quarta-feira, 28 de outubro de 2009

DOR CRÓNICA - Serviço de Saúde, RTP1

Ontem, à noite, o programa "Serviço de Saúde" na RTP1 foi sobre a DOR CRÓNICA.

Um excelente programa mas que, lamentavelmente, começou às 23 horas... porque, antes, a Estação do Estado emitiu o pseudo programa de humor "Tele Rural"... (certamente há quem goste mas eu não!)

O programa, apresentado e coordenadao por Maria Elisa Domingues, teve como convidados o Prof. CASTRO LOPES, Coordenador Nacional do Programa de Controlo de Dor; o Dr. JOSÉ ROMÃO, Presidente da APED (Associação Portuguesa para o Estudo da Dor); a Dra. VIVIANA TAVARES, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia; e o Dr. RUI CERNADAS, Médico de Família.

30% da população portuguesa (cerca de 3 milhões de pessoas, crianças e adultos e idosos) sofre de DOR CRÓNICA, sendo que 13% sofre de Dor Moderada a Forte, mas apenas 1% chega à Consulta da Dor!

E aqui e agora faço MEA CULPA! Porque pertenço aos 30% e aos 13% mas não pertenço ao 1%... AINDA! Eu tenho uma grande tolerância da dor (por um lado é bom, por um lado é mau) e acho sempre que aguento "um pouco mais"... mas a verdade pura e dura é que a DOR CRÓNICA pode provocar incapacidade e pode resultar na reforma antecipada!

Portanto o programa serviu-me de alerta e de incentivo, até porque sou (ainda) jovem e quero viver muitos anos... de preferência sem dor!

NOTA: certas criaturas acham que "se vê na cara" quem sofre de DOR CRÓNICA... não "se vê na cara", até porque "quem vê caras não vê corações", e eu optei por sorrir em vez de chorar!

10 comentários:

Mnemósine disse...

Então não percas tempo e procura já uma consulta dessas!
**

Dive disse...

Da gosto ver pessoas lutadoras!

Abobrinha disse...

Gatinha

Põe-te nos 1% rapidamente. Eu sei que os gatos têm 9 vidas, mas cada uma é para ser longa e feliz.

A maioria das mulheres tem alguma tolerância à dor... eu não! Só para coisas práticas como depilação. No resto confesso que sou um bocado uma nulidade.

Ainda bem que viste esse programa.

Beijinhos e melhoras

Anira the Cat disse...

É um alerta a levar a sério. Podemos sempre aguentar, é verdade, mas se conseguirmos viver sem dor será muito melhor!

Dudu disse...

Força para essa batalha que tens pela frente, mas o facto de optares por sorrir mostra que és uma vencedora.
Procura o quanto antes essas consultas.
As melhoras, bjs.

GATA disse...

MNEMÓSINE: apenas em Dezembro, mas prometo que procuro! :-)

GATA disse...

DIVE: sempre lutei (perdi e ganhei)... portanto venha mais uma luta!

GATA disse...

ABOBRINHA: os gatos anglosaxónicos têm 9 vidas, os demais gatos têm só 7 vidas... :-)

Eu tenho grande tolerância... p.e., parti uma pata e apenas 24 horas depois fui ao hospital! :-)

Turrinhas!

GATA disse...

ANIRA THE CAT: a minha tendência é sempre aguentar, mas vou mudar-me e tratar-me... a sério! :-)

GATA disse...

DUDU: obrigada!

Não sei se sou uma vencedora, mas sou uma lutadora! :-)

Bjinhauuu!