quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Fátima nunca mais! *

* livro do Padre Mário de Oliveira editado pela Campo das Letras

Crónica de Filomena Pinto da Costa em "Vidas" de "Correio da Manhã" - peço que esqueçam os preconceitos e leiam o texto. Porque, caso seja verdade, para mim, Fátima nunca mais!

"Crueldade sem limites - Filomena Pinto da Costa

LIMPEZA - Recebi há dias uma notícia chocante e de uma crueldade sem limites. Acontece que em Fátima, e para que o recinto do Santuário onde se dirigem milhares de peregrinos durante o ano não tenha animais de qualquer espécie, procede-se à limpeza de todos quantos aparecem.

Existem funcionários, ao que parece por ordem da Reitoria do Santuário, incumbidos de capturar e aprisionar os animais dentro de caixas. Onde permanecem durante semanas, ao frio e ao sol, sem qualquer direito a água nem comida.

Alguns funcionários, que não conseguem suportar esta atrocidade, levam os animais para casa e procuram adoptá-los ou dar. No entanto, sentem-se impotentes pois o medo de perder os empregos é grande.

VENENO - Por outro lado, existem funcionários que agridem os animais com foices, provocando feridas profundas, e assim os prendem nas gaiolas, até que morram por falta de cuidados, ou então recolhidos pela carrinha da Câmara de Ourém. E há quem distribua veneno para abater os cães mais difíceis de apanhar.

A realidade é que o Santuário está limpo de animais, mas a que preço? E ordenado por quem apregoa a palavra de Deus e a profana desta forma abominável... As autoridades que têm conhecimento desta situação permanecem no silêncio habitual... Haja alguém de coragem e termine com este comportamento selvagem..."

14 comentários:

Dudu disse...

Como católica, e segundo os ensinamentos que tive, os animais são criaturas de Deus, logo este acto de limpeza, a ser verdade, é do mais cruel e inqualificável.
Só espero que perante tal notícia, e novamente a ser verdade, o santuário não emita um comunicado a dizer que não tinha conhecimento e que é alheio a tal facto.

Mnemósine disse...

Nem sei o que é mais grave: se haver ordens dessa natureza, sobretudo dentro de tal instituição, se haver funcionários com essas atitudes inomináveis que não são punidos, se não haver quem denuncie isso (porque parece que já dura, não é novo).

Anónimo disse...

:)

Um pouco ausente do *Pérpla(s)* mas sempre a passar pelos vossos tascos!... ;)

Força nisso.

BeijOoOOoOOO

Jade disse...

Que horror e depois andam para aí a pregar...sinceramente!

L'Enfant Terrible disse...

Os animais não deixam esmola, porque se deixassem...

BUBBLES disse...

Estou parva com esta história. Não tenho por habito ir a Fátima (deve ter ido uma vez qd era pequena), mas depois de ler isto, então é que não meto lá os pés!

Abobrinha disse...

É assim: já ouvi falar disto há muito tempo e com imagens chocantes. Também li, pela mesma via, que não era verdade e que as imagens eram de outra coisa qualquer. O problema destas coisas é que não se pode saber ao certo a verdade, mas estou em crer que se fosse verdade já se teria sabido pela comunicação social. Pelo menos assim o espero...

GATA disse...

DUDU: eu tive educação católica (até andei num colégio de freiras) mas... por estas e por outras, há já muito tempo que me revoltei e me rebelei!

GATA disse...

MNEMÓSINE: para mim, é t-u-d-o grave, muito grave!

GATA disse...

*PÉROLA*: vale, gracias!
Turrinhas!

GATA disse...

HIERRA: mas quanto mais religiosos, mais perigosos... (a minha ex futura sogra é o diabo em forma de gente!)

GATA disse...

L'ENFANT TERRIBLE: GATA (animal, por supuesto) não irá mais a Fátima e não deixará mais Esmola!

GATA disse...

BUBBLES: eu fui três vezes a Fátima quando era crente, agora sou descrente de tudo e de todos!

GATA disse...

ABOBRINHA: ahhh, em nome de Deus cometem-se as maiores atrocidades, portanto...