«Os Bancos Alimentares contra a Fome realizam no fim-de-semana, nos dias 28 e 29 de maio, mais uma Campanha de Recolha de Alimentos com o objetivo de levar comida a quem mais precisa e, desta forma, contribuir para inverter o cenário de carência alimentar que continua a afetar muitos cidadãos e famílias. Sob o mote “Partilhar sabe bem”, a campanha volta a apelar à solidariedade, ao voluntariado e à união social, reforçando a importância do contributo e envolvimento de cada um.
Mais de 43.000 voluntários oferecem o seu tempo e esforço e muitas empresas e entidades associam-se à campanha com sentido de responsabilidade social, disponibilizando equipamentos e serviços (transportes, publicidade, comunicação, seguros, segurança, alimentação, etc.) para permitir que durante o fim-de-semana sejam recolhidos alimentos e toda a sociedade seja interpelada por uma situação inaceitável e que afecta tantos portugueses.
A campanha volta ainda a disponibilizar Vales que estarão disponíveis entre os dias 28 de maio e 5 de junho, nas caixas dos supermercados e nos postos de abastecimento de combustível aderentes à Campanha. Cada vale tem um código de barras específico associado aos produtos que cada pessoa queira doar ao Banco Alimentar. Adicionalmente, e dando ainda a oportunidade a todos aqueles que não têm a oportunidade de se deslocarem a um ponto de recolha, que se encontram ou residem fora de Portugal, o Banco Alimentar disponibiliza ainda o portal de doação online www.alimentestaideia.net.
O Banco Alimentar de Lisboa celebra este ano 25 anos de existência, coincidindo com o Ano contra o Desperdício Alimentar, proclamado pela Assembleia da República. Ao longo destes anos foi possível concretizar efectivamente uma rede que, com base no mesmo modelo, abrange hoje quase todo o território nacional, lutando diariamente contra o desperdício de bens alimentares para os levar à mesa dos mais necessitados, com o envolvimento de um número crescente de voluntários.»