quarta-feira, 22 de abril de 2015

Sobre a capa do jornal "A Bola"...


Eu não falarei do jogo Bayern Munique / F.C. Porto, pelo que guardem as pedras e acalmem os ânimos, ok? 

Eu falarei sobre a infeliz escolha de palavras da capa do jornal "A Bola": TERROR EM MUNIQUE. 

A mim parece-me exagerada a escolha da palavra TERROR para adjectivar a derrota do FC Porto - foi apenas um jogo; correu mal? correu! mas ninguém morreu! 

No entanto... 

...alguém se lembra do atentado terrorista ocorrido durante os Jogos Olímpicos de 1972 em Munique, em que onze membros da equipa de Israel foram feitos reféns por um grupo terrorista palestino chamado Setembro Negro??? 
...alguém se lembra que Willy Brandt, na época o Chanceler da República Federal da Alemanha (R.F.A.), recusou a proposta de Golda Meir, na época a Primeira-Ministra do Estado de Israel, que consistia na intervenção das Forças Militares de Defesa de Israel, o Tzahal??? 
...alguém se lembra que os onze desportistas israelitas acabaram assassinados??? 

Portanto, senhores directores e jornalistas do jornal "A Bola", isso, sim, foi TERROR EM MUNIQUE!!!

8 comentários:

Jade disse...

Eu cá concordo, não vi terror nenhum, até achei graça à derrota ;)
Eu não me lembro do atentado nos jogos olímpicos de munique mas vi o filme, isso sim é terrorismo. Mais de diga que, o Pinto da Costa já está velho para terrorista, logo por aí, a capa da Bola não tem sentido!

L'Enfant Terrible disse...

Estou indeciso, não sei se faltaram às aulas de história ou somente às aulas de bom senso!

SuperSónica disse...

É o marketing...

Portuguesinha disse...

Eu acho que o objectivo desse título foi mesmo aproveitar o impacto marcante do evento dos jogos olímpicos que ficou mesmo conhecido como "terror" "horror" e usar para comparar com o jogo de futebol.

Quer se queira ou não, quando dizemos Munique e adjectivamos negativamente, retorcemos aos olímpicos do passado.

GATA disse...

HIERRA: ...terrorismo é ouvir o Jorge Jesus a falar! :-)

GATA disse...

L'ENFANT TERRIBLE: "ambas as duas", mon cher!

GATA disse...

SUPERSÓNICA: tablóide... desportivo mas tablóide!

GATA disse...

PORTUGUESINHA: concordo contigo mas é falta de bom senso e, sobretudo, de bom gosto!