Nota de Rodapata: para quem não é fashionista, Choupette é a gata persa do Karl Lagerfeld!
quarta-feira, 30 de julho de 2014
segunda-feira, 28 de julho de 2014
"I want to ride my bicycle / I want to ride it where I LIKE" [NOT!]
for Tom Ford "Boss" Spring 2013
Ciclistas de Lisboa: não havendo ciclovias ["this is not Amsterdam"], circulem pela estrada e não pelo passeio.
É que eu não sou bruxa [...mas diz-que-diz que fui numa vida passada! MEDOOO!!!], portanto não adivinho que vocês estão atrás de mim.
E para um ataque traseiro de um ciclista [distraído e destravado] numa segunda-feira antes das oito horas da madrugada manhã, então que seja o HENRY CAVILL!
Nota de Rodapata: atitude tipicamente lusitana, primeiro incentiva-se o uso das bicicletas, depois constroem-se as ciclovias...
sexta-feira, 25 de julho de 2014
Abandono e maus-tratos à animais já é crime!
«Maus-tratos contra animais já são crime. O Parlamento aprovou esta sexta-feira a criminalização dos maus-tratos contra animais, com os votos favoráveis do PSD, PS, PEV, BE e do CDS-PP, bancada que registou dois votos contra e duas abstenções. Os deputados do CDS-PP Abel Baptista e Hélder Amaral votaram contra o novo regime sancionatório e Cecília Meireles e Michael Seufert abstiveram-se, anunciando a entrega de declarações de voto. O PCP também optou pela abstenção por considerar que o problema dos maus tratos a animais deve ter como resposta prioritária "medidas preventivas" e por discordar da "criminalização que impõe a aplicação de penas de prisão".
MAS...
"Tourada, circo e agropecuária escapam à criminalização de maus-tratos a animais. O CDS-PP introduziu esta quinta-feira um artigo ao diploma que criminaliza dos maus-tratos a animais de companhia que salvaguarda as suas preocupações de que a lei pudesse de alguma forma aplicar-se a explorações agropecuárias, touradas ou circos. Um texto de substituição, que deu entrada na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, acrescenta um artigo que estabelece que a criminalização dos maus-tratos "não abrange os animais utilizados em exploração agrícola, pecuária ou agroindustrial, assim como os utilizados para fins de espectáculo comercial ou outros fins legalmente previstos". Nos outros "fins legalmente previstos" inclui-se sobretudo a investigação médica, explicou à agência Lusa fonte da maioria PSD/CDS-PP.
A criminalização dos maus-tratos a animais de companhia já tinha sido aprovada na especialidade, na semana passada, numa votação artigo a artigo na qual a deputada do CDS-PP Teresa Anjinho tinha votado contra o artigo de alargamento dos direitos das associações zoófilas. Este artigo equipara as associações zoófilas a organizações não-governamentais ambientais, dando-lhes o direito a constituírem-se assistentes em processos e dispensadas do pagamento de custas judiciais. Fonte do grupo parlamentar do CDS-PP disse na altura à Lusa que, como aquela parte do articulado se referia à protecção animal, em geral, e não apenas aos animais de companhia, tinha dúvidas quanto uma eventual futura "apresentação de queixas, designadamente a explorações agropecuárias, com isenção de custas", por parte das associações zoófilas.
Os artigos da criminalização dos maus-tratos a animais de companhia foram aprovados com os votos favoráveis do PSD, PS, CDS-PP e BE e os votos contra do PCP. O projecto de lei estabelece que "quem, sem motivo legítimo, infligir dor, sofrimento ou quaisquer outros maus-tratos físicos a um animal de companhia é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias" Em caso de abandono, está prevista uma "pena de prisão até seis meses de prisão ou com pena de multa até 120 dias". Se dos maus-tratos resultar a morte do animal de companhia, "a privação de importante órgão ou membro ou a afectação grave e permanente da sua capacidade de locomoção, o agente é punido com a pena de prisão até dois anos ou com pena de multa até 240 dias".»
quarta-feira, 23 de julho de 2014
Primeiro Aniversário do Príncipe George
O Príncipe George de Cambridge fez um ano [ontem] e também fez a sua primeira capa da revista "Vanity Fair".
