segunda-feira, 28 de dezembro de 2015
Os olhos que nos vêem lá do fundo…
«Nos nossos rostos estavam já os traços deste rosto que o espelho reflete com nitidez humana. Nas nossas vozes, antes de ilusões e desilusões, antes da erosão, estava já esta voz.
É muito fácil esquecermos-nos de quando podíamos ser tudo. Fazíamos escolhas entre o que esperavam e o que não esperavam de nós. À nossa frente, estavam todas as possibilidades, apreciávamos essa distância. Aquilo que já estava definido impedia-nos de muito pouco.
E aconteceu o que as escolhas sempre pressupõem: tivemos de responder por elas e tivemos de viver com elas. O tempo foi marcado por esses dois tempos. Ao responder pelas escolhas que fizemos, fomos tecendo uma longa manta de autojustificações. Primeiro, precisámos de defender as nossas escolhas; depois, precisámos de defender o argumento que usámos para justificá-las; depois, precisámos de defender o argumento que usámos para justificar esse argumento; depois, um longo etc., tão longo que, a partir de certa altura, deixámos de ser capazes de identificar onde começou.
Por outro lado, na passagem dos dias e das estações, ao vivermos com as escolhas que fizemos, fomos-nos convencendo de que éramos apenas aquilo, de que somos apenas isto. Fomos rejeitando possibilidades até deixarmos de considerá-las.
Ainda assim, lá do fundo, há uns olhos que nunca deixaram de nos ver. Interrogam-nos em silêncio, observam-nos com a mesma pureza do seu presente. O brilho que sustentam não se extinguiu, apenas deixámos de reparar nele.
Sem o medo de perder o que julgamos ter alcançado, ainda podemos tudo. Não é fácil voltar a acreditar depois de todos os erros que cometemos e que, por autopreservação, atribuímos à ingratidão do mundo. Ainda assim, ao longo destes anos, o planeta mudou muito menos do que queremos imaginar quando repetimos que não há nada a fazer.
Há tudo a fazer. Esta é a constatação que mais nos desanima porque, debaixo dos gestos e das palavras, temos muito medo. Quando não suportamos sequer considerar esse medo, preferimos negá-lo. No entanto, não é dessa maneira que conseguimos fazê-lo desaparecer.
E assim, lá do fundo, no silêncio a que o tempo os obriga, há esses olhos que continuam a ver-nos. Seguem cada pensamento, respiram sempre que enchemos o peito de ar. No nosso rosto, na nitidez crua e fria deste espelho, estão ainda os traços desses rostos, faces de pele lisa, sem rugas ou cicatrizes. Nesta voz, naquilo que tem de mais limpo, estão ainda essas vozes que quase deixámos de reconhecer.»
quinta-feira, 24 de dezembro de 2015
segunda-feira, 21 de dezembro de 2015
O peso da tristeza da época mais feliz do ano…
«A solidão, a perda de alguém importante ou a família desavinda podem deixar os sentimentos à flor da pele e fazer daquele que é, para muitos, o período mais alegre do ano um conjunto de dias que só queremos que passem depressa. Esta tristeza tem nome: chama‑se Christmas blues e mexe com a vida de muita gente durante o mês de dezembro.
É um ritual de família e de reencontro, de união e comunhão, de amor, de «ninho». E é isso que torna a época feliz e especial. Mas são estas mesmas razões que também podem torná‑la um dos momentos mais difíceis do ano. Basta que, em vez de amor, haja desavenças. Ou que o «ninho» não exista ou esteja vazio. «Frequentemente, a tristeza, a culpa e a ansiedade sentidas nesta época têm que ver com um desfasamento entre as expetativas que interiorizámos do que deveria ser o Natal – enquanto festa religiosa e de comunhão de afetos – e aquilo que muitas vezes acabamos por vivenciar», diz o psiquiatra João Parente. Durante o resto do ano, tudo isto é mais fácil de ignorar. No Natal, quando as páginas das revistas e os anúncios na televisão se enchem de famílias felizes debaixo do pinheiro e os amigos extravasam todo o entusiasmo com a perspetiva da reunião familiar, toda a felicidade dos outros parece servir apenas para que alguns recordem (ainda) mais o que está em falta nas suas vidas.»
Ilustração de Filipa Viana/Who
Texto [completo] de Sofia Teixeira
[o meu obrigada especial à Vespinha!]
sábado, 19 de dezembro de 2015
Joyeux Anniversaire, Mme. Piaf!
