segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Revolução Romena - 20º Aniversário


Ontem (20 de Dezembro) celebrou-se o 20º aniversário da REVOLUÇÃO ROMENA.

(Mais) um facto grande que teve uma divulgação pequena nos media em Portugal. (Mais uma vez) eu apenas vi e ouvi referências no telejornal da RTP1...

A REVOLUÇÃO ROMENA começou em Timişoara, com um protesto a favor de László Tőkés (que manifestou-se contra o governo num meio de comunicação estrangeiro) e terminou em Târgovişte, com a execução de NICOLAE e ELENA CEAUŞESCU.

Enquanto a maioria dos países do Bloco de Leste fez uma transição pacífica para a democracia, a Roménia
foi o único país que fez a "passagem" de uma forma violenta. Talvez porque a Roménia era o único país que ainda não tinha feito o processo de 'desestalinização' do regime soviético. Também era o único país, cujo líder não era pró-soviético...

Mas, ao contrário da maioria dos países do Bloco de Leste, o período pós-revolução foi difícil: a Roménia era -e ainda é!- um país pobre, e os jovens virão na emigração (p.e., para Itália, Espanha e, claro, Portugal) uma saída... Desde 2007 que a ROMÉNIA faz parte da União Europeia, mas a sua integração também não foi fácil... Porque o elevado nível de corrupção é (e será sempre?!) o grande problema do país.

6 comentários:

Dudu disse...

Desconhecia

Abobrinha disse...

Lembro-me perfeitamente... já passaram 20 anos???? Lembro-me de outra coisa: uma irmã de uma amiga que visitou a Roménia antes da queda do regime e lembrava-se de pessoas tristes, pobres e meias desconsoladas.

_+*Ælitis*+_ disse...

Tenho duas amigas Romenas em Paris, e desde que o pais entrou na UE, a vida delas (legalmente) tem sido bastante mais fácil. Não precisam de fazer a filha que os estrangeiros (como eu) têm de fazer duas a quatro vezes por ano para ir reclamar os papéis.

A unica coisa que não muda é o preconceito, dizem elas. As pessoas têm muito para com os Roménos. Enquanto elas são estudantes de boas escolas e não mendigas...

Bref!

Beijo meu ♥,

A Elite

GATA disse...

DUDU: a sério? mas agora conheces, graças ao serviço público da GATA!

GATA disse...

ABOBRINHA: já passaram 20 anos!!!

A única diferença na Roménia, depois da queda do regime: pessoas tristes, pobres e meias desconsoladas... mas livres.

GATA disse...

_+*A ELITE IN PARIS AND NEW YORK*+_: pois, não sei como é aí, mas aqui os romenos apenas fazem duas coisas: mendigam e/ou roubam!

Claro que há excepções (as tuas duas amigas) mas não em Portugal...

Turrinhas!