quarta-feira, 22 de maio de 2013

“It's Black, It's White / It's tough for you to get by”

Ontem fui à clínica buscar o resultado do último exame. Mas as meninas não explicaram que os quinze dias eram úteis e não as vulgares duas semanas, pelo que voltei com as mãos vazias e o coração cheio de ansiedade.

Então, vinha eu perdida nos meus pensamentos quando, em direcção contrária, vinha um jovem africano vestido de cor-de-rosa com o cabelo pintado de amarelo [certamente o objectivo era louro mas o resultado foi amarelo], com três pitinhas com ar de putinhas.

O jovem devia ter achado que eu devia me ter desviado [ele pensa que é o Dennis Rodman?!], mas eu não me desviei e ele bateu-me no ombro e bradou-me “Antão?!”. Eu limitei-me a dizer-lhe  “Antão era pastor de ovelhas e tinha um cão sem orelhas” e segui o meu caminho. Mas ainda ouvi as pitinhas com ar de putinhas vociferarem “Branca di merda!”

Eu não sou racista nem xenófoba, tenho amigos de cores e credos diferentes, mas não tolero ‘coitadinhos’!

A maioria dos africanos que vive no país não se integra, nem se interessa, na sociedade portuguesa, sobretudo os jovens – nados e criados no país e com um cartão de cidadão português –, e vivem nas ‘Pequenas Áfricas’ (só comem comida africana, só ouvem música africana, só tem amigos africanos, etc…) e odeiam Portugal e os Portugueses.

Eu não tenho nenhum complexo de (des)colonização – nunca estive nem tive família em África –, ninguém obrigou ninguém a vir viver para Portugal: estão cá porque querem; se não querem, voltem para lá. Mas se, bem ou mal, vivem em Portugal, adaptem-se, porque são vocês que têm que se adaptar ao país, e não o país a vocês! E não sejam ingratos nem intolerantes com um povo e um país que vos acolheu e deu uma oportunidade!

Sim, sou branca, mas no entanto, no colégio – e por ter apelido ‘estrangeirado’ e ascendência estrangeira –, fui gozada e descriminada! Mas não sou 'coitadinha'! 

Sim, sou branca, mas de merda??? Não!!! Nunca! Jamais!

25 comentários:

Gata disse...

Ai pá, que estafermos! Só te digo isto: os brasileiros que conheço que vivem cá têm uma série de comentários de depreciação em relação ao nosso país e, por conseguinte, aos portugueses. Pois lembras-te daquela amiga que emigrou para o Brasil com o marido brasileiro? Sabes quem está com mais saudades de Portugal? É ele... :)

L'Enfant Terrible disse...

A questão é tudo a falta de respeito e sobretudo o facto de que um europeu se diz uma migalha é logo racista, ao contrário já não, mas o pior é que mesmo que eles tenham toda a culpa do mundo nós é somos à partida o elemento activo e culpado!

Suricate disse...

Tenho dito!
Nada a acrescentar.
Subscrevo:)

jinho

Gaja Maria disse...

Também subscrevo e se não estão bem e se sentem excluídos, que se mudem...

medusa disse...

Tens toda a razão, se não estão mudem-se...e os que arranjam confusão deviam ser imediatamente reencaminhados para os seu país! cambada de anormais

SuperSónica disse...

Os maiores racistas são os negros mesmo...que parvoíce.
Uma arranhadela naquelas trombas ainda era pouco! (brincadeira tá?)
Bjs

Jade disse...

Realmente! eu n sou racista, mas não me identifico com a forma de estar de algumas pessoas como as que referes. Se nasceram cá adoptem a nossa forma de estar, se vieram de fora aculturem, mas aprendam a viver ordeiramente e civilizadamente. Eu uma vez ia a atravessar a linha do comboio e alguém tinha sido colhido e falecido. Estava uma africana no local e dizia: "era branca". Em seguida, dirigindo-se a mim disse: "VocÊs não faz mal porque são muitos!" A sra. estava feliz por ser uma branca atropelada pelo comboio...fiquei chocada que nunca esqueci...Quem é que é racista, afinal?

Anónimo disse...

Não me considero pessoa de desconsiderar as pessoas mas sempre achei que os lisboetas, duma forma geral, eram muito racistas...que desviavam os acontecimentos e exageravam nos relatos (eu cá sou do Norte e frequento a cidade do Porto regularmente).