«Edith Piaf, que acumulou amores e tragédia e foi a maior cantora francesa do seu tempo, nasceu há cem anos. Piaf tornou-se a tal ponto um símbolo de Paris que a seguir aos atentados do mês passado a sua música foi usada para homenagear a cidade. Durante um concerto em Estocolmo, Madonna cantou “La Vie En Rose”, e em Los Angeles, numa entrega de prémios musicais, Céline Dion emocionou a audiência com o “Hymne a L’Amour”. Duas das canções mais conhecidas de Piaf, e ambas, ao que consta, relacionadas com casos de amor mal sucedidos. (...) Nessa francesa com 1,42 m, a vida sempre foi o mais importante. Provavelmente, por a sua ter sido tão difícil.»
Texto [completo] de Luís M. Faria em Expresso
segunda-feira, 14 de dezembro de 2015
"wham bam thank you PAM!"
PAMELA ANDERSON foi a mulher escolhida para protagonizar a última Playboy com nudez. Com 48 anos, a "coelhinha" com mais capas (14 no total, a primeira foi em 1989 e ela tinha, então, 22 anos) pediu autorização aos filhos e regressou à Mansão de Hugh Hefner. Para o ensaio com 12 páginas, a actriz foi fotografada por Ellen Von Unwerth e entrevistada por James Franco.
sábado, 12 de dezembro de 2015
Happy Birthday, Mr. Sinatra! (adenda)
O meu pai era um grande fã do Frank Sinatra [em casa conhecido como Tio Frank... "long story"!]. Portanto eu cresci com a música do Frank Sinatra e a única razão pela qual eu casaria (civilmente, claro) seria para 'desfilar' de braço dado com o meu pai ao som de "Once in my life" - a minha canção favorita do Tio Frank. Mas quando o meu pai morreu, o sonho morreu morreu com ele...
Happy Birthday, Mr. Sinatra!
«Se fosse vivo, Frank Sinatra completaria hoje um século de vida. (...) Hoje é dia 12 de Dezembro e isso quer dizer que é dia de acontecimentos importantes. Foi num 12/12 que a Federação Russa declarou a independência da URSS e noutro, bastantes anos antes, que Hitler anunciou a exterminação de judeus que estava já em curso. Falando de coisas menos difíceis, foi também num 12/12 que nasceu a marca Gillette. E foi num 12/12 que nasceu Frank Sinatra, mas não foi um 12 de Dezembro qualquer. Se Frank Sinatra fosse vivo, faria hoje 100 anos e isso é mais que motivo para comemorar (...) Há exactamente 100 anos, nascia num humilde lar em Hoboken, New Jersey, Francis Albert Sinatra, filho de imigrantes italianos. O seu pai era pugilista, analfabeto, o seu avô trabalhava numa fábrica de lápis. Nada que fizesse prever aquilo em que se tornaria anos depois e que seria até hoje, 17 anos depois da sua morte. (...) 25 de Fevereiro de 1995 foi a última vez que Frank Sinatra cantou em público. Para 1200 pessoas que tinham ido a um torneio de golfe em sua homenagem, cantou “The Best is Yet to Come”, frase que viria a ser escolhida para o seu epitáfio. Viveria apenas mais três anos. Francis Albert Sinatra morreu a 14 de Maio de 1998, aos 82 anos. Foram-se os Blue Eyes, A Voz não morrerá nunca.» em Ionline
sexta-feira, 11 de dezembro de 2015
Eagles of Death Metal emotional return to Paris
«The Eagles of Death Metal wept openly as they made a return to the Bataclan theatre, just a month after 90 of their own fans were gunned down in an ISIS-led attack during their concert. The Californian band spent time today standing outside the venue, reading some of the cards and touching tributes left by fans and supporters. The group was playing the venue when the terrorists struck, killing 90 people, including their merchandising manager Nick Alexander, 36.» in Daily Mail
quarta-feira, 9 de dezembro de 2015
"I thought a pussy cat had 9 lives, man!"
