segunda-feira, 3 de novembro de 2008

TIO VÂNIA (teatro)


Na sexta-feira à noite, na companhia do meu amigo Alex, fui ver "ENCONTROS e DESENCONTROS no CAMPO com TIO VÂNIA", uma adaptação da peça "Tio Vânia" de Anton Tchekhov.

Eu já vi várias versões desta obra clássica do realismo russo, mas esta versão vale sobretudo pelo jovem actor ELMANO SANCHO. É, sem dúvida, o melhor do grupo, pois interpreta 'Vanuska' -esse personagem fabuloso criado por Anton Tchekhov no final do século XIX- de corpo e alma! A cena da 'janela' é de uma grande integridade e intensidade.

Lamentavelmente, o Jorge Silva Melo, que fez a tradução da obra -suponho que a partir da versão inglesa ou francesa!- não autorizou o uso da versão portuguesa, pelo que a produção tem que pagar DIARIAMENTE os direitos de autor com as receitas da bilheteira! É difícil ser actor e viver do teatro em Portugal! (excepto para os pseudo artistas de "Moranos com Açucar" e afins!)

INFO: Teatro da Trindade (Largo da Trindade, 7A), de quarta-feira a sábado às 22:00 horas e domingo às 17:00 horas, até 16 de Novembro de 2008 / Duração: 1 hora / Preço normal: 8,00 €
(desconto de 30% para sócios INATEL, menores de 25 anos, maiores de 65 anos e Pin Cultura).

Força, ELMANO!