quarta-feira, 30 de abril de 2014

A kind of magic *

* nome da canção e do album (1986) dos Queen

"Moscow-based Russian photographer KATERINA PLOTNIKOVA has taken a series of incredible photos with the help of real animals. There is no photoshop involved - just a group of elite animal trainers and a surreal, mystical quality that Plotnikova brings out in her work." [AQUI]

terça-feira, 29 de abril de 2014

Dia Mundial da Dança

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Dança.


Audrey Hepburn fotografada por David Seymour 
durante os ensaios do filme "Funny Face" 
(Paris, França, 1956)

segunda-feira, 28 de abril de 2014

VASCO GRAÇA MOURA: 1942/2014


VASCO GRAÇA MOURA, advogado, político, escritor - mas sobretudo um homem da cultura - faleceu ontem, em Lisboa, com 72 anos. 

Licenciado em Direito, exerceu a advocacia nas décadas de 60 e 70 do século 20. Depois do 25 de Abril de 1974, aderiu ao Partido Social Democrata (PSD) e foi Secretário de Estado da Segurança Social [no IV Governo Provisório: de 26 de Março a 8 de Agosto de 1975] e dos Retornados [no VI Governo Provisório: de 19 de Setembro de 1975 a 23 de Julho de 1976]. Mas na década de 80 do século 20 afastou-se da advocacia e da política e dedicou-se definitivamente à cultura. 

VASCO GRAÇA MOURA foi Administrador da Imprensa Nacional / Casa da Moeda - período em que lutou contra o esquecimento dos autores portugueses do passado; Presidente da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário de Fernando Pessoa e da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses; Comissário-Geral de Portugal para a Exposição Universal de Sevilha e também Director do Serviço de Bibliotecas e de Apoio à Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian. 

Desde Janeiro de 2012, era Presidente da Fundação do Centro Cultural de Belém e, apesar de gravemente doente, manteve a função até ao fim, assim como o envio das crónicas semanais para o jornal "Diário de Notícias". Em Janeiro de 2014 foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago de Espada, pelo seu trabalho pela cultura portuguesa. 

Nos seus últimos anos dedicou-se ao combate contra o Acordo Ortográfico que ele considerava "um crime de lesa-língua" e sobre o qual publicou, em 2008, o ensaio "Acordo Ortográfico: a Perspectiva do Desastre."

sexta-feira, 25 de abril de 2014

25 de Abril


E quatro décadas depois, em Portugal vive-se uma democracia que parece uma ditadura e vive-se um presente que parece um passado... um país e um povo com os quais não me identifico. Eu não vivo, sobrevivo... e o futuro é (mais) uma palavra no dicionário.


Eu sinto-me triste... e sem esperança.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

EDP vs IRS... (adenda)

Em 48 horas a declaração de rendimentos da Progenitora foi validada e considerada certa! 

M-E-D-O!!!

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro

© Foto: Greg Cox-HogL/House of Pictures 


"Yo, que me figuraba el Paraíso 
bajo la especie de una Biblioteca". 
JORGE LUIS BORGES in "Poema de los dones"(1960)

terça-feira, 22 de abril de 2014

EDP vs IRS...

Ontem a Progenitora fez a sua declaração de rendimentos por via electrónica. 

O quadro dos Rendimentos do Trabalho Dependente e/ou Pensões estava preenchido... MAS... o valor declarado na coluna das contribuições não estava correcto! [eis a parte em que a Progenitora diz palavras pouco próprias sobre o António Mexia...] 

Porquê??? Porque a EDP declarou a AT o valor constante na primeira declaração enviada, a que estava E-RRA-DA e logo estava A-NU-LA-DA

Eu dou um doce [em troca de um beijo salgado, la la la…] a quem adivinhar o valor que estava a faltar. Poi'zé, a CES! A famosa Contribuição Extraordinária Solidariedade! 

Bem, a Progenitora somou, então, o valor da SS e da CES, fez a validação e a declaração não apresentava erros. Mas, quando submeteu, apareceu um alerta vermelho que dizia que o valor anteriormente registado não coincidia com o valor actualmente declarado. [take two: eis a parte em que a Progenitora diz  palavras pouco próprias sobre o António Mexia...]