Nota de Rodapata: diz-que-diz que a foto da capa da revista "Vanity Fair" também teve a sua dose de photoshop, não no pequeno príncipe, coitadinho!, mas no grande príncipe - as 'entradas' foram 'fechadas'...!!!
Fotos: Mark Stewart / Vanity Fair
+ John Stillwell / Getty Images
segunda-feira, 21 de julho de 2014
Casamento de ADAM LEVINE e BEHATI PRINSLOO
[...sem fotos oficiais (ou oficiosas), a que ilustra o post é da 'Post Oscars Party', organizada pela revista Vanity Fair, e da autoria do fotógrafo Joshua Langston]
sexta-feira, 18 de julho de 2014
...sobre o livro sobre a 'DONA' DOLORES...
Para começar, aviso que não li o livro (nem lerei, porque – apesar de gostar de ler biografias – sou muito selectiva nas minhas escolhas de leituras).
Para continuar, a semelhança com o título da obra (prima) do dramaturgo alemão BERTOLT BRECHT – "Mãe Coragem e Seus Filhos" (no original, em alemão, "Mutter Courage und ihre Kinder") – não é coincidência... é arrogância!
Para terminar, eu penso que quase todos os portugueses conhecem a história da 'coitadinha' "DONA" DOLORES [...suponho que "Dona" seja uma espécie de certificado obtido através de equivalências de vivências...], pelo que um livro sobre a sua vida era dispensável e desnecessário.
Ahhh mas, segundo alguns extractos divulgados da 'obra', é irónico que a "DONA" DOLORES tenha tentado abortar do quarto filho [o famoso Cristiano Ronaldo] – e cito – "bebendo cerveja quente e correndo muito" [?!?!?!] e, afinal, seja o 'aborto' quem sustenta a mãe (e a família)...
Nota de Rodapata: tantas mulheres que passam tantas, mas tantas, dificuldades (p.e., em países árabes e africanos) é ostensivo – e sobretudo, ofensivo! – chamar Mãe Coragem à "DONA" DOLORES!!!
quarta-feira, 16 de julho de 2014
segunda-feira, 14 de julho de 2014
sexta-feira, 11 de julho de 2014
The Bridge - segunda temporada
Hoje estreia em Portugal, no canal Fox, às 21:40 horas, a segunda temporada de "THE BRIDGE", 48 horas depois da estreia nos Estados Unidos da América.
Depois de ver (e rever) a primeira temporada – que adorei! –, estou curiosa para ver a segunda temporada. Especialmente o DEMIÁN BICHIR, que ‘conheci’ na série mexicana "Capadocia" e posteriormente na série americana "Weeds".
THE BRIDGE é a versão americana da co-produção sueca e dinamarquesa "BRON/BROEN" (emitida em Portugal no canal AXN): na série original, a acção decorre na fronteira entre a Suécia e a Dinamarca; e na versão americana, a acção decorre na (difícil) fronteira entre o México e os Estados Unidos da América.
Ao contrário da versão americana de “The Killing” (o original é dinamarquês – "Forbrydelsen" – e é excelente!), de que não gostei especialmente, a adaptação americana de “BRON/BROEN" é bastante interessante.
quinta-feira, 10 de julho de 2014
quarta-feira, 9 de julho de 2014
terça-feira, 8 de julho de 2014
segunda-feira, 7 de julho de 2014
sexta-feira, 4 de julho de 2014
MARLON BRANDO, um actor chamado desejo
«Sozinho,
na bancarrota e recluso na sua casa de Los Angeles, MARLON BRANDO faleceu há
uma década, aos 80 anos, em condições que muito pouco tinham que ver com o êxito
que o actor tinha tido ao longo da sua trajectória artística.
O suicídio da filha Cheyenne (assim como a morte do filho Dylan, e a prisão do filho Christian pelo assassinato do noivo de Cheyenne) foi o golpe mais duro de uma vida decorrida entre as luzes de uma sedutora 'vis actoral' e as sombras de uma personalidade vulcânica. A personalidade de um actor chamado desejo.»