Nota de Rodapata: esta é a versão original, em que o LLOYD diz "I miss that pussy" em vez de "I miss that loving"... e, não, ele não fala de nenhum gatinho... até porque, no video, o gato-rapper é o 'representante' do ANDRE 3000!
segunda-feira, 7 de dezembro de 2015
"I can't feel my face (…) but I love it"
Hoje fui fazer um tratamento estético facial não-invasivo e, como a tolerância à dor é relativa e varia de pessoa para pessoa, pelo sim pelo não, aplicaram-me anestésico local. Exceptuando o efeito frio nórdico, a sensação que (re)tive foi que podiam dar-me uma estalada que eu não sentia nada!
sexta-feira, 4 de dezembro de 2015
SCOTT WEILAND: 1967/2015
O cantor e compositor norte-americano SCOTT WEILAND (cujo o apelido era KLINE), faleceu ontem, com 48 anos, em Bloomington, Minnesota (E.U.A), de causa desconhecida.
É conhecida a sua luta, há já vários anos, contra o abuso de álcool e drogas (fez reabilitações e, inclusive, foi detido e condenado por compra, posse e consumo de crack e cocaína); no entanto, as autoridades de Bloomington estão a investigar a sua morte, e a Polícia de Bloomington emitiu uma declaração em que informa que: "A 3 de Dezembro, às 20:22 horas [locais], os agentes responderam a um alerta sobre um adulto do sexo masculino sem sinais de vida dentro de veículo; quando chegaram ao local, os agentes confirmaram o óbito".
SCOTT WEILAND, antigo vocalista dos Stone Temple Pilots e dos Velvet Revolver, estava em digressão com a actual banda The Wildabouts. Curiosamente é o segundo membro dos The Wildabouts que falece em 2015: o guitarrista Jeremy Brown faleceu em 30 de Março, com 34 anos, acidentalmente devido intoxicação múltipla de drogas, no dia anterior ao lançamento do album de estreia da banda "Blaster".
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
Necomimi
«Show the world what’s really on your mind and impress your friends with some of the most advanced brainwave technology available! Necomimi’s cat-like reactive movements show how interested or relaxed you are in real-time. It’s a fun, quirky addition to parties, cosplay, bachelorette weekends and tailgating at your favorite sporting event. Anytime you want to entertain your friends and family, wear Necomimi! Be one of the first to communicate with brainwaves! Details: Your emotions move the ears. Choose ears that fit your style. Based on safe brainwave tech. Easy to wear and simple to use.» in NECOMIMI
EU QUEROOO!!! eu preciso de umas orelhas para fazer par com a cauda!
terça-feira, 1 de dezembro de 2015
Dia Mundial da Luta contra a Sida
«O Dia Mundial de Luta contra à SIDA foi lançado em 1988 e foi o primeiro dia global dedicado à saúde. É comemorado mundialmente a 1 de Dezembro. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, mais de 30 milhões de pessoas portadoras de VIH em idade activa ainda lidam com elevados níveis de discriminação, o que limita ou impede o seu acesso ao emprego. Acabar com a discriminação contra os portadores de VIH no local de trabalho enquadra-se no mote “Chegar a Zero”, tema dos Dias Mundiais de Luta Contra a Sida de 2011 a 2015.» em Raiz Editora (Página do Facebook)
segunda-feira, 30 de novembro de 2015
Eagles of Death Metal Discuss Paris Terror Attacks
A anunciada entrevista da banda Eagles of Death Metal - que, ao contrário do que alguns (ignorantes) jornalistas disseram, não são uma banda que faz 'covers' das canções dos Eagles em versão Death Metal! - a revista "Vice".
JOSH HOMME - baterista dos Eagles of Death Metal e vocalista dos Queens of the Stone Age - não esteve presente no concerto de 13 de Novembro em Paris mas fez questão de estar presente na entrevista da revista "Vice" e apoiar JESSE HUGHES - vocalista dos Eagles of Death Metal -, porque mais que colegas, eles são amigos, e foi Josh quem ajudou Jesse na sua luta contra as drogas.
JOSH HOMME - baterista dos Eagles of Death Metal e vocalista dos Queens of the Stone Age - não esteve presente no concerto de 13 de Novembro em Paris mas fez questão de estar presente na entrevista da revista "Vice" e apoiar JESSE HUGHES - vocalista dos Eagles of Death Metal -, porque mais que colegas, eles são amigos, e foi Josh quem ajudou Jesse na sua luta contra as drogas.
sábado, 28 de novembro de 2015
Campanha de Recolha de Alimentos
«A campanha decorre nos moldes tradicionais durante o fim-de-semana de 28 e 29 de Novembro [de 2015]: voluntários dos Bancos Alimentares, devidamente identificados, solicitam a participação do público à entrada dos estabelecimentos comerciais. Para participar nesta campanha, basta aceitar um saco do Banco Alimentar e nele colocar bens alimentares para partilhar com quem mais precisa.
