sexta-feira, 3 de maio de 2013

“Hong Kong is present / Taipei awakes / All talk of circadian rhythm… daysleeper…”

Ontem o programa "Linha da Frente" (RTP1) foi dedicado aos problemas do sono. [vide video aqui]

Eu tenho problemas de sono há cerca de uma década, passei de pessoa que dormia que nem uma pedra para pessoa que dorme que nem uma pena. Já experimentei (quase) tudo, desde produtos naturais a sintéticos, desde técnicas/terapêuticas tradicionais a alternativas.

O meu problema teve origem num choque emocional que provocou numa insónia de três dias, mas depois de 72 horas sem conseguir dormir, deram-me uma injecção e apaguei-me durante 24 horas.

Ademais do problema dos sonhos e pesadelos, o médico disse-me que é provável que eu padeça do Síndrome da Fase Atrasada do Sono, causado por um distúrbio no meu ritmo circadiano, ou seja, uma dessincronização entre o meu relógio interno e relógio externo - p.e., durmo bem e profundamente durante o dia [daysleeper] e mal e superficialmente durante a noite.

Mas, problemas à parte, fico feliz por saber que não sou a única [a olhar o céu! la! la! la!] e que não estou louca... Ah, e até há tratamento! Se resulta? Não sei! Mas irei tentar para depois contar e partilhar.

16 comentários:

L'Enfant Terrible disse...

Pudera, os felinos são animais nocturnos daí dormirem de dia!

SuperSónica disse...

Já andei umas semanas assim, geralmente é quando tenho algum problema que me incomoda, pois dormir para mim é descansar e se não estou bem não é possível! Depois lá passou e tudo se resolveu...

Anónimo disse...

Que boa notícia GATA!! Não dormir bem é o cargo dos trabalhos...

Vespinha disse...

Eu sei que não é a cura, mas experimenta um daqueles sprays de almofada, da Occitane ou da Body Shop. Não sei se é daquilo, mas adormeço depressa. E a almofada fica a cheirar muito bem. :)

Jade disse...

Eu então de dia nada! e de noite já tive o sono mais pesado! Eu tenho é alturas que não consigo dormir e vou comer e dp durmo!

S* disse...

Ai Gata... eu stresso quando não durmo uma noite, imagino tu.

C*inderela disse...

Já estive pior do que estou hoje. Eu durmo umas 5/6h. Presentemente durmo tudo de seguida, sem acordar durante a noite e, consequentemente, levar uma eternidade para voltar a adormecer. Se tento dormir mais começo a dormir às prestações (acordo várias vezes) e isso cansa-me mais.
Desporto, bebidas/banhos quentes ou comprimidos naturais nunca resultaram comigo. O que melhorou foi a rotina, durmo e acordo +/- à mesma hora, não tento dormir mais, logo não me canso a tentar dormir! LOL. Mas se tenho uma noite de insónias é certo que volto a ter outra. Quanto menos durmo, menos vontade tenho de dormir.

Bjokas.

Gata disse...

Espero que isso seja apenas uma fase e que um dia destes voltes a dormir bem como dantes! Eu sou uma pedra!

GATA disse...

L'ENFANT TERRIBLE: mon cher, c'est vrai! :-)

GATA disse...

SUPERSÓNICA: ai, se tenho algum problema que me preocupa, é pior, muito pior!!!

GATA disse...

ANA RICARDO: é boa... mas cara! let's wait and s(l)ee(p)... :-)

GATA disse...

VESPINHA: ó minha querida, eu já experimentei o spray da The Body Shop - realmente a almofada ficou a cheirar bem mas eu continuei a dormir mal... :-)

GATA disse...

HIERRA: comer e depois dormir??? NOT, adormeço e quando acordo, vomito!!!

GATA disse...

S*: há épocas complicadas, em que o nível de mau estar está alto, altíssimo, e o de bem-estar está baixo, baixíssimo...

GATA disse...

*C*INDERELA: já estive melhor do que estou hoje! :-)

Durante a semana durmo, em média, 5 horas. Durante o fim-de-semana durmo, em média, 7 horas. Em ambos casos, às prestações...

Bjinhauuu!!!

GATA disse...

GATA: tu és uma pedra, eu sou uma pena... que pena!!!