quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

PACO DE LUCÍA: 1947/2014


Francisco Sánchez Gómez, guitarrista espanhol de flamenco, de nome artístico PACO DE LUCÍA, faleceu ontem, com 66 anos, de ataque cardíaco, no México. 

Um virtuoso da guitarra, que tocava desde os 5 anos, PACO DE LUCÍA renovou e internacionalizou o flamenco, até então um parente pobre e popular da música espanhola. Com ousadia tirou o flamenco dos ‘tablaos’ e levou para os grande palcos do mundo, e depois misturou o flamenco com o pop, o rock, o jazz ou o blues. 

Em 2004 recebeu o Prémio Príncipe de Astúrias de las Artes – uma das maiores distinções em Espanha – e também o Latin Grammy de Best Flamenco Album pelo álbum "Cositas Buenas", considerado pela crítica como uma ‘obra prima’. Em 2010 recebeo o título doctor honoris causa pela Universidade de Cádiz e também pelo Berklee College of Music de Boston. 

Nunca escondeu nem esqueceu as suas raízes andaluzas, mas era um homem do mundo, e nos últimos anos viveu em Cuba e no México, onde faleceu. 

Uma curiosidade: o seu nome artístico tem origem no facto de que, no bairro onde vivia, havia muitos Pacos, então cada um era identificado pelo nome da mãe – "Paco, el de Lucía". Lucía, a mãe, era "La Portuguesa", o nome era Lúcia mas foi espanholizado e ficou Lucía (o oposto aconteceu com a minha avó materna, pois o seu nome foi aportuguesado...)

8 comentários:

SuperSónica disse...

O nome dele faz-me lembrar os contactos no meu telemóvel, por exemplo "Rui da Rosa" e por aí a fora...!

S* disse...

Não acompanhava o trabalho mas reconheço o valor. <3

The Crow disse...

Não sabia que a mãe era portuguesa, e muito menos sabia a origem do nome. Sem dúvida um talento que atravessou fronteiras e culturas.

Gata disse...

Desconhecia que o Lucía era um Lúcia bem português!

GATA disse...

SUPERSÓNICA: ah! ah! ah!

No telemóvel eu registo o nome próprio da pessoa e depois o 'nick name' - porque o apelido é tão, sei lá, sei lá, comum! :-)

GATA disse...

S*: um dia, se puderes e se quiseres, a GATA recomenda o album "Cositas Buenas".

GATA disse...

THE CROW: "Gatipédia" [...como alguém carinhosamente chama a 'moi-même'...] ao serviço de sua majestade! :-)

...um talento ibérico nascido e criado "entre dos tierras" (salvé Héroes del Silencio!)

GATA disse...

GATA: a diferença que faz um acento... :-)