quinta-feira, 16 de junho de 2011

dolichotis patagonum... aka, MARA!

Mara (dolichotis patagonum)


Um dos meus colegas tem, nos seus muitos contactos, uma senhora chamada Mara.

Eu ri-me e disse-lhe "Coitada, tem nome de bicho!" E eis que os três gatos-pingados que estavam no meu gabinete olharam para mim como se, de repente, eu tivesse ficado verde com escamadas e cornos!

"Vocês não sabem o que é uma mara?", perguntei.
"Não...", responderam.
"Então... googlem!"

Mas, pronto, para quem não sabe o que é uma MARA, eis uma descrição. (vá lá, aprendam que eu não duro para sempre...!):


MARA (dolichotis patagonum) é um mamífero roedor sul-americano da família Caviidaeconhecido como lebre patagónica, embora não pertença à ordem das lebres. É um dos maiores roedores, com um peso médio de 8 kg, e vive na região da Patagónia (Sul do Chile e da Argentina). Herbívoro, é capaz de viver sem beber água, graças ao seu particular metabolismo. Monogâmico, pouco comum entre os roedores, acasala para vida. O macho segue sempre a fêmea, protegendo-a de rivais e predadores. É uma espécie protegida na Patagónia porque, ainda que não esteja em perigo de extinção, a população em estado selvagem encontra-se em diminuição.

Mas existem MARAS no Zoo de Lisboa. Os primeiros exemplares vieram do Zoo de Branfere mas já há MARAS portuguesas, aliás, lisboetas!

10 comentários:

Dudu disse...

:)Sempre a aprender, por acaso pensava que eram as capivaras os maiores mamiferos roedores.

L'Enfant Terrible disse...

As coisas que tu sabes da vida selvagem! O problema não são as pessoas com nome de bicho, as que pessoa que se comportam como bichos, ou pior!

The Crow disse...

Pronto... só não sabia que NÃO eram da família das lebres; eu pensava que eram basicamente lebres grandes ;-)

Susana Ferreira disse...

Mara vilha!Já aprendi mais uma coisa hoje.

Jade disse...

olha que eu conheço uma Mara lisboeta, só é menos peluda e assim mas de resto...

GATA disse...

DUDU: a MARA e a CAPIVARA são ambos roedores sul-americanos da família 'Caviidae'... a MARA é dos maiores mas a CAPIVARA é, de facto, o maior! :-)

GATA disse...

L'ENFANT TERRIBLE: eu sou a prima (da selva) urbana do Mogli!

Ah, mon cher, "quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos animais!"

GATA disse...

THE CROW: a MARA é da família Caviidae e a LEBRE é da família Leporidae! :-)

GATA disse...

SUSANA GATITA: poi'zé, aprender até morrer!

GATA disse...

HIERRA: mas de resto... o quê?!