Ademais dizia uma coisa tipo: “pretender continuar?” E então a Progenitora olhou para mim e perguntou: "E AGORA?!" Eu olhei para a Progenitora e, calmamente, com o dedo do meio da mão direita em riste teclei SIM!  

Entretanto, pelo sim pelo não, avisei a Progenitora que, tal como eu sou sempre aleatoriamente seleccionada para ser inspeccionada nos aeroportos, a Progenitora eventualmente será escolhida para ser espiada pela Autoridade Tributária…

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Cada um tem o que merece…


Eu detesto frases feitas, e há uma que eu detesto especialmente: CADA UM TEM O QUE MERECE!!! 

Não falo pelos demais, falo apenas e somente por mim... 

Eu não acho que mereço o mal que tenho tido na vida. Mas a vida é, às vezes, injusta e eu não acredito na justiça nem humana nem divina.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ: 1927/2014

O escritor (jornalista e activista político) colombiano GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ faleceu hoje, com 87 anos, no México.

Gabo, ou Gabito para os amigos, é considerado um dos autores mais importantes do século 20, e um dos escritores mais admirados e traduzidos no mundo - ele foi Prémio Nobel de Literatura em 1982 -, e responsável pelo chamado "realismo mágico" e "el boom" da literatura latino-americana. 

Cortesia da minha educação ibérica, eu li muitos autores hispânicos mas sempre tive preferência pela irreverência de GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ e é-me demasiado difícil escolher um dos seus livros e eleger o meu favorito. 

Doente há alguns anos, há quem diga que a sua era uma "Crónica de una muerte anunciada" mas eu cito uma frase de "El Coronel no tiene quien le escriba", de 1961: "Lo único que llega con seguridad es la muerte."

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Visto do Céu *

* nome do livro (2002) de Alice Sebold e do filme (2009), baseado no livro, de  Peter Jackson

Egipto - Pirâmides de Gizé
Barcelona - Sagrada Família
Veneza
Amesterdão
Dubrovnik
Paris - Arco do Triunfo
Niagara - Canadá / E.U.A.

terça-feira, 15 de abril de 2014

MTV Movie Awards 2014


Eu não me lembro quando foi a última vez que vi os MTV Movie Awards [nem os Music Awards...]. 

A edição do ano actual não foi especial, tem direito a post apenas porque o JARED LETO ganhou [Best On-Screen Transformation] um Balde de Pipocas! [FYI, o prémio tem a forma de um balde de pipocas, ok?!]

A lista completa dos prémios AQUI. No entanto destaco os seguintes prémios, somente pelas categorias. 

Best Scared-As-S**t Performance: 
BRAD PITT – “World War Z” 

Best Shirtless Performance:
ZAC EFRON – “That Awkward Moment” 

Best Fight:
ORLAND BLOOM + EVANGELINE LILLY vs. ORCS – “The Hobbit: The Desolation of Smaug”

Best Kiss:
EMMA ROBERTS, JENNIFER ANISTON + WILL POULTER – “We’re the Millers” 

#WTF Moment:
LEONARD DICAPRIO – “The Wolf of Wall Street” 

Best Villain:
MILA KUNIS – “Oz, the Great and Powerful” 

Best Hero:
HENRY CAVILL – “Man of Steel”

segunda-feira, 14 de abril de 2014

SUE TOWNSEND: 1946/2014


A escritora britânica SUE TOWNSEND, autora do personagem Adrian Mole, faleceu na semana passada, com 68 anos.

Com 15 abandonou os estudos. Com 18 anos casou-se. Com 23 anos era mãe de três filhos, estava divorciada e tinha três trabalhos em part-time ("One for each child!", disse uma vez), e vivia com inúmeras dificuldade numa casa de renda subsidiada, mas escrevia secretamente. 

Um dia revelou a sua paixão ao seu segundo marido, Colin, e ele incentivou-a a fazer um curso de escrita, mas o sucesso profissional e financeiro chegou apenas por volta dos 35 anos com o diário de um adolescente chamado Adrian Mole, que era, também, um retrato de um país na década de 80 no século 20, governado pela mulher que ficou na História como a Dama de Ferro, Margaret Thatcher. 

