"O destino do mundo não é regido pelo amor.
Nesse ponto, a mente da mulher está ligeiramente equivocada."
(R.W. Fassbinder)
Num país onde ir ao teatro não é um hábito como ir ao cinema, a efeméride passou quase despercebida.
Por motivos 'logísticos', na sexta-feira não fui ao teatro mas no sábado fui ver "ENSAIO AMARGO SOBRE PETRA VON KANT", uma adaptação da peça "As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant" de Rainer Werner Fassbinder, com encenação de Sophie Pinto e interpretação de Filipa Leão, Karin Kaasa, Vanda Cerejo, com Lousy Guru (música ao vivo), no Teatro do Bocage.
Eu sou fã da obra de RAINER WERNER FASSBINDER e já vi várias adaptações desta peça mas esta versão de SOPHIE PINTO é bastante boa: em termos de interpretação, o trabalho das actrizes é convincente (destaque para FILIPA LEÃO como Petra); em termos de encenação, a solução para o último acto é interessante. Mas a 'banda sonora' da peça, interpretada ao vivo pela banda LOUSY GURU (vide myspace) é surpreendente!
Um espectáculo que recomendo, caso seja reposto (ontem, domingo, foi a última representação) até porque 40 anos depois -a peça é de 1971- a temática continua actual... Porque independentemente do género, idade, raça, opção sexual ou posição social... trata-se da vivência de uma desilusão amorosa.