Para quem não tem a possibilidade de se deslocar ao supermercado no fim-de-semana mas que não quer ficar indiferente a esta causa, o Banco Alimentar disponibiliza ainda, entre os dias 28 de Novembro e 6 de Dezembro, o portal de doação online em www.alimentestaideia.net no qual com um simples clique é possível doar alimentos para quem mais precisa.
Realiza-se em simultâneo a campanha “Ajuda Vale” nos supermercados e nos postos de abastecimento da BP. Em suportes próprios colocados nas caixas, vales de produtos selecionados representando uma unidade do produto (por exemplo, "1 litro de azeite", "1 litro de leite", 1 litro de óleo, 1 lata de salsichas e 1 lata de atum) com um código de barras próprio através do qual é efectuado o controlo das dádivas. Ao efectuar o pagamento, o dador entrega o cupão "Ajuda Vale" na caixa registadora e os produtos ficam claramente identificados no talão de caixa. A logística de transporte para os Bancos Alimentares fica a cargo de cada uma das cadeias de distribuição.»
sexta-feira, 27 de novembro de 2015
Finalmente habemus governo… [Take Two]
Não votei no Portugal à Frente, vulgo PaF - coligação PSD/CDS formada anterior às eleições legislativas - nem no PS, BE ou PCP - coligação formada posterior às eleições legislativas -, mas ontem gostei da tomada de posse da ANA SOFIA ANTUNES, a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.
Para quem quiser conhecer a mulher que «não gosta da expressão invisual, considera-a politicamente correcta, prefere cega ou deficiente visual», é favor ler este artigo do jornal "Público".
quinta-feira, 26 de novembro de 2015
Meanwhile, back in London…
«Lonely Henry [Cavill] and his loyal service dog Kal-El scour the empty streets of London, desperate for a connection or a bit of human kindness. Won’t you help them? They look like they need hugs.» in Tom & Lorenzo
Ohhh... HENRY CAVILL, come to GATA!!! (Well, I’m a cat-person but... KAL-EL, come to GATA too!!!)
Ohhh... HENRY CAVILL, come to GATA!!! (Well, I’m a cat-person but... KAL-EL, come to GATA too!!!)
quarta-feira, 25 de novembro de 2015
25 de Novembro
«Comemora-se amanhã [hoje] o 40º aniversário do golpe militar da contrarrevolução do 25 de Novembro de 1975, que pôs fim à influência da esquerda radical instalada em Portugal com o golpe de estado da revolução do 25 de Abril de 1974, que tinha ditado o fim da ditadura. É um facto histórico e não mais uma “narrativa”...
O confronto histórico entre socialistas e comunistas atingiu o seu auge no debate televisivo entre Mário Soares e Álvaro Cunhal, no início desse Novembro, no qual Soares acusa Cunhal de querer instalar uma ditadura comunista em Portugal e Cunhal responde com a imperdível e histórica frase: "olhe que não, olhe que não!". Parece que foi ontem...
A contrarrevolução do 25 de Novembro de 1975 teve 2 principais atores. Um político e um militar. Mário Soares e Ramalho Eanes. Mas Ramalho Eanes ficou com os principais louros da vitória pela liderança e pela elaboração do plano de operações do golpe militar, pois os louros da vitória militar transformaram-se rapidamente numa vitória política, levando-o mais tarde à Presidência da República.
O insuspeito António de Sousa Franco chamou contrarrevolução democrática ao 25 de Novembro, sendo hoje também conhecido, com o distanciamento temporal necessário para clarificar quer interpretações políticas quer históricas, como o início do período de normalização democrática em Portugal. Como tal, o 25 de Novembro devia ser efusivamente comemorado. Mas não é. E parece que nem vai ser comemorado tão depressa.
O facto de Mário Soares e do Partido Socialista não terem saído claros vencedores do 25 de Novembro de 1975, pois “não conseguiram o seu objetivo de reprimir e ilegalizar violentamente o PCP e o movimento operário” de acordo com Álvaro Cunhal, aliado aos complexos de esquerda da sociedade portuguesa nos últimos 40 anos que atingem agora o seu clímax, contribuiu fortemente para que nunca o 25 de Novembro tenha sido condignamente comemorado.
