Não foi a primeira (nem a segunda,
nem a terceira…) vez que a velhota caiu, mas foi a primeira vez que caiu com consequências.
A velhota tem
93anos e, até ao início do ano, estava bem q.b., mas entretanto acusou a idade e deixou de fazer
coisas básicas como cozinhar e tratar da casa.
Então em Maio eu tratei de obter
Apoio Domiciliário para ela receber uma refeição
diária de segunda a sexta, e também cuidados de higiene pessoal e habitacional.
Mas, infelizmente, o Apoio
Domiciliário não é suficiente, e o alojamento num lar é uma hipótese. A outra hipótese é contratar alguém para viver com ela e cuidar dela, mas é muito difícil...
Com o Lar da Santa Casa da
Misericórdia não posso contar – cinco meses depois ainda espero uma resposta sobre o Apoio Domiciliário!!! –, portanto tenho que procurar lares
particulares MAS legais e com alvará.
Dos três que vi,
todos com boas instalações e condições, dois não têm vaga (nem terão vaga brevemente, excepto se alguém falecer...) e um tem vaga - de momento - mas custa 1500 euros/mês!!! Bem, os outros dois custam, respectivamente, 1400 e 1490 euros/mês ...
Num país em que a maioria dos idosos tem pensões inferiores ao salário mínimo - e o governo quer cortar ainda mais! -, resta aos pobres velhotes morrer em casa ou, com 'sorte', morrer num lar ilegal.
Num país em que a maioria dos idosos tem pensões inferiores ao salário mínimo - e o governo quer cortar ainda mais! -, resta aos pobres velhotes morrer em casa ou, com 'sorte', morrer num lar ilegal.
9 comentários:
É uma fortuna, é um valor impensável para a maior parte das bolsas...enfim, parece que há gente que n vive no mesmo país que eu, sobretudo essas pessoas dos lares!
Deve ser por isso que o Cavaco diz que não lhe chegam os trocos das suas reformas...
Pois... O que tenho a dizer é que muita gente neste país deve ser muito rica. Não me refiro a essa senhora que vive sozinha, mas àqueles que viviam com a família e são despachados para lares: não seria caso de fazer contas (já que, gostar do familiar idoso, não gostam) para ver se não haveria mais interesse em ficar com a pessoa em casa, ao invés de pagar a outrem? E isto num país de baixos salários e elevado desemprego...
Beijinhos
Isto é incrível. Têm de se matar os velhos ou quê??
HIERRA: no país pobre mas armado em rico chamado Portugal, apenas os verdadeiramente ricos (e supostamente poderosos) são perdoados e livrados de todo o mal... amen!
L'ENFANT TERRIBLE: ...e deve ser por isso que o Cavaco está há 7 anos no 'lar' do Estado chamado Palácio de Belém...
M.: eu não sou contra os lares, porque nem sempre há condições, tanto pessoais como habitacionais para alojar e cuidar de um idoso; eu sou contra é a falta de legislações e de instituições, e do elevado - elevadíssimo! - preço dos lares no 7º país da União Europeia com o maior número de idosos! (27% da população portuguesa tem mais de 65 anos...)
Bjinhauuu!!!
GAJA MARIA: bem, matar descaradamente, não... discretamente, sim! ah, mas apenas e somente os velhos pobres, que trabalharam e descontaram a vida toda, porque os velhos ricos, com pensões de platina, não!!!
É tão triste a situação dos velhotes em Portugal... A minha mãe faz voluntariado na Santa Casa e conta cada história. O abandono é o pior.
Enviar um comentário