quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Desafio da SALTO-ALTO


SALTO-ALTO desafiou-me e o desafio é o seguinte:

- mencionar as regras do desafio; done!
- listar 8 coisas que sonho fazer; done!
- desafiar 8 blogers; errr…esta é que me lixa sempre!
- informar os blogers desafiados; errr... next! ;-)
- comentar no blog do desafiador. done!

Para começar, constatei que a maioria das pessoas que aceitou este desafio, entre outras coisas, respondeu VIAJAR e TER FILHOS.* Para terminar, constatei também que este desafio é semelhante a este desafio(apeteceu-me fazer 'copy & paste'...)

Segundo consta, eu tenho 7 vidas (9 na versão anglo-saxónica!) mas não tenho 8 sonhos… Eu tenho apenas 1: (TENTAR) SER FELIZ! E isso quer dizer...

1. ter os 'meus' junto a mim
2. ter saúde
3. ter trabalho
4. ter amigos
5. ter gatos (de 2 e 4 patas!)
6. ter 'a place I call home'
7. ter 'a love I call my own'
8. e... viver até aos 99 anos!


* eu não quero ter filhos mas quero continuar a viajar… porque eu ainda não era nascida (mas já estava concebida!) e já viajava (Gracias mami y papi, ¡os quiero! ¡Mucho! ¡Siempre!)

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Cartão BOTICAS LUSITANAS (1)


Eu fui das primeiras pessoas a aderir ao Cartão Farmácias Portuguesas (cortesia do meu ex farmacêutico), no entanto -passados quase nove meses!- ainda não tenho o cartão definitivo.

Cerca de três meses depois da adesão contactei a Linha de Apoio das "Boticas Lusitanas" e perguntei porque é que eu ainda não tinha recebido o cartão definitivo. Após a confirmação dos meus dados, seguiu-se este diálogo:

ELE: “Ah, mas a senhora já está no sistema!”
EU: “Não… a senhora não está no sistema, a senhora está em casa, sentada no sofá da sala, o que está no sistema são os dados da senhora!”
ELE: “Pois, era isso que eu queria dizer!”
EU: “Pois mas não foi o que disse!” “Adiante, então se os meus dados já estão no sistema, porque é que eu ainda não recebi o cartão definitivo?!”
ELE: “Ah… isso não sei!”


Cerca de três meses depois do primeiro contacto e seis meses depois de ter aderido ao maldito cartão, contactei (outra vez!) a Linha de Apoio das "Boticas Lusitanas" e perguntei (outra vez!) porque é que eu ainda não tinha recebido o cartão definitivo. Após a confirmação (outra vez!) dos meus dados, seguiu-se este diálogo:

ELA: “Os seus dados correctos e …”
EU: “Já sei! ... 'estão no sistema!' … Então, pergunto mais uma vez, se os meus dados já estão no sistema, porque é que eu ainda não recebi o cartão definitivo?!”
ELA: “Sabe… houve uma grande adesão ao cartão e não houve capacidade de resposta imediata. E a Caixa Geral de Depósitos -que é a emissoras dos cartões- também está atrasada…”
EU: ???


Portanto, a conclusão é a seguinte: Portugal não tem capacidade de resposta para um simples cartão! Agora imagine-se para uma complexa catástrofe??? (vide, p.e., o 'famoso' simulacro do sismo...) E a CGD não está atrasada, a CGD é atrasada… ou não fosse o BANCO DO ESTADO!

Mas eu desconfio que, se eu tivesse aderido ao maldito cartão como MEIO DE PAGAMENTO, e não como PROGRAMA DE PONTOS, eu já tinha o cartão definitivo há muitooo tempo!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Adenda ao post anterior


A 'Miss Adega' está, outra vez, no hospital.

Parece que ela reagiu mal a um medicamento...
(mas, de certeza, que reagiria bem a uma droga!)

M
as, de mim para mim, não foi uma overdose...
...foi um shot at love! Ohhhhh Blakeeeee!

"só estávamos juntos pelo sexo"


A frase 'intelectual' foi proferida por AMY WINEHOUSE.
(e não por mim, porque eu até posso pensar mas não vou dizer!)

Segundo o tablóide britânico NEWS OF THE WORLD, a cantora admitiu que o seu casamento com Blake Fielder-Civil acabou. E confessou:

"It’s over. There’s no way back for us now. It was never going to last. We were only together for SEX."