Este ano, as não-comemorações do 25 de Novembro são assombradas pelo fim anunciado do tradicional Partido Socialista tal como o conhecemos nos últimos 40 anos, uma infeliz coincidência de datas, logo agora que poderia assumir um renovado alento conquistador da esquerda e da direita moderadas, puxando a direita ao centro. Cumprindo a vontade de 70% dos eleitores. E de Mário Soares.
O que vale é que o afastamento temporal e a experiência dos últimos 40 anos democráticos, permitem encarar estes tempos conturbados, altercados, vociferados, com a maturidade e a ternura dos 40.
Assim, rapidamente concluiremos que todo este aparato é afinal apenas fumaça, pois o povo é sereno e os políticos têm sempre a consciência tranquila. Só cá falta o inigualável Almirante (sem medo) Pinheiro de Azevedo, primeiro-ministro entre Setembro 1975 e Junho 1976, que também não gostava de ser sequestrado pela esquerda radical. Porque era uma coisa que o chateava... compreensivelmente.
Leia aqui a interessante versão de Álvaro Cunhal do 25 de Novembro de 1975. Muito a propósito e atual... porque recordar é viver!»
- PAULO BARRADAS | &conomia à 3ª | EXPRESSO
Nota: sobre as referências, quem não sabe, ou não se lembra, é só clicar nos links.
terça-feira, 24 de novembro de 2015
My dear (oh dear dear dear) Henry Cavill…
...next time, what about an Emotional Support CAT??? I'm available for medium and long flights and here's how it works: you cuddle, I purr, you relax! It's purrrfect!!!
«Superman can famously fly faster than a speeding bullet – but the British actor who plays the superhero needs an ‘emotional support dog’ to board a plane. "Man Of Steel" star Henry Cavill was seen arriving for a flight at Los Angeles’ LAX airport with his dog, which was wearing a vest with the words ‘Working. Do not pet. Emotional Support Dog’ emblazoned on it.
Under a unique US Department of Transportation rule, passengers are allowed to take their dogs on flights if they have a doctor’s letter stating the animal ‘is necessary to their mental health or treatment’. Cavill’s fellow Hollywood star Ryan Gosling also has a doctor’s note allowing his dog George to fly with him.
Cavill bought his dog Kal-El – who was named after Superman’s own name on his home planet Krypton – last year with his then girlfriend, American actress Gina Carano.» in Daily Mail
segunda-feira, 23 de novembro de 2015
American Music Awards (AMA) 2015
E poderia fazer uma lista e dizer os nomes dos vencedores dos American Music Awards mas vou apenas publicar o discurso do Jared Leto como introdução à actuação da Celine Dion.
"Peace is Possible!"
sexta-feira, 20 de novembro de 2015
quarta-feira, 18 de novembro de 2015
"...don't say a prayer for me now..."
E, uma vez mais, citando o Joann Sfar: «let's celebrate what they hate: LIFE!»
Mas, por vezes, a vida é irónica e a gravação da actuação foi feita 13 dias antes dos ataques de Paris em 13 de Novembro...
segunda-feira, 16 de novembro de 2015
Joann Sfar dixit...
Cartoons de JOANN SFAR, cartonista do jornal satririco francês "Charlie Hebdo", publicados na sua página pessoal no Facebook.
sexta-feira, 13 de novembro de 2015
segunda-feira, 9 de novembro de 2015
quarta-feira, 4 de novembro de 2015
"Killer Jeans" advertising campaign photos by Katerina Plotnikova
KATERINA PLOTNIKOVA é uma (excelente) fotógrafa russa e KILLER JEANS é uma marca indiana que não usa materiais de origem animal nem testa os seus produtos em animais.
Nota de Rodapata: o felino na foto é um Leopardo-de-Amur, uma subespécie de leopardo também conhecido como Leopardo Siberiano; é uma espécie ameaçada, com menos de 50 espécimes na natureza, no entanto, a última contagem realizada pela WWF revelou perspectivas positivas sobre o aumento da população: cerca de 55 exemplares na Rússia e cerca de 10 exemplares nas áreas adjacentes da China.
