quinta-feira, 26 de março de 2009

Lentes de Contacto também não entram!

Em relação com as deduções na declaração anual do IRS, eu não posso deduzir os donativos instituições de apoio a animais, mas também não posso deduzir despesas com lentes de contacto.

Eu sou míope desde os 10 anos e uso lentes de contacto desde os 15 anos. E tal qual aquelas pessoas que dizem que Jesus (o Cristo, não o boy-toy da Madonna!) mudou a sua vida, eu digo: as lentes de contacto mudaram a minha vida! *

Mas a Excelentíssima Direcção Geral de Impostos não sabe nem quer saber! Os produtos de limpeza e conservação não podem ser deduzidos no IRS, porque o imposto aplicado aos produtos é de 20%, o que significa que necessitam receituário... mas, como os produtos não são medicamentos, logo não têm receituário!

Paciência, não recupero parte do dinheiro gasto mas não considero dinheiro perdido. Porque, Excelentíssima Direcção Geral de Impostos, usar lentes de contacto não é vaidade, é qualidade... de vida! Salvé Bausch & Lomb!!!

* Mas também 'lixaram' (ou não!) a minha vida, quando há uns anos -na selecção final para hospedeiras da TAP- fui excluída por usar lentes de contacto. Na época, segundo consta, era por uma questão de segurança...

18 comentários:

Abobrinha disse...

Gata

Vai ao oftalmologista para ele te passar uma receita para as lentes. Não precisas de ir a consulta sequer: diz só que precisas da receita.

Eu sei isso porque estou na mesma situação. Diga-se que é preciso a mesma coisa para óculos, o que faz algum sentido: podias falsificar uma factura de uns óculos graduados de que não precisasses para abater uns óculos de sol de vaidade.

Se não conseguires a coisa em tempo útil, submete a declaração online e arranja a receita depois, com uma data anterior.

Viva as lentes de contacto!

Requiem disse...

Podes ser miope e usar lentes, mas tens uns olhos que deixam qualquer um de rastos!!!!

(que tal? ando a trabalhar na cena dos piropos)

Jade disse...

Pois, tb acho que com receita médica entram :)

Afrika disse...

Pois é, pois é nos não podemos, mas esses senhores devem conseguir meter isso tudo e muito mais !

Tu foi a Hospedeira, a mim foi a forca aérea :(

Beijinho

M disse...

Normalmente, eu faço acompanhar da receita e meto na mesma. Aliás, quem me faz a declaração é o contabilista, por isso se houver chatice posteriormente, leva por tabela. rsrsrs

mik@ disse...

pois é daquelas coisas que não batem certo a juntar as muitas que o governo ja tem.
eu tou com um grande dilema: uso oculos. entao preciso de uns oculos de sol graduados, ou meto lentes e compro uns oculos normais... bah!

Dive disse...

Bah...

Ja te estava a ver..

Saidas de emergencia aqui, ali,...

:P

Maria Tudor disse...

Babe eu fui excluída desse concurso por um mísero centímetro. Exigem o mínimo de 1,60 m e eu tenho 1,59 !!!

Quanto ás lentes, podes sim... Só tens que arranjar uma receita médica que o prescreva. Ou melhor, uma declaração médica que ateste a necessidade de... O complicado da coisa é que tens de pedir a declaração todos os anos....


Eu até a conta do ginásio deduzo, porque a minha médica declarou que era vital para a minha saúde fazer ginástica. E é !!! Não fosse isso e eu já tinha sido internada por espancar muita gente !!!

;)

beijo

Salto-Alto disse...

Mas afinal o que é que entra?!?!

GATA disse...

ABOBRINHA: o problema não são as LENTES... são os PRODUTOS para limpeza e conservação das lentes!

GATA disse...

REQUIEM: hum... esquece a cena dos piropos... é que "deixar de rastos" não é boa coisa! :-)

GATA disse...

HIERRA: (take 2) o problema não são as LENTES... são os PRODUTOS para limpeza e conservação das lentes!

GATA disse...

AFRIKA: forca aérea?! bolas!!! :-)

Turrinhas!

GATA disse...

ALLIE: (take 3) o problema não são as LENTES... são os PRODUTOS para limpeza e conservação das lentes!

GATA disse...

MIK@: antes das lentes, eu tinha dois óculos graduados, uns normais e uns de sol... depois das lentes, eu tenho só uns óculos graduados normais e vários óculos de sol, (quase) todos da VOGUE! :-)

GATA disse...

DIVE: o meu tio/padrinho trabalhava na TAP! cunhas? só das botas! :-)

GATA disse...

MARIA TUDOR: (take 4) o problema não são as lentes... são os produtos para as lentes! :-)

Eu tenho 1,70mt e na época pesava 57 kg, eu era uma gata! :-) Não tocava piano mas falava francês e inglês, e era bilingue em português e espanhol... e népia! :-(

Cá beijito e abraçito, miga! :-)

GATA disse...

SALTO-ALTO: entra muita coisa... mas no meu caso não entram produtos para lentes de contacto e donativos a instituições de apoio a animais. :-(