quarta-feira, 28 de outubro de 2009

AZAHAR

(foto retirada da internet, lince não-identificado, não é a Azahar!)


AZAHAR (nome proveniente do árabe al-azahar e que significa "flor branca"), foi o primeiro de 16 linces-ibéricos, vindos de Espanha, que virão para Portugal até ao fim de Novembro.

AZAHAR, uma fêmea de 5 anos, chegou no passado fim-de-semana e veio do Zoobotánico de Jerez de la Frontera e inaugurou o Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro para o Lince-Ibérico (CNRCLI) em Silves.

AZAHAR, que nasceu na natureza (foi apanhada ferida na Serra Morena em 2006), fez uma viagem tranquila de cerca 300 quilómetros, sem paragens, da Andaluzia ao Algarve, acompanhada pelo médico veterinário Luís Flores. Mas transportar um lince-ibérico,
o felino mais ameaçado do planeta, é um desafio ambicioso!

No próximo fim-de-semana chegarão mais quatro linces-ibéricos: ERIKA, ESPIGA (ambas nascidas em cativeiro), ERA e DAMAN (ambos nascidos na natureza, também apanhados na Serra Morena). E até ao fim de Novembro chegarão os restantes. No total serão seis fêmeas e dez machos.

(com base nas notícias de
http://ecosfera.publico.clix.pt/ da jornalista Helena Geraldes)

BEM-VINDA AZAHAR! E bem-vindos sejam os linces-ibéricos, ainda que em cativeiro. O Homem, que contribui para a quase- extinção destes animais, tem aqui e agora a oportunidade de fazer o 'mea culpa' e a obrigação de preservar esta espécie!

2 comentários:

C*inderela disse...

Realmente o homem tem o dom da destruição. Mas ainda bem que há pessoas que lutam por preservar a vida animal.

Bjokas

GATA disse...

*C*INDERELA: eu faço o que posso, p.e., tento salvar e preservar... osgas! Mas, por vezes, o tareco comete um osguicídio... :-)