sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Salvé Bastet!


Ontem, em pleno zapping, parei na RTP2 e deparei com um documentário especial do National Geographic Channel chamado "A Ciência dos Gatos".

O referido documentário (que incluía um estudo do Grupo de Investigação em Genética da Conservação e Gestão da Vida Selvagem da Universidade do Porto) era sobre uma equipa de investigadores da Universidade California Davis, liderada pela geneticista LESLIE LYONS, que estudava a domesticação do gato pelo homem.

Mas, resumindo e baralhando, destaco três pontos:

1. o felis catus é doméstico mas não é domesticado... é designado como doméstico apenas por conviver com o homem;
2. o
homem ainda não conseguiu -e provavelmente nunca conseguirá!- domesticar o gato... porque o gato escolheu apenas conviver com o homem;
3. a maioria dos gatos, sobretudo os europeus, descende dos gatos dos faraós, ou seja: o nosso gato caseiro pode ser encarnação de um deus egípcio!

Curiosamente (ou não!)... eu refiro-me várias vezes ao meu gato como 'tarecus indomesticus' (especialmente quando eu chamo e ele não vem)... E eu ainda não tinha escolhido o gato, já o gato tinha escolhido eu... E tenho fotos do meu gato em perfeita pose esfíngica!

Portanto... Salvé Bastet!

PS: eu não tinha interesse em visitar o Egipto, mas depois de ver que nas lojecas das ruelas do Cairo há réplicas da deusa-gata para dar e vender (mais para vender e menos para dar...), já mudei de ideias!

20 comentários:

J. Maldonado disse...

Por acaso apanhei um bocado desse doc enquanto fazia pausa num canal que estava a ver.
Mas gostei das infos que expuseste. Perdi mesmo um grande doc!
Vale a pena ires ao Egipto. Eu já lá estive há uns anos atrás e gostei bastante. Só me faltou ter conhecido Alexandria...

Abobrinha disse...

Tu deixa o Egipto em paz, que aquilo é complicado!

Disseram-me que em Inglaterra se fazem seguros de responsabilidade civil para danos que possam ser causados por cães. Os donos dos cães são responsáveis pelos danos que estes eventualmente causem, e transferem assim a responsabilidade para a seguradora. Mas não há estes seguros para gatos: o gato NÃO é um animal doméstico, pelo que o dono não pode ser responsabilizado pelo comportamento do bicho.

Um gato é muuuuuuuuuuuito superior a um cão! E ainda mata ratos se for preciso!

Já agora, sabes que estudo foi esse da Universidade do Porto? Just curious...

Kitty Fane disse...

Ai melher num acha que já é gataria a mais? :-D

mik@ disse...

eu tenho a dizer que a gata cá de casa é completa e absolutamente estupida!!!! está pela terceira vez em cima de um pinheiro e não há meio de a tirar de lá. ela tem um problema com pinheiros, parece obcecada!!!!
humpfffff

Jade disse...

Bem, com o calor k faz deve haver é gato/gata assado/a por todo o lado :)

The New Black disse...

Gostei da parte em que foi o gato que te escolheu! LOLOL é tramado quando isso acontece, sentimo-nos coagidos a ter de leva-lo para casa. E depois eles fazem de nós o que querem. São espertos, são.

Dive disse...

O meu gato tb é um lorde...

PS: A minha mae adora gatos, e quando la foi trouxe n réplicas...

Abraço

Femme Fatale disse...

Isso explica muita coisa em relação ao meu bichano =) por isso é que adoro gatos, são independentes fazem o que querem e não que o homem quer que faça

Maria Manuela disse...

Não vi e tenho pena, mas esse estudo, a avaliar pelo que se passa cá em casa está correcto.

A lontra quando decide que quer colo, jesus.... Não há volta a dar.

:)
bj

Carla disse...

Adoro gatos. Apesar da minha gata ser msm falsa. Está sempre atrás de nós para lhe fazermos mimos mas depois da-lhe a pancadinha e arranha-nos. É impossível domesticar os gatos. Eles são muito independentes... E muito superiores aos cães, isso não se discute. Basta dizer que o meu cão tem um medo terrível da minha gata ;)

GATA disse...

MALDONADO: na opinião da GATA... perdeste um grande documentário!

Em relação ao Egipto... eu confesso que tenho um certo preconceito sobre o país e o povo.

De momento, mesmo com a atração e a tentação das réplicas da deusa-gata, o Egipto não está nos meus planos de viagens...

GATA disse...

ABOBRINHA: países africanos, árabes e asiáticos não fazem parte da lista de destinos de férias da GATA! :-)

No Reino Unido, o gato não é considerado um animal doméstico, ainda que seja o 'pet' mais popular... coisas de terras de Sua Majestade!

Eu gosto de cães mas tenho uma grande paixão por gatos! Ah, o meu gato não caça ratos... só caças osgas! :-)

PS: vide link

GATA disse...

KITTY FANE: num melher, GATARIA nunca é demais! :-)

GATA disse...

MIK@: ai, a tua gata não é estúpida, é... teimosa ok???

A tua gata tem um problema com pinheiros.
O meu gato tem um problema com pés! :-)

GATA disse...

HIERRA: calor? qual calor??? :-)

GATA disse...

SUNRISE: o meu gato é filho do casal Jason & Sheila, do meu grande amigo Pablo.

Eu entrei em casa do Pablo, em Madrid, e 3 dos 4 pequenos felinos vieram cumprimentar-me e 'last but not least' veio o génio-azul (vide foto perfil e cabeçalho do blog)... e o resto é história! :-)

GATA disse...

DIVE: ah também tens um gato?! boa! :-)

PS: a tua mãe foi ao Egipto e não trouxe réplicas?! ai não me digas que trouxe originais?! :-)

Turrinhas!

GATA disse...

FEMME FATALE: eu também adorooo gatos... de 2 e de 4 patas! :-)

"que faz o que quer e não o que o homem quer"?! ah sou eu, a GATA! :-)

GATA disse...

MARIA MANUELA: talvez repita...
na RTP2 ou no NatGeo Channel.

LONTRA?! então não é um gato? :-)
E viva El-Rei Dom Sebastião! :-)

Turrinhas!

GATA disse...

CARLA: mito-urbano!!!

Os gatos não são falsos... não são é domésticos nem domesticáveis! :-)

PS: o meu tarecus-teimosus faz o mesmo... primeiro dá turrinhas, depois passa-se e dá arranhadela & mordidela!