quarta-feira, 9 de abril de 2014

ABBA – “Waterloo” 40th Anniversary Deluxe Edition


«Uma edição especial do álbum "Waterloo" (com o título da canção que lhes deu a vitória eurovisiva em Abril de 74) chega esta semana com extras em áudio e um DVD com actuações da época. 

Brighton, 6 de Abril de 1974. As canções da Holanda ("I See A Star", de Mouth & McNeal) e do Reino Unido ("Long Live Love", por Olivia Newton John) partiam como favoritas para o Festival da Eurovisão (que tinha em "E depois do adeus", de Paulo de Carvalho, a representação portuguesa). Mas no final da votação a italiana Gigliola Cinquetti (que tinha vencido dez anos antes com a canção "Non ho l'eta", precisamente no ano em que Portugal se estreava no concurso, com António Calvário) surgia em segundo lugar com o tema "Si" e a vitória cabia a um grupo sueco do qual, fora das fronteiras do seu país, nunca antes ninguém havia ouvido falar. Chamavam-se ABBA, apresentavam-se ao som de "Waterloo" e sagravam-se os grandes vencedores da noite. 40 anos depois, o álbum que fez dessa canção o tema-título regressa numa edição comemorativa, com extras em áudio e DVD. (…) 

A nova Deluxe Edition que assinala os 40 anos deste mesmo disco apresenta-se num formato híbrido de CD + DVD. O CD junta ao alinhamento do álbum de 1974 algumas versões alternativas dos singles, entre as quais as gravações em sueco, alemão e francês de "Waterloo". O DVD representa a grande coleção de raridades desta edição, incluindo imagens da atuação no Eurofestival e também no Melodienfestival (o festival da canção sueco), assim como uma atuação após a vitória e uma performance no Top of The Pops. Tudo isto ao som de Waterloo ora em inglês ora em sueco.» [artigo completo por Nuno Galopim em DN Artes]

Resumindo e Baralhando: eu que sou fã dos ABBA desde 1974 (...ok, eu era uma criança e fui influenciada pela minha mãe, mas para efeitos estatísticos conta na mesma!) e tenho a discografia quase toda - e alguma 'memorabilia' -, mas há sempre espaço para mais um CD+DVD...

10 comentários:

The Crow disse...

Entre este ano e o próximo, também será lançada uma caixa com 40 singles... em VINIL! Apropriado para coleccionadores, como tu ;-)

Jade disse...

Não serei uma das maiores fãs, mas sem dúvida que gosto :)

Opinante disse...

Gosto tanto!!

medusa disse...

então e estás à espera de quê para vires ao museu???

Gaja Maria disse...

Gosto muito. Os ABBA são do "meu tempo" e também tenho alguns discos em vinil que fui guardando.

GATA disse...

THE CROW: o problema é que não tenho gira-discos... bem, tenho um gira-discos 'vintage' (que era dos meus pais) mas acho que não funciona!

GATA disse...

HIERRA: I'll always be the "dancing queen"! (but no longer "only seventeen"...)

GATA disse...

OPINANTE: ênfase em 'tanto'...!!!

GATA disse...

MEDUSA: hummm... de um convite pessoal e especial do Benny Andersson e do Björn Ulvaeus, da Agnetha Fältskog e da Anni-Frid Lyngstad! :-)

GATA disse...

GAJA MARIA: os ABBA são intemporais, portanto são do tempo de todos!!!