segunda-feira, 18 de novembro de 2013

DORIS LESSING: 1919/2013


A escritora britânica DORIS LESSING (Tyler do registo, Lessing do segundo casamento), nascida na antiga Pérsia, actualmente Irão, e galardoada com o Prémio Nobel da Literatura em 2007, faleceu ontem em Londres.

Autora de uma vasta obra, DORIS LESSING foi - até 2007 - praticamente uma desconhecida. Os seus livros reflectem as suas vivências e experiências em África, e dividem-se entre o autobiográfico e o político. No entanto é, também, autora de vários livros sobre gatos, entre eles "Gatos e Mais Gatos", publicado em Portugal pela Editora Cotovia.

DORIS LESSING, que diz-que-diz tinha "uma alma felina pouco domesticável", viveu durante o último quarto de século em West Hampstead, cuidando do filho Peter mas não descurando a escrita porque, segundo o seu amigo e agente, ela tinha "uma mente fascinante".

10 comentários:

L'Enfant Terrible disse...

Nunca ouvi nem li nada da senhora!

S* disse...

Mais uma grande mente que se perde.

A Minha Essência disse...

:(

No meio do mau, é deixarem o legado que deixam. Pessoas assim, como ela (entre outras).

Gaja Maria disse...

Desconhecia..

Sexinho disse...

Não sabia que tinha morrido…
Gosto muito, muito de a ler; "Gatos, e mais gatos" foi o primeiro que li (e levou-me a escrever as memórias que tenho de todos os meus gatos - mas só para mim).
Uma senhora com uma vida muito rica, muitas experiências e destemida (diria também algo indomável)
RIP

GATA disse...

L'ENFANT TERRIBLE: então eu recomendo "A Fenda".

GATA disse...

S*: grandes mentes morrem... mas grandes mentes nascem!

GATA disse...

A MINHA ESSÊNCIA: ...todos deixamos legados, uns são públicos, outros são privados...

GATA disse...

GAJA MARIA: antes desconhecias, mas agora conheces! :-)

GATA disse...

O SEXO E A IDADE: "Gatos, e mais gatos" é o meu favorito, mas também gosto de "A Fenda".

...diz-que-diz que a senhora tinha pêlo na venta e não tinha papas na língua... :-)