Na passada sexta-feira quase matei uma funcionária pública! A sorte da criatura é que o confronto foi telefónico, porque se fosse cara-a-cara, a mulherzinha tinha levado umas unhadas!
"E foi assim que aconteceu..." No estaminé precisámos de uma Certidão Predial e mandámos o estafeta à conservatória, onde informaram que: se solicitássemos no balcão custava 30 euros; se solicitássemos a senha no balcão e pedíssemos a certidão no site custava 15 euros; mas se fizéssemos tudo no site custava apenas 6 euros... e era "mais simples e mais barato" e também mais rápido! Pois eu fiz o pedido através do site, o estafeta pagou os 6 euros através do multibanco e ficamos todos à espera que -"dois dias após o pagamento"- a certidão ficasse disponível. Ora isto foi na segunda-feira... mas na sexta-feira nada!!! Então eu contactei a Linha Registos.
Para começar a funcionária da Linha Registos tinha voz de homem, daqueles que bebe e fuma demasiado, o que resulta numa voz arrastada interrompida por ataques de catarro! Depois a funcionária parecia que estava a morrer... de doença ou de tédio! Para terminar, a funcionária era incompetente em último grau! Claro que levou um sermão e, posteriormente, uma reclamação com o seu nome escarrapachado!
Então eu, que estou cheia de trabalho por causa da 'rentrée', tive que sair do estaminé e ir à conservatória ! Mas, como para mim nada é fácil, a certidão não estava naquela conservatória, porque o código do edifício (logo a freguesia, portanto logo a conservatória!) estava errado! Mas, como em tudo na vida, é preciso sorte… e AINDA há gente competente na função pública! A funcionária da conservatória tratou de ajudar e, sobretudo de resolver o assunto.
Agora pergunto aos Senhores do Ministério da Justiça e do Instituto dos Registo e Notariado: se os dados estavam errados, porque é que o sistema assumiu como correctos e emitiu o documento de pagamento?!
18 comentários:
Ui! É preciso uma paciência.
Porque assim levaram os 6 euros + 30 euros! Ou seja o que ficava no máximo por 30 ficou por 36! Espertos os senhores!
Já me aconteceu com a certidão de nascimento, fiz o pedido pela net, paguei e aguardei 1 semana, como era urgente tive que a ir buscar pelo próprio o pé...a desculpa é sempre a mesma..."sabe o programa não está funcionar correctamente".
Bem vinda ao incrível mundo do cabredo!
:)
bjo e paciência Gata mia
Em teoria, o Simplex vem simplificar muita coisa... Em teoria, porque na prática ainda levará algum tempo até as coisas estarem devidamente operacionais; Futuramente, tudo será fácil e simples, mas com documentos antigos (e respectiva burocracia), não há simplex que resolva.
foi azar, as coisas agora com certidões até costumam funcionar bem :)
lololololol...
Gata,
Teve mesmo azar. Se esse pedido caisse no meu "estaminé" seria resolvido no momento.
A plataforma de pedido da certidão é enganadora e nós, nas Conservatórias, temos de ter a sensibilidade de, antes de validar a certidão, visualizar o prédio e ter algum faro para a coisa. Em caso de dúvida devemos contactar o requerente, que neste caso foi a Gata, e tirar dúvidas.Por isso se pede o contacto.
Eu já me aborreci com os senhores do helpdesk do predialonline.
Quando a gata solicitar uma certidão e ela não aparecer no pazo de 2 dias, ligue esse helpdesk e eles contactam a Conservatória em causa.
Quanto às falhas de Sistema Informático elas são diárias e longas. Ninguém assume e quem dá a cara é que se lixa.
Querem implementar o Simplex, mas com servidores que pifam com um sopro.
Quanto à senhora da linha de Registos, não merece comentários. Não sei qual foi o critério de selecção. Mas com o património das pessoas não se brinca.
Abraço
FILIPA: uma paciência de santa, e eu não sou santa! :-)
LE ENFANT TERRIBLE: pois, eles são espertos mas eu não sou parva... e tenho mau feitio! :-)
PS: eu paguei apenas 6 euros... se não... ai, havia unhadas e dentadas!
DUDU: na teoria o simplex funciona; na prática... um dia funcionará! :-)
MARIA MANUELA: mééééééé! :-)
PS: ai mio, mio! miauuu!!!
THE CROW: o problema do simplex é que o governo "pôs o carro à frente dos bois" (e das vacas!)
HIERRA: azar?! eu não tenho sorte, nem com o simplex! :-)
DIVE: ri-te, ri-te!
HELENA: muito obrigada pelo seu comentário!
Mas, tal como eu disse no meu post, "AINDA há gente competente na função pública!" Mas é preciso sorte, muita sorte...
Abraço!
Dear, é muito simples responder a essa pergunta. Tudo o que signifique entrar dinheiro para os cofres do Estado para eles está tudo optimo. Desde que pagues logo, oh yes! Se depois der merda, azarito. A culpa é do contribuinte. Para que tudo venha direitinho, vais ter de voltar a pagar para fazer um novo papel. mais dinheirinho para o Estado. É assim. Uns sovinas. Bjs
SUNRISE: sem dúvida!... mas eu não desisto e luto, mio e arranho, afinal eu sou a GATA! :-)
Enviar um comentário