Nota de Rodapata: o felino na foto é um Leopardo-de-Amur, uma subespécie de leopardo também conhecido como Leopardo Siberiano; é uma espécie ameaçada, com menos de 50 espécimes na natureza, no entanto, a última contagem realizada pela WWF revelou perspectivas positivas sobre o aumento da população: cerca de 55 exemplares na Rússia e cerca de 10 exemplares nas áreas adjacentes da China.
terça-feira, 3 de novembro de 2015
Downton Abbey (última temporada)
Hoje estreia em Portugal, na Fox Life, às 22:20 horas, a sexta e última temporada da série de britânica "DOWNTON ABBEY".
"DOWNTON ABBEY" é uma das séries mais conhecidas e reconhecidas, vencedora de vários prémios (BAFTA, EMMY, Golden Globes), tendo na edição de 2012 do Guiness Book World Records sido considerada "the most critically acclaimed show on television", e sendo a primeira série britânica com tal distinção, superando as séries norte-americanas "Mad Men", "Sons of Anarchy" e "Modern Family".
Com um elenco de luxo, liderado por MAGGIE SMITH, a série tem fãs famosos, incluindo a Primeira Dama Norte Americana, Michelle Obama, e a Rainha do Reino Unido.
E no reino Unido o primeiro episódio da última temporada foi emitido em 20 de Setembro e o último episódio será emitido em 25 de Dezembro. Aqui certamente também, porque a série tem 8 episódios e o último é um "Christmas Special".
Com um elenco de luxo, liderado por MAGGIE SMITH, a série tem fãs famosos, incluindo a Primeira Dama Norte Americana, Michelle Obama, e a Rainha do Reino Unido.
E no reino Unido o primeiro episódio da última temporada foi emitido em 20 de Setembro e o último episódio será emitido em 25 de Dezembro. Aqui certamente também, porque a série tem 8 episódios e o último é um "Christmas Special".
segunda-feira, 2 de novembro de 2015
Ante-Estreia 007 SPECTRE
Na sexta-feira à noite fui à ante-estreia (o filme estreia oficialmente em Portugal na quinta-feira 5 de Novembro) de "007 SPECTRE", o último episódio da saga James Bond.
Não sou crítica de cinema nem especialista em James Bond mas, na minha opinião, o filme é fraco.
Para mim, a melhor parte do filme é a primeira, filmada no México. As coisas aquecem em Itália mas arrefecem na Áustria, no entanto Londres garante o 'grande' final.
O vilão Oberhauser/Blofeld, interpretado por Christoph Waltz não aquece nem arrefece, mas também é difícil suceder - e superar - Javier Bardem e o seu Silva ou até Mads Mikkelsen e o seu LeChiffre.
Por fim, a canção... Não gosto da voz do Sam Smith nem do seu género de canções, pelo que o genérico inicial - com a 'baladazinha' - quase parece de uma telenovela da TVI!
As únicas notas positivas são o gato, claro, a Monica Bellucci (eu, quando for grande, quero ser a Monica Belluci!), e os fatos do Tom Ford.
Não sou crítica de cinema nem especialista em James Bond mas, na minha opinião, o filme é fraco.
Para mim, a melhor parte do filme é a primeira, filmada no México. As coisas aquecem em Itália mas arrefecem na Áustria, no entanto Londres garante o 'grande' final.
O vilão Oberhauser/Blofeld, interpretado por Christoph Waltz não aquece nem arrefece, mas também é difícil suceder - e superar - Javier Bardem e o seu Silva ou até Mads Mikkelsen e o seu LeChiffre.
Por fim, a canção... Não gosto da voz do Sam Smith nem do seu género de canções, pelo que o genérico inicial - com a 'baladazinha' - quase parece de uma telenovela da TVI!
As únicas notas positivas são o gato, claro, a Monica Bellucci (eu, quando for grande, quero ser a Monica Belluci!), e os fatos do Tom Ford.
