segunda-feira, 30 de junho de 2014

We Love Tamara


Ontem, depois de almoço, com um ataque de 'preguicitis aguditis', deitei-me no sofá a pretender ver televisão com o objectivo de adormecer... [os TAXI tinham razão quando diziam que "ela é melhor que Lorenin!”]

E parei no canal SIC CARAS e deparei com o programa ["No es un reality, es un personality show. Es importante la diferencia.", disse a 'celebrity.] WE LOVE TAMARA.

Primeiro, não sabia que a revista CARAS tinha um canal de televisão associado à SIC [então para quando o canal de televisão TVI associado à revista MARIA?!]. Segundo, não sabia que a TAMARA FALCÓ tinha um reality... perdão... um personality show.

E perguntam vocês: quem é a TAMARA FALCÓ??? GATA explica... TAMARA FALCÓ é uma ‘socialite’ espanhola, filha da também ‘socialite’ espanhola de origem filipina Isabel Preysler e do seu segundo marido, Carlos Falcó, actual Marquês de Griñón.

E… meia-irmã, por parte da mãe, do cantor espanhol Enrique Iglesias [e também do Julio – “yo queria ser un famoso cantante igual que mi padre y que mi hermano pero no tuve suerte” – Iglesias Jr.; da Isabel (ou Chabeli, como é conhecida), primogénita do Júlio Iglesias e da Isabel Preysler; e da Ana, filha do terceiro casamento da Isabel Preysler com Miguel Boyer, político e ex Ministro de Economia de Espanha]. 

Citando Periodista Digital: "un programa bien realizado pero con falta de ritmo, así es 'We Love Tamara', la aburrida vida de una mujer que compró su primera Biblia sólo porque era bonita. (...) 'We Love Tamara' es un espacio bonito, bello; uno realmente quiere vivir en esa casa, dormir en esa cama, ir a esoso gimnasios, cenar en esas terrazas, tener esa banda sonora tan 'ñoña' y vivir en ese Madrid que no parece Madrid."

Resumindo & Baralhando: o programa é fraco e fútil... MAS... por vezes é só o que precisamos para esquecermos os problemas do dia-a-dia.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

quarta-feira, 25 de junho de 2014

ANA MARIA MATUTE: 1925/2014


A escritora catalã ANA MARÍA MATUTE faleceu hoje, com 88 anos, na sua casa, em Barcelona.

Ainda que quase desconhecida em Portugal, ANA MARIA MATUTE é considerada um dos nomes maiores da literatura espanhola e deixa um grande legado, não somente pelo número de livros publicados mas também pelos temas abordados e estilos experimentados.

O 'surpreendente' encontro entre o realismo e o fantástico, segundo o colega e conterrâneo Juan Marsé, deu-lhe, em 2010, o Prémio Cervantes, o maior galardão literário de língua espanhola, atribuído pelo Ministério da Cultura de Espanha, e valeu-lhe a honra de ser a terceira mulher a receber tal distinção. 

[As duas anteriores foram a espanhola María Zambrano em 1988, e a cubana Dulce María Loynaz em 1992; posteriormente, a mexicana Elena Poniatowska em 2013 tornou-se a quarta].

ANA MARIA MATUTE foi a autora do primeiro livro que eu li depois do falecimento do meu pai. O meu pai faleceu num fim de ano, e uma semana antes, no Natal, eu recebi, entre várias prendas, um livro. Durante o primeiro mês, num frio Janeiro, eu quase não dormi e os livros foram a minha companhia nas longas noites escuras e tristes... E o primeiro livro que li foi Aranmanoth” de ANA MARIA MATUTE. 

segunda-feira, 23 de junho de 2014

É só para perguntar... / It's just to ask...

...que raio aconteceu ao painel de pré-visualização dos blogs que eu sigo?!

...what the hell happened to the preview panel of the blogs I follow?!

SOCORRO!!! 
HELP!!!

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Proclamação do (Novo) Rei de Espanha

Fotos: EFE, REUTERS 

Nota: ÍÑIGO URKULLU e ARTUR MAS, respectivamente, o 'Lehendakari' do Governo Basco e o Presidente da Generalitat Catalunya, não aplauden o Rei Felipe VI, ao contrário de FELIPE GONZÁLEZ, JOSÉ MARÍA AZNAR e JOSÉ LUIS RODRÍGUEZ ZAPATERO, os três Presidentes dos Governos da Democracia (faltam ADOLFO SUÁREZ, falecido em Março, e LEOPOLDO CALVO-SOTELO, falecido em 2008)

Abdicação do (Velho) Rei de Espanha

Fotos: EFE

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Second World War in Google Street View

«Nazis march through Paris, London weathers the blitz and Hiroshima faces devastation as our Street View specialist Halley Docherty takes us back to the cities of the second world war.» [Source: The Guardian]
German soldiers parade down the Champs-Elysées 
in Paris, France, June 1940.
Mounted German soldiers parade from the Arc de Triomphe 
onto Avenue Foch, in Paris, France.
During the London blitz, a bomb partially destroyed the Balham station civilian air raid shelter, October 1940.
Cranes remove a bus from the Balham bomb crater, 
in London, UK, October 1940.
A German civilian gazes at a poster of Soviet leader Stalin 
on the Unter-den-Linden, Berlin, Germany, June 1945
Crowds watch the D-Day newsline ticker at Times Square, 
New York City, USA, June 1944
A man surveys the wreckage left by the explosion of the atomic bomb over Hiroshima, Japan, in August 1945.

terça-feira, 17 de junho de 2014