segunda-feira, 18 de abril de 2011

My Movie Tracks

EU tive a ousadia de me candidatar e a GEMA teve a simpatia de me aceitar - OBRIGADA!

O desafio parecia fácil, porque gosto muito de cinema e de música, mas revelou-se difícil, portanto o TOP10 apresentado foi feito por instinto. Não sou especialista em cinema, pelo que as minhas escolhas têm que ver com as minhas memórias dos filmes e respectivas canções/músicas. Não consegui escolher por ordem de importância, pelo que optei fazer por ano de produção. (para ver os videos, clicar no nome da canção/música)


10 - "Se Arrienda" (Se Arrienda)
2005, Alberto Fuguet
"Encontrar" – Andrés Valdívia
Porque... é a identificação com o filme. A vida não se compra, aluga-se. Curiosidade: a personagem principal, Gastón Fernández, interpretado por Luciano Cruz-Coke, é o actual Ministro da Cultura do Chile.

9 – "Velvet Goldmine" (Velvet Goldmine)
1998, Todd Haynes
"Baby’s on fire" – The Venus In Furs (no filme cantada por Jonathan Rhys-Meyers)
Porque... eu vi o filme em Londres e recordo-me de um grupo muito giro e muito animado que estava no foyer do cinema e que criou um ambiente 70’s!

8 – "Trainspotting" (Trainspotting)
1996, Danny Boyle
"Born Slippy" – Underworld
Porque… todos fazemos asneiras mas, mais tarde ou mais cedo, a maioria de nós "Choose life. Choose a job. Choose a career."

7 – "Saltos Altos" (Tacones Lejanos)
1991, Pedro Almodóvar
"Un año de amor" – Luz Casal
Porque... eu vi o filme em Madrid e quando a cena acabou não havia apenas aplausos no ecrã, havia também aplausos na sala! O Miguel Bosé é uma estrela em Espanha e a escolha do Pedro Almodóvar foi um golpe de génio.

6 – "Os Bravos do Pelotão" (Platoon)
1986, Oliver Stone
"Adaggio for Strings" – Samuel Barber
Porque... é uma cena (quase) sem diálogo, mas a intensidade da música e dos olhares entre Charlie Sheen e Tom Berenger dispensam as palavras. É das poucas cenas do cinema que (ainda) me faz chorar!

5 – "Flashdance" (Flashdance)
1983, Adrian Lyne
"Maniac" – Michael Sembello
Porque… é impossível ficar parado ao ouvir esta canção! Depois de ver o filme troquei as aulas de ballet pelas aulas de moderno, e esta canção era a ‘pica’ antes das actuações.

4 – "Fama" (Fame)
1980, Alan Parker
"Fame" – Irene Cara
Porque... é o espírito da dança, da arte, da liberdade, e da cidade de Nova Iorque. A dança era (ainda é) uma paixão e a escola de dança de Nova Iorque era um sonho, aos 18 anos duas lesões acabaram com o sonho mas não com a paixão pela dança nem pela cidade "que nunca dorme".

3 – "Febre de Sábado à Noite" (Saturday Night Fever)
1977, John Badham
"More than a woman" – Bee Gees
Porque... é possível que duas pessoas diferentes se juntem [e se apaixonem] por causa de uma paixão comum, neste caso, a dança. O fato do John Travolta é um clássico, ainda que datado, mas a canção é intemporal. E é a prova que tenho, ainda que adormecido, o gene do romantismo.

2 – "Um Americano In Paris" (An American In Paris)
1951, Vincente Minnelli
"Rhapsody in Blue" – George Gershwin
Porque… é tudo: a música, a coreografia, a beleza da Leslie Caron e... o Gene Kelly – o responsável pela minha paixão pela dança.

1 – "Um dia em Nova Iorque" (On the town)
1949, Gene Kelly
"New York, New York" – Gene Kelly, Frank Sinatra e Jules Munshin
Porque... É um postal cantado da cidade de Nova Iorque. Um prazer de ver e ouvir o Gene Kelly e o Frank Sinatra juntos!

8 comentários:

Dudu disse...

E que grande Top10, não vi todos e por conseguinte também não conheço todas músicas mas é impossível ficar indiferente perante Adaggio for Strings ou mesmo Un año de amor.

Jade disse...

Olha, eu alinho com a DUDU em um año de amor que gostei. Se bem me lembro o Miguel Bosé tem várias persoangens nesse filme, até faz de juiz e está bem em todas :)

Sissy disse...

Muitooo bommmm!

Beijooo*******

GATA disse...

DUDU: gracias guapa! :-)

Para mim, filmes e canções/músicas é como "love and marriage... they go together like a horse and carriage" - Frank Sinatra, not me! :-)

GATA disse...

HIERRA: o Miguel Bosé tem só dois personagens no filme: juiz de dia, travesti de noite! :-) E está bem, "muy bien" em ambos! :-)

GATA disse...

SISSY: obrigadaaa! obrigadaaa!
(de olhos fechados e braços abertos como a Amália LOL)

Bjinhauuu!!!

The Crow disse...

Sem dúvida um top com a "tua cara"... Para além de Fame e Flashdance, claro que não podia faltar Nova Iorque e Gene Kelly :-) Muito bom.

GATA disse...

THE CROW: You Know Me So Well!

(versão de "I Know Him So Well" do musical "Chess", 1984, com letra do Tim Rice e música do Benny e do Björn dos Abba)