sexta-feira, 30 de outubro de 2015
Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama
«A 30 de Outubro comemora-se do Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama e a Liga Portuguesa Contra o Cancro, como entidade que há mais anos desenvolve actividades de medicina preventiva nesta área, irá promover a nível nacional um conjunto de iniciativas que visam a sensibilização para esta problemática. O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele), e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher. Em Portugal, anualmente são detectados cerca de 6000 novos casos de cancro da mama, e 1500 mulheres morrem com esta doença. É uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser muito frequente, e associado a uma imagem de grande gravidade, mas também porque agride um órgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade. São conhecidos alguns factores de risco para o cancro da mama, muito associados aos estilos de vida e a características reprodutivas inerentes à vida moderna e ocidentalizada. De notar que há entre 5 a 10% dos cancros da mama diagnosticados que aparentam características genéticas e hereditárias que, caso sejam confirmadas, obrigam a um acompanhamento mais precoce e cuidadoso dos familiares. A grande dificuldade em diminuir a prevalência dos factores de risco para o cancro da mama justificam uma prevenção secundária, isto é, que sejam concretizados procedimentos e atitudes de um diagnóstico o mais precoce possível das lesões malignas. Eles incluem o controlo rigoroso e periódico por mamografia, nomeadamente através do Programa de Rastreio de Cancro da Mama que a Liga Portuguesa Contra o Cancro promove e, quando adequado, ecografia, recorrendo ao aconselhamento pelo Médico Assistente, sobretudo a partir dos 40-45 anos.»
em site da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
quarta-feira, 28 de outubro de 2015
Finalmente habemus governo...
...a questão é: durante quantos dias?
Nota de Rodapata: para quem não sabe, ou não se lembra, entre 13 de Junho de 2010 e 5 de Dezembro de 2011, os belgas estiveram 541 dias desgovernados, e depois foram governados durante 3 anos pelo socialista Elio Di Rupo, o primeiro Primeiro-Ministro de Bélgica assumidamente homossexual.
segunda-feira, 26 de outubro de 2015
MTV Europe Music Awards 2015
Eu (já) não tenho idade nem paciência para ver os prémios (sejam qual sejam) da MTV mas abri uma excepção para os EMA 2015.
Primeiro, porque os velhos DURAN DURAN ganharam o "Video Visionary Award", um prémio mais que merecido! Porque a MTV existiria mas não seria a mesma sem os videos dos DURAN DURAN!
Segundo, porque o jovem SHAWN MENDES ganhou os prémios "Best New" e "Best Push". Eu conheço o SHAWN MENDES (filho de pai português), cortesia da minha amiga canadiana que foi uma das principais divulgadoras da sua música e previu que ele seria uma estrela internacional.
Terceiro, "and talkin'bout Canadians", o JUSTIN BIEBER, tal qual Fenix, renasceu e regressou, e ganhou os principais prémios...
sexta-feira, 23 de outubro de 2015
...un pais in the pendiente! (adenda)
A Constituição da República refere que «o Primeiro-Ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais». (artigo 187º, ponto 1).
Citando o Vítor Rainho, director do jornal I, no seu editorial hoje: «Não sei se alguma comunicação ao país de um Presidente nos últimos 30 anos teve um impacto tão forte como a de ontem, de Cavaco Silva. E o que disse o Presidente? Uma coisa tão simples como: quem ganhou tem direito a formar governo.»
Eu não votei no Pedro Passos Coelho para Primeiro-Ministro nem no Aníbal Cavaco Silva para Presidente da República, mas a política - tal como a vida - é feita de vitórias e derrotas, pelo que há que aproveitar as primeiras e aceitar as segundas.
Citando o Cavaco Silva na sua comunicação ao país sobre a indigitação do Primeiro-Ministro, ontem, eu também lamento que «interesses conjunturais se tenham sobreposto à salvaguarda do superior interesse nacional.»
segunda-feira, 19 de outubro de 2015
sexta-feira, 16 de outubro de 2015
quinta-feira, 15 de outubro de 2015
Baptizado do Príncipe Nicolas da Suécia (adenda)
O Príncipe Nicolas com o pais - a Princesa Madeleine da Suécia e Chris O'Neill - e a irmã, Leonore
O Príncipe Nicolas com os pais, os avós maternos
- o Rei Carl Gustav e a Rainha Silvia da Suécia -
e a avó paterna, Eva Maria Walter
Com os seus seis padrinhos, da esquerda para a direita: Gustaf Magnuson (filho mais velho da Princesa Cristina da Suécia); Katarina von Horn (amiga da Princesa Madeleine); Carl Philip da Suécia (irmão da Princesa Madeleine); Condessa Natascha Abensperg (irmã, por parte de mãe, de Chris O'Neill); Henry d'Abo (cunhado de Chris O'Neill); e Marco Wajselfisz (amigo de Chris O'Neill).
quarta-feira, 14 de outubro de 2015
Subscrever:
Mensagens (Atom)