terça-feira, 9 de abril de 2013

SARA MONTIEL: 1928/2013


María Antonia Abad Fernández, cujo nome artístico era Sara Montiel, ou "Saritísima" para os seus inúmeros fãs, faleceu ontem, na sua casa no Bairro de Salamanca, em Madrid.

Famosa em Espanha e na América Latina, Sara foi a primeira espanhola a triunfar em Hollywood (a sua estreia foi no filme ‘western’ “Veracruz”, de 1954, com Gary Cooper, Burt Lancaster, Ernest Borgnine, e o jovem Charles Bronson). Em 1974 reformou-se do cinema e dedicou-se ao teatro, à televisão e à música.

Mulher de amores e desamores – oficialmente casou quatro vezes, o último foi um 'escándalo' (¡olé, Raphael!), e diz-que-diz que teve um romance escaldante com Ernest Hemingway, quem a ensinou a fumar charutos, que acabou por se tornar a sua imagem de marca – ironicamente faleceu 'do coração', e com ela desapareceu a última das divas da época de ouro do cinema espanhol.

[...eu, GATA ibérica, cresci 'entre dos tierras' e a "
Saritísima" faz parte das minhas memórias de infância, era uma das mulheres mais bonitas de Espanha e viveu sempre à frente do seu tempo...]

8 comentários:

SuperSónica disse...

Realmente ontem estava a ver as noticias e reparei foram uns quantos que morreram ontem ou que fariam aniversario de morte. Livra, hajam menos dias assim...

S* disse...

Não é do meu tempo, mas conhecia parte da história ousada dela. :)

A Minha Essência disse...

Ouvi também nas notícias. Enfim, deste fim ninguém está livre. :(

R. del Piño disse...

Nunca ouvi falar. Mas se era mulher de armas, fará falta. São poucas...

GATA disse...

SUPERSÓNICA: a minha mãe diz que "não há uma sem duas nem duas sem três"... e no mesmo dia desapareceram Margaret Thatcher, Sara Montiel, e José Luis Sampedro (economista e escritor espanhol)...

GATA disse...

S*: eu sou uma felina intemporal, tudo e todos são do meu tempo e eu sou do tempo de tudo e todos! :-)

GATA disse...

A MINHA ESSÊNCIA: mais tarde ou mais cedo, e citando a Cat Power, "we all die"...

GATA disse...

R. DEL PIÑO: mulher de armas... e bagagens! :-)