SEXO?! E eu que pensava que eles só estavam juntos pelas DROGAS!..

PS: eu adorooo os jornais britânicos, é o meu lado kitsch!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

...o ballet e o bazar...


Na SEXTA à noite fui ao Coliseu ver "O Lago dos Cisnes" pelo Ballet Imperial Russo.

Eu já tinha visto este bailado, mas tinha alguma curiosidade em ver esta versão, pois alguns dos bailarinos são do (famoso) Teatro Bolshoi e alguns dos colaboradores são do American Ballet Theatre e do Grand Opera de Paris...nomeadamente o meu querido PATRICK DUPOND! Bem, ele já não dança mas o NARIMAN BEKZHANOV faz uma boa performance

Agora expliquem-me porque os adultos insistem em levar as crianças ao ballet à noite?! A maioria saiu do Coliseu em braços e no sétimo sono! A menina que estava sentada ao meu lado ainda aguentou grande parte do espectáculo mas no final já tinha a cabeça deitada no colo da mãe.

No SÁBADO, à hora de almoço, fui numa pata (e vim noutra pata) ao Bazar Diplomático no Museu do Oriente. A vontade não era muita (de facto, era muito... pouca!!!) mas "noblesse oblige"!

No entanto o Bazar Diplomático já teve melhores anos... cada ano participam menos embaixadas e cada ano as coisas são mais caras. Eu sei que as vendas revertem a favor de uma instituição de caridade, mas... Pashminas, no stand do Paquistão, a 50 euros??? Ora, eu comprei uma em Nova Iorque por 5 dólares e uma em Londres por 5 libras!!!

Agora não entendi (devia ser do calor!!!) porque raio o stand de Portugal vendia uma Liquidificadora para comida de bébes??? Isso é um produto tipicamente português???

PS: o DOMINGO foi triste pois faleceu a mãe do meu querido amigo ALEX...

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Os meus problemas com as autoridades

Porque alguém quis saber a história da "zona proibida do cemitério judeu" de Praga...

Em tempos idos, eu tive uma 'pancada' pelo MICHAEL HUTCHENCE, o falecido vocalista dos INXS.

O video da canção "Never Tear Us Apart"* (do album "Kick" de 1987) foi filmado em Praga. E eu, quando estive na capital da República Checa, reconheci todos os locais do video... excepto um!

Na parte do solo de saxofone, o Kirk Pengilly (e posteriormente o Michael Hutchence) está numa zona do cemitério que, na altura em que eu estive em Praga, estava vedada. Mas estava vedada, apenas, por uma corrente de ferro ferrugenta que eu, distraidamente, saltei... E eis que, em segundos, apareceu um policia checo a falar checo! Pois, eu não sabia checo, pelo que disse -em português!- "eu não falo checo" e abandonei o local... até porque o polícia, ademais de feio, era antipático!

Mas, uns dias depois, eu tive um outro percalço com uma outra autoridade checa...

N
o metro, eu dirigia-me para a plataforma de embarque quando fui abordada por um senhor checo a falar checo. Ora, como já referi, eu não sabia checo, mas desta vez nem sequer disse "eu não falo checo"... desta vez, simplesmente, ignorei o senhor. Mas o senhor não gostou e elevou o tom de voz e mostrou-me um distintivo: era um fiscal do metro e queria verificar o meu titulo de transporte! Pois, eu não tenho culpa de não saber checo e de os fiscais do metro de Praga trajarem (quase) à civil...!!!

*
no funeral do Michael Hutchence, na saída do caixão da igreja, tocaram esta canção...

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

"68/89" - da Primavera de Praga à Revolução de Veludo



Ontem (18/11) na Fundação Mário Soares, com o apoio da Embaixada da República Checa em Portugal, inaugurou-se a exposição fotográfica documental "68/89 - da Primavera de Praga à Revolução de Veludo".

A referida exposição fotográfica "ilustra dois dos momentos mais marcantes da história da antiga Checoslováquia - a Primavera de Praga e, vinte anos mais tarde, a Revolução de Veludo."