"O Diário Secreto de Adrian Mole aos 13 Anos e 3/4" foi, inicialmente, uma obra de teatro radiofónico, mas o sucesso foi tanto que que a BBC transformou a obra numa série televisiva. Adrian Mole cresceu com os anos e com os livros: "Adrian Mole e as Armas de Destruição Massiva", 'influenciado pela participação do Reino Unido na Guerra do Iraque, e "Adrian Mole: Os Anos da Próstata" - o último da série. 

SUE TOWNSEND escreveu também "A Rainha e Eu", sobre a queda da monarquia no Reino Unido e a mudança da Família Real para um bairro social e uma casa camarária; "Número Dez", uma sátira ao então Primeiro-Ministro Tony Blair; e "Rainha Camila", sobre (finalmente) a abdicação de Elizabeth e a ascensão de Carlos - e Camila - ao Trono de Inglaterra. 

Em 2001 ficou cega por causa da diabetes, e os seus três últimos livros foram 'escritos' ditados a Sean, o seu filho mais velho. Em 2007, entrou em falência renal e durante dois anos fez hemodíalise. Em 2009 fez um transplante com um rim doado pelo seu filho mais velho, Sean. Ultimamente deslocava-se em cadeira de rodas, por causa da artite degenerativa. Em 2012 sofreu uma apoplexia e a possível publicação de mais um livro sobre Adrian Mole foi adiada...

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Metal Cats


«When you think of heavy metal rockers you probably don't think of fluffy kitties, but Alexandra Crockett is looking to change that. "Metal Cats is proof that while the music may be brutal, the people in the scene are softies for their pets just like you and me." A portion of the proceeds from the sales of Metal Cats, as well as proceeds from benefit shows held in four cites on West Coast, will go to one no-kill shelter in each of those cities, the publisher's site notes. The book is due out in May.» [in The Huffington Post]

quinta-feira, 10 de abril de 2014

PEACHES GELDOF: 1989/2014


As notas biográficas dizem que PEACHES GELDOF [falecida anteontem] era uma modelo, jornalista e apresentadora de televisão britânica. Mas para mim ela será sempre a filha do Bob Geldolf e da Paula Yates. 

PEACHES GELDOF teve pais famosos - o pai, Bob Geldof, dispensa apresentação; a mãe, Paula Yates, foi também jornalista e apresentadora de televisão -, nasceu e cresceu sob as luzes da fama. Durante a adolescência escreveu regularmente para os jornais britânicos The Guardian e The Daily Telegraph, e actualmente escrevia artigos para as revistas americana Nylon e australiana Cleo. 

Depois de uns anos típicos de "wild child", PEACHES estava casada com o vocalista da banda britânica S.C.U.M., Thomas Cohen, e tinha dois filhos, Phaedra e Astala, de um e dois anos respectivamente, e pelos filhos tinha deixado a confusão da cidade de Londres e mudado para a calma do condado de Kent argumentando "I want to be a good wife, a good mother, a good person"

PEACHES GELDOF era uma criança quando perdeu a mãe vítima de overdose acidental. Ironicamente os seus filhos perdem a mãe vítima de dieta radical.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

ABBA – “Waterloo” 40th Anniversary Deluxe Edition


«Uma edição especial do álbum "Waterloo" (com o título da canção que lhes deu a vitória eurovisiva em Abril de 74) chega esta semana com extras em áudio e um DVD com actuações da época. 

Brighton, 6 de Abril de 1974. As canções da Holanda ("I See A Star", de Mouth & McNeal) e do Reino Unido ("Long Live Love", por Olivia Newton John) partiam como favoritas para o Festival da Eurovisão (que tinha em "E depois do adeus", de Paulo de Carvalho, a representação portuguesa). Mas no final da votação a italiana Gigliola Cinquetti (que tinha vencido dez anos antes com a canção "Non ho l'eta", precisamente no ano em que Portugal se estreava no concurso, com António Calvário) surgia em segundo lugar com o tema "Si" e a vitória cabia a um grupo sueco do qual, fora das fronteiras do seu país, nunca antes ninguém havia ouvido falar. Chamavam-se ABBA, apresentavam-se ao som de "Waterloo" e sagravam-se os grandes vencedores da noite. 40 anos depois, o álbum que fez dessa canção o tema-título regressa numa edição comemorativa, com extras em áudio e DVD. (…) 

