quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A trip down memory lane (livros)...

(Film Cast)

Já que estava 'de baixa' aproveitei e reli "CHRISTIANE F., OS FILHOS DA DROGA", ou -no original em alemão- "Wir Kinder vom Bahnhof Zoo".
 

É, sem dúvida, um dos livros que me marcaram. A primeira vez que o li tinha 12 anos. Os progenitores acharam que eu já tinha capacidade para tal e... zás! (de referir que os 12 anos de então não eram os 12 anos de agora… com 12 anos éramos mais ingénuos, mas acho que mais felizes).
 

A segunda vez que o li tinha 17 anos. No 12º ano, na disciplina de Francês, no trabalho final optei pelo tema livre, que era a Droga. Ademais de ler variado material específico, algum até de teor técnico-científico, reli o referido livro e vi o filme. E tamanha 'investigação' deu-me 17 valores!

Depois nunca mais li o livro nem vi o filme… até há uma semana! E não só reli o livro como revi o filme (que comprei há umas semanas na sua edição original... mas com legendas em inglês, que -infelizmente- o meu 'deutsch' já não é o que era...)

Mas, graças à primeira leitura, eu fiquei com uma péssima imagem da cidade e disse que jamais iria a Berlim, especialmente a zona de Bahnhof Zoo! Claro que eu pago sempre pela língua (de gato!) e hoje Berlim é uma das minhas cidades favoritas! E, claro, estive na zona de Bahnhof Zoo! É um local normal (que sofreu uma grande reabilitação depois da reunificação), onde encontrei uma loja de discos fantástica... num -quase- vão de escada!

Aqui está a cena do concerto do (meu queridíssimo!) David Bowie, na qual canta "Station to Station" (It's not the side-effects of the cocaine / I'm thinking that it must be love) na adaptação do livro ao cinema, filme de 1981 realizado na então Alemanha Ocidental, a República Federal Alemã (RFA)...

11 comentários:

Requiem disse...

Berlim só conheço das bolas infelizmente, agora o livro li (e acho que também cheguei a ver o filme) e mais ou menos com essa idade.

Hoje em dia a malta só lia uma coisa dessas se viesse em formato PlayStation.

Maria Manuela disse...

Grande livro esse... e também o li com essa idade.

bj

Dudu disse...

Li e reli, marcou-me imenso e agora que falas nisso acho que um dia destes vou dá-lo á minha filhota.

Kitty Fane disse...

Tb o li várias vezes durante a minha adolescência. Também me marcou imenso na altura.

Maria Manuela disse...

Eu queria comentar o post de cima... mas não dá !!!

:(

GATA disse...

REQUIEM: por acaso, em Berlim, não comi Bolas...mas comi Salsichas! (credo! isto soa muitooo mal...)

Ai a tua memória!!! OS AMIGOS DE ALEX viste mas não te lembras... OS FILHOS DA DROGA achas que chegaste a ver... GO TO VIDEOCLUBE!!! (...eu comprei a edição original em alemão com legendas em inglês em Londres, não havia na nossa querida FNAC...)

Requiem disse...

Que queres? É a PDI!!!

Tou todo queimadito! :)

GATA disse...

MARIA MANUELA: é um livro que marcou as gerações dos anos 70/80 do século 20...

...e a mim serviu de inspiração para não cair em tentação! (nunca tive vícios...excepto a dança!)

GATA disse...

DUDU: existem vários livros que, de vez em quando, gosto de reler...

...e este é um deles, porque cada leitura traz-me a recordação do verão dos meus 12 anos...

PS: não sei se a tua filhota irá gostar, porque o livro está muito datado...

GATA disse...

KITTY FANE: muy bien!

Não quero uma QUITTE drogada! Já me basta uma QUITTE desmemoriada! :-)

GATA disse...

M&M: pois... não dá! :-)

Mas que querias comentar??? Huuummmmm... :-)