De Praga, uma cidade que merece uma visita (ainda que, actualmente, seja um destino turístico bastante procurado, logo 'infestado' de gente na época alta!) e, com alguma distância temporal e emocional, eu guardo boas recordações... nomeadamente a falta de comunicação com os locais, que tanto complicava como safava! Por exemplo, safou-me de conhecer a polícia checa ao tentar entrar numa zona proibida do cemitério judeu! Talvez, um dia, regresse a Praga... mas, presentemente, encerrei o ciclo 'velho mundo' e abri o ciclo 'novo mundo'!

Eu, sendo uma entusiasta das exposições fotográficas documentais, recomendo vivamente esta mostra, pois retrata uma interessante parte da recente História da Europa.

NOTA: a exposição decorre de 19 de Novembro a 19 de Dezembro, de segunda a sexta, de 14:30 a 19:30, na Fundação Mário Soares (Rua de São Bento, 160 - Lisboa)

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Estoril Film Festival




Na passada sexta-feira (14/11) começou o ESTORIL FILM FESTIVAL.

O festival, sob a direcção de PAULO BRANCO, "celebra o cinema enquanto criação artística" e "parte para a aposta na exploração da sétima arte exaltando as três vertentes específicas do cinema -arte, entretenimento e indústria- através da obra dos mais incontornáveis realizadores contemporâneos." (...) "A competição centra-se na qualidade do cinema europeu. Fora de competição extravasam-se os limites geográficos, em prol da divulgação do que melhor se faz a nível técnico e criativo em todo o mundo."


A destacar: homenagem BERNARDO BERTOLUCCI, retrospectiva TIM BURTON e ciclo PAUL NEWMAN - o realizador (a não perder o filme "The Effect of Gamma Rays on Man-In-The-Moon Marigolds", quinta-feira 21/11, às 21:45, no Centro de Congressos do Estoril).

Para quem gosta de cinema, esta é uma excelente oportunidade de ver (ou rever) excelentes filmes. E os bilhetes custam apenas três euros!

O festival decorre até ao próximo sábado (22/11) em simultâneo no Casino e no Centro de Congressos, ambos no Estoril.

Para maior informação, consultar site oficial do festival.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

JORGE PALMA


Tira a mão do queixo, não penses mais nisso
O que lá vai já deu o que tinha a dar
Quem ganhou, ganhou e usou-se disso
Quem perdeu há-de ter mais cartas para dar
E enquanto alguns fazem figura
Outros sucumbem à batota
Chega aonde tu quiseres
Mas goza bem a tua rota
("A gente vai continuar")

Hoje à noite, no Campo Pequeno, JORGE PALMA apresentará o seu espectáculo "Último Metro", cujo título é o mesmo do clássico filme (de 1980) do realizador francês François Truffaut.

Com grande pena, não irei ao concerto (as dores nas costas continuam...) mas já vi vários concertos do JORGE PALMA, sobretudo no final da década de 80 do século 20, a qual foi -para mim- a melhor fase da carreira do cantautor.

Mas a minha melhor memória do JORGE PALMA remonta ao final da década de 70 do século 20. Eu lembro de, menina pequenina, ir pela mão do meu pai, no túnel de acesso ao metro dos Restauradores, e de ver o meu pai dar uma moeda a um jovem que cantava e tocava guitarra. Uns anos depois, o tal jovem cantava e tocava guitarra na televisão!

"Gatita, lembras-te do rapaz do metro a quem o pai sempre dava uma moeda?"

Hoje este post é dedicado ao meu pai, que sempre gostou do tal rapaz que cantava e tocava guitarra no metro dos Restauradores. (¡te echo de menos!)

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Já começou...

...a saga do NATAL!

Eu não gosto do Natal. E, sobretudo, não gosto do cinismo do Natal.

Eu gosto de dar prendas mas irrita-me ter que dar por obrigação. E irrita-me, em especial, aquela treta do "dar para receber"! E as listas?! Ai as listas... as crianças ainda aceito, agora os adultos??? (só me apetece dizer para meter as listas no...!)

E
depois há os anúncios... especialmente este anúncio!

No ano passado, o choque foi tal que até fiz um
post! E este ano não bastava ELA... este ano ELA vem com ELE!!!

SOCORRO!

PS: E o raio da canção que não sai da minha cabeça!!!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

FDS na cama...