A nova Deluxe Edition que assinala os 40 anos deste mesmo disco apresenta-se num formato híbrido de CD + DVD. O CD junta ao alinhamento do álbum de 1974 algumas versões alternativas dos singles, entre as quais as gravações em sueco, alemão e francês de "Waterloo". O DVD representa a grande coleção de raridades desta edição, incluindo imagens da atuação no Eurofestival e também no Melodienfestival (o festival da canção sueco), assim como uma atuação após a vitória e uma performance no Top of The Pops. Tudo isto ao som de Waterloo ora em inglês ora em sueco.» [artigo completo por Nuno Galopim em DN Artes]

Resumindo e Baralhando: eu que sou fã dos ABBA desde 1974 (...ok, eu era uma criança e fui influenciada pela minha mãe, mas para efeitos estatísticos conta na mesma!) e tenho a discografia quase toda - e alguma 'memorabilia' -, mas há sempre espaço para mais um CD+DVD...

terça-feira, 8 de abril de 2014

MICKEY ROONEY: 1920/2014


O artista - actor, cantor, produtor - norte-americano MICKEY ROONEY, de seu nome verdadeiro Joseph Yule Jr., faleceu ontem, em Los Angeles, com 93 anos. 

Nascido em Brooklyn, Nova Iorque, filho de um casal de artistas de 'vaudeville', MICKEY ROONEY estreou-se com quinze meses e foi - tal como Shirley Temple, falecida há dois meses - uma estrela infantil e juvenil: fez dupla com a grande amiga Judy Garland, cantando e dançando, nos famosos filmes de "Andy Hardy". Mas, como quase todos os jovens artistas, MICKEY ROONEY teve problemas na passagem para os papéis adultos. No entanto manteve uma prolífica e longínqua carreira (segundo o site IMDB participou na recente versão de "Dr. Jekyll and Mr. Hyde" cuja estreia está prevista para Outubro), pois o seu lema era "never retire but inspire"!

De baixa estatura, não tinha perfil de galã, no entanto casou oito vezes, e a sua primeira esposa foi a lindíssima AVA GARDNER. O seu último casamento durou 35 anos e juntamente com a esposa Janice Chamberlin dedicava-se à defesa dos direitos dos animais. 

Apesar de nomeado quatro vezes para o Oscar, apenas ganhou dois: em 1938, o Academy Juvenile Award, que era um Prémio Especial Honorário da Academia, destinado a artistas com idade inferior a dezoito anos, que também foi ganho por Shirley Temple e Judy Garland; e em 1983, o Academy Honorary Award, pela sua carreira.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

O exercício do domínio do condomínio...

A minha vida como Administradora do Condomínio é uma festa! [Take 321]

Há um casal que é proprietário de um imóvel no edifício, mas o imóvel está arrendado e o casal vive em Mafra.

Em 27 de Janeiro, eu telefonei e informei que era a nova administradora e que as quotas estavam a pagamento e que o mesmo poderia ser feito por transferência bancária, depósito em conta, envio de cheque, ou então pessoalmente... MAS... com prévio aviso e acordo, porque eu trabalho e, durante a semana, chego a casa perto das 20 horas e ao fim-de-semana nem sempre estou em casa.

Em 27 de Fevereiro, eu telefonei novamente… “Ai e tal, desculpe… blá blá blá Whiskas Saquetas blá blá blá...”

Em 27 de Março, eu telefonei novamente… “Ai desculpe mas o meu marido teve um AVC e eu não posso ir a Lisboa.”

Em minha defesa [até porque ninguém - ok, excepto a minha progenitora! - defende moi-même!], eu digo que não sou má pessoa e até tenho alguma paciência mas a paciência tem limites!

Eu disse à senhora que lamentava e desejava as melhoras do marido... MAS... que eu avisei duas vezes e que se eles tivessem pago de imediato, eu não estava sempre a telefonar e relembrar! E ainda acrescentei que, se todos os condóminos me dessem desculpas e não me pagassem as quotas, eu não tinha dinheiro para pagar as despesas. E depois rematei que, se eles não pagassem até 7 de Abril, eu iria aplicar uma coima de 10% por cada mês em atraso.

