segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

GOYA 2009


Ontem à noite, em Madrid, entregaram-se os GOYA.

Para quem não sabe, os GOYA são o equivalente dos OSCAR do cinema espanhol. E já existem há 23 anos, o que significa que a produção cinematográfica no país vizinho é bastante grande - em quantidade e em qualidade.

Para surpresa geral, o grande vencedor de ontem foi "
CAMINO" (melhor filme, melhor realizador, melhor actriz principal, melhor actor secundário, melhor actriz revelação e melhor argumento original) mas a minha aposta era para "LOS GIRASOLES CIEGOS" com a Maribel Verdú e o Javier Cámara.

Dos restantes prémios, o de Melhor Actor foi para BENICIO DEL TORO por "
CHE, EL ARGENTINO" (um homem tão charmoso com um sotaque tão horroroso!) e o de Melhor Actriz Secundária foi para PÉNELOPE CRUZ por "VICKY CRISTINA BARCELONA" (o Javier Bardem não estava nomeado nem esteve presente).

Apesar de estar entre duas culturas e dois idiomas, sempre vi mais e sempre gostei mais de cinema espanhol que de cinema português. E lembro-me dos tempos em que escapava até Madrid para ir ver os filmes do Pedro Almodovar... que só chegavam cá quase um ano depois!

PS: por acaso não vi "Camino"... um destes fins-de-semana escaparei até Madrid... vejo o filme e o meu 'sobrinho'!

14 comentários:

Dudu disse...

Conheço os Goya, mas não estou a par do cinema espanhol, para além dos filmes mais comerciais.

Anjo De Cor disse...

Tb não estou a par do cinema espanhol, mas gosto muito de espanha ;)
Bjs**

The New Black disse...

É a minha segunda tentativa a colocar um comentário, acho que este computador está doido... mas pronto, passando ao que realmente interessa. Não vi os prémios Goya, nem sabia que tinha sido ontem (falha gravissima para uma jornalista). Sou uma grande fã de cinema estrangeiro, apesar de não ver com regularidade. O que mais gosto é do cinema francês :) Mas claro que em Espanha se fazem boas produções. Beijinhos. (O teu ultimo comentário no meu blog, aprovei-o, mas devido ao computador estar maluquinho não ficou... sorry! Não percebi o que se passou).

Unknown disse...

Uma prendinha para ti aqui:

http://osdesabafosdasofia.blogspot.com/2009/02/um-selo-de-mulher.html

jocas

Leonor disse...

A interpretação da Penelope é fantástica ... um furacão a entrar pelo filme adentro. Até porque as demais senhoras, convenhamos, são a ausência total de sal e tempero ...


Turrinhas

Jade disse...

Sou fã da penelope :) No meio da Vichy, da Cristina, do Bardem, prefiri a esposa psicotica:)Mais uma vez a penelope em grande :)

Salto-Alto disse...

Não fazia ideia de que o Javier Bardem não estava nomeado! :O Eu acho que a Penélope mereceu! Mas também não conhecia os outros nomeados...

GATA disse...

DUDU: eu, quando andava cá & lá, estava mais a par...

...agora estou menos a par... mas continuo atenta ao cinema espanhol. Sempre! :-)

GATA disse...

ANJO DE COR: é normal...

...mas gostei de saber que gostas de Espanha! Olé! :-)

GATA disse...

SUNRISE: aiiiiiii que vergonha... senhora jornalista!!! :-)

Eu fui criada entre duas culturas (ou "entre dos tierras", como cantavam os Heroes del Silencio) portanto conheço a produção cinematográfica espanhola 'muy bien'...

...que está -já há vários anos- à frente da produção cinematográfica portuguesa!

Eu também gosto muito de cinema francês e de cinema alemão.

Turrinhas!

GATA disse...

SOFIA: obrigada!

Turrinhas!

GATA disse...

MLEE: como escrevi neste post...

...o filme é -para mim!- Barcelona e Bardem! aiii Bardem! :-)

A Pénelope, entre a Scarlett e a Rebecca, sonsas & insossas, está excelente!

Bjinhauuu!

GATA disse...

HIERRA: sou fã do Bardem...

...no meio da Vicky, da Cristina, e de Barcelona... prefiri o pintor! :-)

GATA disse...

SALTO-ALTO: não entendi a inclusão da Pénelope e a exclusão do Javier...

...sim, ela mereceu...
mas ele também merecia!