O suicídio da filha Cheyenne (assim como a morte do filho Dylan, e a prisão do filho Christian pelo assassinato do noivo de Cheyenne) foi o golpe mais duro de uma vida decorrida entre as luzes de uma sedutora 'vis actoral' e as sombras de uma personalidade vulcânica. A personalidade de um actor chamado desejo.»
[texto adaptado do original, em espanhol, publicado em "El País"]
quinta-feira, 3 de julho de 2014
SOPHIA de MELLO BREYNER ANDRESEN - Honras de Panteão Nacional
Uma década depois do dia da sua morte, ontem SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN [uma das maiores poetisas portuguesas e a primeira mulher portuguesa que recebeu o maior prémio literário da língua portuguesa, o Prémio Camões] tem Honras de Panteão Nacional.
«Aqui, deposta enfim a minha imagem,
Tudo o que é jogo e tudo o que é passagem,
No interior das coisas canto nua.
Aqui livre sou eu — eco da lua,
E dos jardins, os gestos recebidos,
E o tumulto dos gestos pressentidos,
Aqui sou eu em tudo quanto amei.
Não por aquilo que só atravessei,
Não pelo meu rumor que só perdi,
Não pelos incertos actos que vivi,
Mas por tudo de quanto ressoei
E em cujo amor de amor me eternizei.»
in “Aqui” (in "Dia do Mar", 1947)
de Sophia de Mello Breyner Andresen
quarta-feira, 2 de julho de 2014
...
2 de Julho é 183º dia do ano no calendário
gregoriano.
Porque há 182 dias antes e 182 depois, este é o
«dia do meio do ano» (182+1+182=365).
Numericamente, e astrologicamente, significa uma
oposição da passagem do sol (o momento preciso é ao «meio-dia») entre o último
dia do ano velho (31 de Dezembro) e o primeiro dia do ano novo (1 de Janeiro).
terça-feira, 1 de julho de 2014
CARLOS DO CARMO: Premio a la Excelencia Musical - Grammy Latino 2014
Willy
Chirino, César Costa, CARLOS DO CARMO,
Dúo Dinámico, Los Lobos, Valeria
Lynch, y Ney Matogrosso serán
reconocidos con el Premio a la
Excelencia Musical de la Academia Latina de la Grabación®. El
reconocimiento se realizará en una ceremonia especial por invitación el miércoles, 19 de noviembre, en el Hollywood
Theatre del MGM Grand
Hotel and Casino como parte de las celebraciones de la 15ª Entrega Anual del Latin GRAMMY®.
Premio a la
Excelencia Musical: Este premio es otorgado por votación del Consejo
Directivo de La Academia Latina de la Grabación a artistas que han realizado
contribuciones creativas de excepcional importancia artística en el campo de la
grabación durante sus carreras.
Proveniente de Portugal CARLO DO CARMO es uno de los más grandes cantantes de fado de su
tiempo. Su madre, la legendaria cantante Lucilia do Carmo, fue una gran
influencia en su carrera, que ha durado más de 50 años. Si bien el fado ha sido
el centro de su música, el estilo distintivo de canto de Carlos do Carmo está
marcado por el timbre especial de su voz junto a su afinidad personal por las
baladas pop francesas y la bossa nova brasileña, creando un sonido
inconfundible y definido que lo distingue como una de las voces más
emblemáticas de la música portuguesa. Entre su amplio repertorio de canciones,
do Carmo es más reconocido por "Lágrimas De Orvalho", "Lisboa
Menina E Moça" y "Canoas Do Tejo". Ha recibido el reconocimiento
internacional y se ha presentado ante multitudes con entradas agotadas en
lugares emblemáticos como el Royal Albert Hall de Londres, el L'Olympia de
París y el Carnegie Hall de Nueva York. Tuvo un papel clave para convertir al
fado como parte del Patrimonio Cultural de la Humanidad de la UNESCO a través
de sus innumerables conciertos, grabaciones y su participación en la película Fados de 2007 del director Carlos Saura. Él
continúa realizando giras activamente.
in Latin Grammy
Subscrever:
Mensagens (Atom)