O stress, tal qual pirata, atacou as minhas costas!
Eu fui apanhada desprevenida e fui feita refém!

Resultado: FDS na cama, quase sem me poder mexer! Bem, com excepção das refeições e das 'necessidades'...

Hoje preciso MESMO de uma massagem!


PS: até dispensava a praia mas não dispensava o moço!

sábado, 8 de novembro de 2008

Desafio da GATA ao CORVO


As regras existem para serem quebradas. Hoje vou quebrar uma regra e publicar o desafio do meu querido THE CROW.


- colocar foto individual;
- escolher uma banda ou artista; depois de muito pensar, o que mais se adequa é o ROBBIE WILLIAMS
- responder às questões somente com títulos de canções da referida banda ou artista; OK
- desafiar outras 4 pessoas.
sorry... não desafio ninguém, só respondo a desafios! ;-)

1. És homem ou mulher?
HANDSOME MAN (ok… não me vejo como bonito, mas foi o mais próximo de “Charming Man”)

2. Descreve-te:
NO REGRETS / MISUNDERSTOOD / MAN MACHINE / ONE OF GOD’S BETTER PEOPLE

3. O que as pessoas acham de ti?
BETTER MAN

4. Como descreves o teu último relacionamento?
SEXED UP (não só o título, mas toda a música)

5. Como descreves o estado da tua relação actual?
SOMETHING BEAUTIFUL / SHE'S THE ONE

6. Onde querias estar agora?
THE ROAD TO MANDALAY / THE 80’S

7. O que pensas a respeito do amor?
LET LOVE BE YOUR ENERGY

8. Como é a tua vida?
FREEDOM (sim… o original é do George Michael, mas o Robbie Williams fez uma cover) / GRACE / KARMA KILLER

9. O que pedirias se pudesses ter só um desejo?
MAKE ME PURE (mas atenção que a frase seguinte, na música, é “but not yet”)

10. Escreve uma frase sábia:
WIN SOME, LOSE SOME / “ALL IS WONDERFUL IN THIS LIFE” (ok… não é o título de uma canção mas pertence a “Tripping”)

PS: ele, sendo grande fã do 007, tentou responder às perguntas usando os títulos das canções dos filmes do James Bond... mas foi difícil... giro mas difícil.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

SUEDE - stay together

(não consegui 'encaixar' o título de uma certa canção -que adoro!- no desafio anterior, pelo que aproveito e publico o video!)

Come to my house tonight
We can be together in the nuclear sky
And we will dance in the poison rain
And we can stay a while in heaven today


NOTA: a referida canção marca o antes e o depois nos SUEDE... foi a última escrita pela dupla Brett Anderson/Bernard Butler, é um single que não pertence a nenhum album, a canção é considerada pelos fãs como "a melhor" e o video é considerado pelo vocalista como "o pior"... (no inicio até foi censurado pelas televisões britânicas por causa de certas imagens!)

Desafio da MLEE



MLEE desafiou-me e o desafio é o seguinte:

- colocar uma foto individual;
- escolher uma banda ou artista;
- responder às questões somente com títulos de canções da referida banda ou artista;
- desafiar outras 4 pessoas.

A foto: da banda? está acima! minha?! está no perfil... ;-)
A banda:
SUEDEAs respostas: estão abaixo.
Os desafiados: errr... já várias pessoas aceitaram este desafio noutros blogs, pelo que 'passo a outro e não ao mesmo'...

1. És homem ou mulher?
Sou uma ASTROGIRL!

2. Descreve-te:
Sou uma BEAUTIFUL LOSER com SAVOIRE FAIRE mas com muita ATTITUDE! Por vezes sou (a bit) LAZY mas quando estou cheia de ELECTRICITY nunca CAN’T GET ENOUGH!!!