Resumido & Baralhando: no sábado passado, às 11 horas em ponto, a senhora bateu à minha porta – mas com umas trombas maiores que uma manada de elefantes! Bem... Ela pagou as quotas. Eu dei os respectivos recibos.

Mas no fim não resisti e dei-lhe um ‘chá’: “Eu sei que a senhora está aborrecida comigo mas as pessoas não têm apenas direitos, têm também deveres!” E a senhora respondeu: “Eu não estou aborrecida, estou chocada!!! Porque a menina sabe que o meu marido está doente e obrigou-me a vir pagar!!!” 

E a ‘menina’ ripostou: “A obrigação não é minha, é sua! E sabe? No ano em que o meu pai adoeceu e faleceu, ele era o administrador do edifício, a minha mãe estava de rastos, pelo que EU é que tive que arregaçar as mangas e meter as mãos na massa! E sabe? Ninguém - ninguém!!! - se preocupou ou me ajudou!!! Porque as obrigações não se compadecem com doenças ou mortes! E eu avisei duas - duas!!! - vezes, vocês não pagaram porque não se preocuparam, portanto não venham agora com a desculpa da doença, ok?”

E a senhora meteu-se no elevador e nem um 'piu'... Mas eu aposto o meu belo pêlo em como todos os condóminos sabem da história! E eu, para não variar, sou a má da fita... Porque a culpa é sempre minha [sempreee!], mesmo quando não é.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

...

Porque foi uma semana muito difícil. Mas sobretudo... Porque existem pessoas que gostam de mim (suponho!) e não descansaram enquanto não me avisaram que o JARED LETO tinha dito, e cito: "I am single, I'm officially single... I'm available for all kinds of things! I like it all, man, you know, I just like it all! I appreciate women, and all of their infinite fascinating features."

Bemmm... entãoooo... assimmm... prontooo... vááá lááá...

"Baby, take off your coat... 
but... 

quinta-feira, 3 de abril de 2014

PACIÊNCIA, precisa-se! [take two]


TAKE THAT - "patience"

[2014 não é o meu ano; das duas, uma: ou mato alguém(s) ou alguém(s) mata-me!]

quarta-feira, 2 de abril de 2014

“I'm living in a house with a fucking elevator” *

* canção de Eminem do álbum “Relapse: Refill” de 2009

A minha vida como Administradora do Condomínio é uma festa!

Já não bastava andar a fazer de Cobradora do Fraque porque os vizinhos têm problemas de memória  (selectiva, claro!) e esquecem-se de pagar as quotas... 

Então recebo uma carta da empresa de manutenção do elevador em que comunica [entenda-se, ameaça!] que, como a Administração do Condomínio não procedeu ao pagamento da Inspecção Periódica do Equipamento [entenda-se, o elevador!], portanto dará conhecimento [entenda-se, fará queixinha!] à Câmara Municipal! 

Com (pouca, pouquíssima) paciência telefonei para a empresa de manutenção do elevador e expliquei que a Administração do Condomínio, a cargo da minha pessoa, não recebeu aviso algum para pagamento algum. E informei que tampouco foi feita uma inspecção! E eis que [vá lá, todos!] a an-ti-pá-ti-ca funcionária responde: "Mas a senhora é que tem que ir à Câmara Municipal e pedir para fazer a inspecção e o pagamento!" 

DESCULPE??? [agora não sei se ria ou se chore!]

Então a Câmara Municipal, em conjunto - e quiçá conluio - com as empresa de manutenção e de inspecção de elevadores, exige que a Administração do Condomínio pague... ahhh... MAS... a Administração do Condomínio tem que ir - e pedinchar! - à Câmara Municipal??? 

LOL! um grande, aliás enorme LOL! [agora, com licença, vou atirar-me para o chão e rebolar a rir, ok?]

Nota de Rodapata: para quem não sabe, o Estado, através das Câmara Municipais, em conjunto com as empresas de manutenção e de inspecção de elevadores, inventou (mais) uma maneira de sacar (mais) dinheiro ao Povo...

terça-feira, 1 de abril de 2014

PACIÊNCIA, precisa-se! [take one]


GUNS 'N' ROSES - "patience"

[2014 não é o meu ano; das duas, uma: ou mato alguém(s) ou alguém(s) mata-me!]