Sempre olhei este tipo de textos e de palavras com alguma incredulidade e a pensar que a "coisa" não devia se ter passado assim, que devia de haver algum racismo por detrás de um texto destes (e do género)... venho cá dizer que mudei de opinião!
Vivi uns meros 15 dias em Lisboa e tenho a dizer que nunca na vida me tinha sentido tão desrespeitada pelas pessoas afro-descendentes e brasileiros como nesses dias e mudaram a minha perspectiva sobre os lisboetas brancos como eu ;)

A verdade, e não sei porquê, mas parece que eu lhes devia muito na vida, que se não tinham sucesso a culpa era nossa, se não têm trabalho a culpa é nossa, e se não têm apoios, abonos, wathever a culpa é nossa... bem :S aquilo que eu me apercebi foi que nunca tinha contactado com pessoas tão mal-formadas (e o Porto não é própriamente um mar de santos) mas fiquei mesmo incrédula com certas coisas que vi, ouvi e que se passaram comigo nesses 15 dias...

Daí, com muito respeito pelos meus amigos, conhecidos e pessoas bem-formadas dessas culturas mas que se lixem com "f" aqueles que acham que são superiores às leis, regras e à cultura do país que os acolhe e que acham que o país que os acolhe ainda tem o dever de os manter e aturar a sua falta de cultura, formação e educação.

*

S* disse...

Até porque a merda é castanha. ahahah

Anónimo disse...

Gostei do ' antão era pastor'...por aqui também se usa essa expressão!

CM disse...

Muitos nervos, só de ler isto! As pessoas não têm o mínimo de educação, nem sequer sabem ou querem cruzar-se com outras na rua como cidadãos normais, e ainda refilam? São estas coisas que me cegam!

A Minha Essência disse...

Realmente. Há pessoas que vêem fantasmas em todo o lado. Têm o dom de achar que todos estão contra eles. O melhor é não dar a devida importância pois o que eles querem é corda.

GATA disse...

GATA: eu conheço apenas dois ou três brasileiros e são gente decente, mas são - claro - uma excepção!

[...o brasileiro é que está com saudades de Portugal?! LOL]

GATA disse...

L'ENFANT TERRIBLE: eu não tenho sentimentos de culpa nem admito faltas de respeito! Portanto... desculpas e despeitos... nãooo!!!

GATA disse...

SURICATE: ...aprovas e assinas por baixo... mas também por cima e dos lados! :-)

Bjinhauuu!!!

GATA disse...

GAJA MARIA: ...com dois "subscrevo", 'habemus' uma "subscrição"! :-)

GATA disse...

MEDUSA: o problema é que, no caso dos Africanos em Portugal, o seu país é o meu/teu/nosso país...

GATA disse...

SUPERSÓNICA: os negros são racistas com os da sua própria raça, se são mais escuros ou mais claros, se são puros ou mistos... os brancos são brancos e ponto final.

Bjinhauuu!!!

GATA disse...

HIERRA: eu não me identifico com a cultura chinesa ou indiana, no entanto eu nunca vi más atitudes ou ouvi más palavras de chineses ou indianos!

...nós somos muitos??? segundo consta existem cerca de 1.2 bilião de brancos e 1.0 bilião de pretos... nós não somos assim muitos mais!!!

GATA disse...

ANÓNIMO/A: obrigada pelo teu comentário.

E deixa-me dizer-te que eu sou lisboeta, uma gatinha alfacinha, tenho amigos de várias cores e de vários credos, inclusive 2 ou 3 pretos, mas as únicas pessoas com quem tive problemas foram pessoas de raça africana... coincidência?! :-)

GATA disse...

S*: de facto, a merda é castanha, mas também é verde, amarela, e até cinzenta... :-)

[...aiii, as coisas que aprendo quando vejo o programa do Dr. Oz!!!]

GATA disse...

ANA RICARDO: eu canto a lenga-lenga do "Antão" quando as pessoas não dizem "Então"... :-)

GATA disse...

CM: mas - infelizmente! - a falta de educação (e não instrução) é um mal geral... :-(

GATA disse...

A MINHA ESSÊNCIA: ...eu, dar corda??? só se fosse para ele se enforcar!!!

Alfacinha de Portugal disse...

Ahah! A merda até é de cor castanha... :D

Não tenho muito contacto com emigrantes e já pensei que isso se deve exatamente ao facto de existir uma certa tendência para não se integrarem nos costumes e sociedade que os acolhem. Mas como dizes, os jovens não são outra coisa senão portugueses, nascidos e criados. Só que a educação dos pais ainda é do país de lá.

No entanto, deve existir quem esteja totalmente integrado e essa baboseira de chamar as pessoas nomes e defender preconceitos com base na cor de pele acabará, desejo eu, por deixar de ser relevante. e existirá liberdade para ironizar sem que se leve a mal ou se deseje ser mau intencionado, como foi a pessoa que te chamou de P*** pela cor de pele.