fama mundial através dos famosos filmes "Lawrence da Arábia" (1962) - com o qual foi nomeado para o Óscar de Melhor Actor Secundário - e "Doutor Jivago" (1965). 

OMAR SHARIF, ademais de Árabe, falava fluentemente Inglês, Francês, Espanhol e Italiano, pelo que fazia frequentemente de estrangeiro; no entanto, no filme "Funny Girl", o 'estrangeiro' causou um escândalo por causa do seu personagem judeu, pois ele era islâmico por via do casamento.

Com fama de sedutor, OMAR SHARIF casou apenas uma vez, com a também actriz egípcia Faten Hamama, com quem teve o seu único filho (Tarek); divorciaram-se passados quase vinte anos mas mantiveram-se amigos e faleceram com diferença de seis meses.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

MUSE no Nos Alive ‘15


Ontem fui ao primeiro dia do Nos Alive, com o objectivo de rever MUSE. Sim, rever, porque são muito poucos os artistas que ainda não vi ao vivo e a cores. (...vantagens da velhice!) 

Então quando cheguei actuava o jovem JAMES BAY (a quem chamei várias vezes JAMES BLAKE... que, curiosamente, actuava no dia seguinte!), um cantor com apenas um album e do qual conheço apenas um single e um estilo pop-zinho que não aquece nem arrefece. Próximo!

O seguinte artista foi o cantor-compositor norte-americano BEN HARPER. O homem é uma instituição mas, sorry, não é artista do meu coração e, sinceramente, também não era artista da selecção do dia... Próximo! 

O seguinte artista foi a banda britânica ALT-J. Eu gosto de música alternativa mas não electrónica, portanto aproveitei para ir comer... ah, e ir aprender asneiras com o 'ganda' Manuel João Vieira! 

Por fim, passados quinze minutos da meia-noite... (ai a minha sacro-lombar!)... a banda britânica cabeça-de-cartaz do dia e a única razão da minha presença na edição do Alive de 2015: MUSE.

Há artistas que oferecem 99% de garantias de um bom concerto (1% é o desconto dado aos problemas técnicos, como aconteceu há já uns anos num concerto de NIN mas adiante...) e os MUSE cumpriram e não desiludiram. No entanto, e como diria o Sérgio Godinho, uma hora e trinta minutos "soube-me a pouco". Mas, pronto, o Matt Bellamy continua giro!

Agora a minha crítica ao Álvaro Covões & sus muchachos: contrariamente aos anos anteriores, eu achei que havia menor oferta de restauração, tanto de comida como de espaço; também havia menor oferta de WCs (as filas eram intermináveis!); e - crise é crise - também havia menor oferta de ofertas: chapéus-de-palha, vá lá... agora... toucas??? Citando a(s) outra(s): bitch, please!

quarta-feira, 8 de julho de 2015

MARIA BARROSO: 1925/2015


MARIA de Jesus Simões BARROSO Soares, ex Primeira Dama, faleceu ontem, com 90 anos, em Lisboa, na sequência de uma hemorragia intracraniana (provocada por uma queda) e subsequente estado de coma. 

Mas MARIA BARROSO foi muito mais que Primeira Dama, foi uma activista política e social, uma mulher de cultura mas, sobretudo, de causas: foi presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, da Fundação Aristides de Sousa Mendes e da Fundação Pro Dignitate - da qual foi fundadora e na qual ainda marcava presença todos os dias. 

E, apesar do Partido Socialista estar para sempre associado ao nome do seu marido, MARIA BARROSO também fez parte da sua criação e foi, inclusive, a única mulher presente na reunião da fundação em Bad Münstereifel, na então República Federal da Alemanha, em Abril de 1973. 

Eu tive oportunidade de conviver com MARIA BARROSO em vários eventos (sociais e não políticos) e guardo a memória de uma senhora de uma simplicidade e de uma simpatia raras actualmente. 

Sobre a última vez, recordo especialmente o afecto com que ela me abraçou e em como eu, com saltos altos - enorme perante ela! - me senti pequena...

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Baptizado da Princesa Charlotte


O baptizado da Princesa Charlotte (Elizabeth Diana) de Cambridge, tal como o do irmão, foi uma cerimónia (quase) privada e discreta, que reuniu quatro gerações da Família Real e fugiu da cerimónia tradicional. 


O Príncipe George ignorou o seu estatuto real e portou-se como uma criança normal... ao ponto da Rainha Elizabeth II se aborrecer e o repreender!

sexta-feira, 3 de julho de 2015

...

«Eu quero desaprender, quero não saber, 
queria mesmo não saber ler nem escrever 
a minha própria língua. 
Eu sei lá o que queria!
Não faça caso do meu mau humor de hoje: 
a pantera está rabugenta e tem agora, 
neste mesmo momento 
em que a noite se vai cerrando, 
a nostalgia das clareiras das suas florestas 
onde a esta mesma hora acordava, 
se espreguiçava, 
lançava o seu rugido e, de rins flexíveis, 
esbelta como uma onda, 
lá ia em busca de presa ou de amor...»

"Nostalgia"
Correspondência (1930)
- FLORBELA ESPANCA -

quarta-feira, 1 de julho de 2015

...

«O meu mundo não é como o dos outros, 
 quero demais, exijo demais; 
há em mim uma sede de infinito, 
uma angústia constante 
que eu nem mesma compreendo, 
pois estou longe de ser uma pessoa; 
sou antes uma exaltada, com uma alma 
intensa, violenta, atormentada, 
uma alma que não se sente bem onde está, 
que tem saudade...sei lá de quê!»

"Alma" 
Correspondência (1930) 
- FLORBELA ESPANCA -