Joaquín Salvador Lavado, mundialmente conhecido como QUINO, venceu [anteontem] o Prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades. O prémio coincide com o cinquentenário da criação de MAFALDA, a menina filósofa que não gosta de sopa e é fã dos Beatles.
QUINO nasceu em Julho 1932 em Mendoza, Argentina, filho de imigrantes andaluzes, mas presentemente vive entre Buenos Aires e Madrid. Em 1976, depois do golpe militar que destituiu e deteve Isabel Perón e ‘elegeu’ Jorge Videla -falecido em Maio de 2013- como Presidente da Argentina, mudou-se para Milão. Em 1990 mudou-se para Madrid e adoptou a nacionalidade espanhola.
MAFALDA publicou-se na imprensa argentina e mundial entre 1964 e 1973 e era, na época, «el espejo de la clase media latinoamericana y de la juventud progresista, que se muestra preocupada por la humanidad y la paz mundial, y se rebela contra el mundo legado por sus mayores.»
No entanto, 40 anos depois da publicação da última tira, por decisão do próprio QUINO, MAFALDA continua actual e intemporal.
14 comentários:
Sou louca pela Mafalda! Mais que merecido!
Mas é que continua mesmo! A Mafaldinha é intemporal :)
Oh que giro! Adoro a Mafaldinha! :)
Ahhhhh a Mafalda!!! Quando era miúda, só queria só cadernos, a mochila, o estojo, etc....tudo da Mafaldaaaaa! Mas isso já passou ok????
miauuff
A Mafalda é a maior!
E bem dado, o prémio!
Adooooro!
Bj S
Tenho um livro da Mafalda, que os meus irmãos me deram em miúda! Adorava!
FLOR GUERREIRA: muito merecido e... ainda vivo!
ANA RICARDO: a Mafalda é intemporal e será imortal! :-)
BIGODES DE NATA: a Mafalda, sendo uma pessoa, teria actualmente 56 anos... mas, sendo um personagem, terá eternamente 6 anos!!!
KATY SINGLE: a infância passa mas as memórias ficam!
Miauuufff para ti também! :-)
CAP CRÉUS: a Mafalda é pequena mas é grande, enorme!!!
S: hummm... mas há/haverá quem NÃO goste??? :-)
GATA: eu tenhos dois livros da Mafalda - "Toda Mafalda" (compliação da primeira à última tira publicada) e "Mafalda Inédita" (compilação das tiras nunca publicadas).
Enviar um comentário