quarta-feira, 18 de junho de 2008

CYD CHARISSE: 1921/2008

CYD CHARISSE, cujo nome de baptismo era Tula Ellice Finklea nasceu a 8 de Março de 1921 em Amarillo (Texas) e faleceu -ontem- a 17 de Junho de 2008 em Los Angeles (California).

Com formação em dança clássica, aos 13 anos CYD integrou o Ballets Russes e, sob os nomes “Celia Siderova" and "Maria Istromena”, fez digressões pela Europa e pelos Estados Unidos da América. Mas o início da Segunda Guerra Mundial levou ao fim dos Ballets Russes e CYD, que então vivia em Paris, rumou a Hollywwod e tornou-se prima bailarina residente do ballet dos estudios MGM… e o resto é história!

O nome CYD deriva da alcunha ‘Sid’, dada pelo seu irmão que, quando criança, não conseguia dizer ‘Sis’ de ‘Sister’. No momento da opção de um nome artístico, Tula lembrou-se dessa alcunha e tentou convencer o seu agente a aceitar. Mas ele achou que SID era demasiado masculino e sugeriu... CYD.

E, como homenagem, aqui está uma cena do filme “Singing in the Rain” com o meu par favorito de dançarinos - Gene Kelly & Cyd Charisse...

6 comentários:

Sadeek disse...

Chiçaaaaaa....antes ela que eu...eheheh

BEIJOOOOOOOOOOO

Afrika disse...

(só agora o youtube me deixou ver o vídeo)
Caramba, que felina... fantástica! Conhecia o pra Fred Astaire e Ginger Rogers, assim como o Gene mas não a Cyd! Excelente...

GATA disse...

SADEEK: calmaaaaa!!!

A Cyd Charisse já tinha 87 anos!
Tu ainda nem tens 30 anos!!!

(mas está quase... ó Santola!...ah ah ah)

GATA disse...

AFRIKA: é fantástica, não é?

O par Fred Astaire & Ginger Rogers era, para mim, demasiado convencional (no entanto reconheço que eram ambos bons dançarinos!)

Agora o par Gene Kelly & Cyd Charisse...ADORO!!!... e eles foram responsáveis pela minha paixão pela dança! :-)

Djinn disse...

Sem dúvida...eheheheh grande senhora da dança, era uma maravilha!
Hmmmm adoro os musicais dessa época!

GATA disse...

DJINN: uma divina da dança...

...com umas pernas divinais! :-)

Então já somos duas, porque eu também adoro os musicais dessa época!