3. O que as pessoas acham de ti?
Um dia alguém disse que eu sou uma FILMSTAR mas que estou LOST IN TV! Quem não gosta diz "(she's) TRASH"! Quem gosta diz "SHE IN FASHION"

4. Como descreves o teu último relacionamento?
HE’S GONE!

5. Como descreves o estado da tua relação actual?
Ahhh... THE CHEMESTRY BETWEEN US! E THE BEAUTIFUL ONES transformam-se em THE WILD ONES!
6. Onde querias estar agora?
BY THE SEA… ou num PICNIC BY THE MOTORWAY

7. O que pensas a respeito do amor?
O amor é ONE HIT TO THE BODY! (faz-me sentir STARCRAZY mas também faz-me tomar SLEEPING PILLS)

8. Como é a tua vida?
Bem... ultimamente parece THIS HOLLYWOOD LIFE numa SATURDAY NIGHT!

9. O que pedirias se pudesses ter só um desejo?
Só um?! ser sempre SO YOUNG!

10. Escreve uma frase sábia:
EVERYTHING WILL FLOW… "see you in" THE NEXT LIFE (Brett)!

PS: eu confesso que foi difícil e houve canções que adoro mas cujos títulos não consegui 'transformar' em respostas às perguntas...

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

E o 44º Presidente dos E.U.A. é...

BARACK OBAMA!
YES, WE CAN!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

FDS 2 (sábado) - CONCERTO

No sábado à noite fui ao concerto do PETER MURPHY no Coliseu de Lisboa.

A primeira vez que vi PETER MURPHY foi, também no Coliseu, no início da década de 90 do século 20. E não-sei-quantos-anos depois, lá estávamos ambos no mesmo local... ele no palco, eu na primeira fila... os dois mais velhos, os dois mais gordos (mas não muito!) mas os dois ainda charmosos - especialmente ele!

Eu sempre tive um 'fraco' pelo PETER MURPHY, desde o tempo dos BAUHAUS. Talvez a culpa seja dos seus olhos azuis... E no sábado à noite, durante a canção "Marlene Dietrich's Favorite Poem", os seus olhos azuis olharam para os meus olhos castanhos e ele disse: "don't go away heartbroken"... e eu sorri e mandei-lhe um beijo! E aqueles 10 segundos valeram tudo!

Aos 51 anos, PETER MURPHY continua cheio de estilo (que pena a 'coroazinha'...) e com aquela que é -para mim- a melhor voz da música alternativa/independente. E nesta "Retrospective Tour", ele cantou quase todos os êxitos (faltou "Indigo Eyes"...), recuperou "She's in Parties" (dos Bauhaus) e ofertou "Hurt" (dos Nine Inch Nails). Nos encores brindou o público com "A Strange Kind of Love" (no 1º), "Cuts You Up" (no 2º) e "All Night Long" (no 3º).

Para quem não sabe, ele vive em Ankara e está casado com a directora da Companhia Nacional de Dança Moderna da Turquia. Por ela, ele converteu-se ao islamismo (era católico) mas -Graças a Bastet- não estupidificou!

Sempre simpático, PETER MURPHY disse que era um prazer voltar ao Coliseu (a beautiful building) e a Lisboa (a great city), e revelou que em breve editará um album de originais.

Então fico à espera! E se ele voltar a Lisboa e ao Coliseu, eu lá estarei na primeira fila, como das vezes anteriores!

TIO VÂNIA (teatro)


Na sexta-feira à noite, na companhia do meu amigo Alex, fui ver "ENCONTROS e DESENCONTROS no CAMPO com TIO VÂNIA", uma adaptação da peça "Tio Vânia" de Anton Tchekhov.

Eu já vi várias versões desta obra clássica do realismo russo, mas esta versão vale sobretudo pelo jovem actor ELMANO SANCHO. É, sem dúvida, o melhor do grupo, pois interpreta 'Vanuska' -esse personagem fabuloso criado por Anton Tchekhov no final do século XIX- de corpo e alma! A cena da 'janela' é de uma grande integridade e intensidade.

Lamentavelmente, o Jorge Silva Melo, que fez a tradução da obra -suponho que a partir da versão inglesa ou francesa!- não autorizou o uso da versão portuguesa, pelo que a produção tem que pagar DIARIAMENTE os direitos de autor com as receitas da bilheteira! É difícil ser actor e viver do teatro em Portugal! (excepto para os pseudo artistas de "Moranos com Açucar" e afins!)

INFO: Teatro da Trindade (Largo da Trindade, 7A), de quarta-feira a sábado às 22:00 horas e domingo às 17:00 horas, até 16 de Novembro de 2008 / Duração: 1 hora / Preço normal: 8,00 €
(desconto de 30% para sócios INATEL, menores de 25 anos, maiores de 65 anos e Pin Cultura).

Força, ELMANO!