terça-feira, 8 de abril de 2014

MICKEY ROONEY: 1920/2014


O artista - actor, cantor, produtor - norte-americano MICKEY ROONEY, de seu nome verdadeiro Joseph Yule Jr., faleceu ontem, em Los Angeles, com 93 anos. 

Nascido em Brooklyn, Nova Iorque, filho de um casal de artistas de 'vaudeville', MICKEY ROONEY estreou-se com quinze meses e foi - tal como Shirley Temple, falecida há dois meses - uma estrela infantil e juvenil: fez dupla com a grande amiga Judy Garland, cantando e dançando, nos famosos filmes de "Andy Hardy". Mas, como quase todos os jovens artistas, MICKEY ROONEY teve problemas na passagem para os papéis adultos. No entanto manteve uma prolífica e longínqua carreira (segundo o site IMDB participou na recente versão de "Dr. Jekyll and Mr. Hyde" cuja estreia está prevista para Outubro), pois o seu lema era "never retire but inspire"!

De baixa estatura, não tinha perfil de galã, no entanto casou oito vezes, e a sua primeira esposa foi a lindíssima AVA GARDNER. O seu último casamento durou 35 anos e juntamente com a esposa Janice Chamberlin dedicava-se à defesa dos direitos dos animais. 

Apesar de nomeado quatro vezes para o Oscar, apenas ganhou dois: em 1938, o Academy Juvenile Award, que era um Prémio Especial Honorário da Academia, destinado a artistas com idade inferior a dezoito anos, que também foi ganho por Shirley Temple e Judy Garland; e em 1983, o Academy Honorary Award, pela sua carreira.

2 comentários:

SuperSónica disse...

Mas andam todos a falecer???????

GATA disse...

SUPERSÓNICA: citando a 'filósofa' Lili Caneças, mas no sentido oposto dos ponteiros do relógio da vida, "estar morto é o contrário de estar vivo"...