quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Intelectual de Esquerda


Hoje, numa pesquisa no site do Partido Comunista Português (em trabalho, minha gente, em trabalho!) eu descobri que "intelectual" -neste caso, de esquerda!- não é uma expressão... é uma profissão!!!

Ora vide
Comité Central do PCP...
E não há 1 nem 2 nem 3... há 13!!!

Segundo a Wikipédia, "Um intelectual é uma pessoa que usa o seu "intelecto" para estudar, reflectir ou especular acerca de ideias, de modo que este uso do seu intelecto possua uma relevância social e coletiva. A definição do intelectual é realizada, principalmente, por outros intelectuais e acadêmicos. Estes definem o termo segundo seus próprios posicionamentos intelectuais, fato este que complexifica a definição. Autores como Bobbio, Lévy e Demo, citados na Bibliografia, concordam com um aspecto em comum: o intelectual é definido pelo meio social
no qual vive e/ou no qual estabelece sua trajetória social."


Então eu sou uma intelectual... e de esquerda! Porque se o FILIPE ANDRADE, com apenas 27 anos, é intelectual, a GATA (com mais uma década e muito "sapo no papo"!) também é!!!

12 comentários:

L'Enfant Terrible disse...

No PCP são "intelectuais", no PS, CDS e PSD são "Doutores e engenheiros"(como o Armando Vara)! Mas no fundo são todos uns...tacheiros para não dizer um nome pior!;)

J. Maldonado disse...

1. O conceito de intelectual é muito ambíguo e está sempre associado a certas circunstâncias políticas e ideológicas.

2. Eu sou de esquerda, mas não sou comunista, e considero o PCP um partido estagnado: não se renovou ideologicamente nem se adaptou à realidade dos novos tempos.
As ideias de Marx são boas, por isso urge reinterpretá-las de acordo com as circunstâncias actuais, como fez a Escola de Frankfurt, a qual, durante a Guerra Fria, foi apelidada desdenhosamente de revisionista por Moscovo.

Abobrinha disse...

Pesquisa no site do PCP em trabalho?????

... não é hora de mudares de profissão? Para intelectual de outra coisa qualquer, por exemplo!

Dudu disse...

O que uma pessoa aprende...

mau feitio disse...

Posts à parte, qual é a tua musica preferida do Chris? é que ando numa de não o largar.

Rita Sofia disse...

Muito FIXE! ;)

GATA disse...

LE ENFANT TERRIBLE: os políticos, de esquerda e de direita, têm todos "boas intenções"... MAS, como diz (e muito bem) a minha mãe, "o inferno está cheio de boas intenções"!!! :-)

GATA disse...

MALDONADO: o conceito de intelectual é muito ambíguo, portanto INTELECTUAL não pode (nem deve poder) ser considerado uma profissão!

Também sou de esquerda, não sou comunista mas nas eleições autárquicas voto no PCP, porque acho que fazem um bom trabalho, no entanto também acho que o PCP está estagnado...

GATA disse...

ABOBRINHA: se calhar é hora... até porque tenho uma relação complicada com o actual Grande Chefe... talvez porque eu sou... e ele tem a mania que é... intelectual, claro!

GATA disse...

DUDU: aprende, não... desaprende!!!

GATA disse...

MAU FEITIO: que história é essa de andar numa de não largar o Chris???

Eu tenho várias canções favoritas do Chris, porque eu adoro a voz (e o resto também) do Chris!

GATA disse...

RITA SOFIA: fixe era o Mário Soares, nada de confusões! :-)