segunda-feira, 23 de março de 2009

Histórias do Canal História


No sábado vi um documentário no Canal História sobre os ataques de Los Angeles de 1992.

Para quem não sabe ou não se lembra, os 'LA RIOTS' de 1992 começaram quando os quatro polícias brancos que atacaram o negro Rodney King foram absolvidos.

A tensão racial em Los Angeles era enorme e eminente... Uma lojista coreana tinha morto uma jovem afro-americana que tinha roubado uma garrafa de sumo, o júri absolveu a coreana porque considerou que ela tinha morto a afro-americana por defesa. Mas quando os polícias que atacaram Rodney King também foram absolvidos, os afro-americanos revoltaram-se!

E durante seis dias (de 29 de Abril a 4 de Maio de 1992), El Pueblo de Nuestra Señora La Reina de LOS ANGELES esteve a ferro e fogo, e também a saque!

Os ataques começaram em SOUTH CENTRAL mas estenderam pela zona sul da cidade, incluindo COMPTON, que nos anos 80 do século 20 era o local com o maior índice de criminalidade e pobreza do país.

Curiosamente há uma semana tinha visto um 'rockumentário' no VH-1 sobre as origens do RAP/HIP-HOP. Não é o meu género de música, mas no fim do referido documentário dei-me conta que conhecia 99% das canções e que sabia quase todas as letras!

Um dos grupos referidos foi os NWA - Niggaz With Attitude, que na época foi considerado "the world's most dangerous group", e que é do subúrbio de COMPTON. E dos vários membros do grupo 'sobreviveram' (não apenas fisicamente mas também artisticamente) DR. DRE e ICE-CUBE.

Não defendo o gangsta-rap, mas relembro que o RAP/HIP-HOP surgiu como uma crítica social. E, confesso, gosto bastante do clássico "Straight Outta Compton"* dos NWA.



* canção do album com o mesmo nome considerado pelas revistas Time e Rolling Stone como um dos "100 Greatest Albums of All Time" e um dos "500 Greatest Albums of All Time", respectivamente.

10 comentários:

Anónimo disse...

Não... não gosto de RAP/ Hip-Hop... nem de agora, nem de origem... mas sem dúvida que dou mais valor ao que obedece à sua essência (crítica social), que tem vindo a desaparecer, dando lugar ao RAP mais comercial, que me parece muito mais "vazio".

Dry-Martini disse...

Acho muito mal a coreana ter feito o que fez por causa de uma garrafa de sumo :)

XinXin

Just Joking... acho mesmo mal .)

mik@ disse...

acabei de ler um livro que se passa em luanda nos anos 30. acontecem uns crimes e as minorias negras foram culpadas logo. o racismo ainda está longe de estar extinto

Leonor disse...

O que uma pessoa por aqui aprende ... rb gosto do canal história :)

beijuka

Dive disse...

Dos Muse: Ja os vi no Rock in Rio, no Campo Pequeno, e num SuperBock SuperRock ha uns anos...:)

GATA disse...

THE CROW: eu também achava que não gostava... :-)

Mas concordo contigo: actualmente o RAP/HIP-HOP é tipo pastilha elástica: prova, mastiga e deita fora! :-)

GATA disse...

DRY-MARTINI: inicialmente os "LA RIOTS" de 1992 foram uma guerra entre afro-americanos e coreanos, posteriormente tornou-se numa guerra entre afro-americanos e Polícia (LAPD e National Guard).

GATA disse...

MIK@: houve, há e haverá sempre discriminação!

Eu faço o 'mea culpa' e confesso que não gosto de brasileiros... especialmente dos que dizem mal de Portugal!

GATA disse...

MLEE: hum... às vezes, aprende-se; às vezes, desaprende-se! :-)

Eu gosto de quase todos os canais documentais, e depois gosto do VH-1! :-)

Turrinhas!

GATA disse...

DIVE: Dos Muse: tu ganhas! :-)

Eu vi no Campo Pequeno (10/2006) e no Rock In Rio (06/2008).